Um tempo para nós (Is 58:13, 14)

Lições da Bíblia1

11. Por que Isaías discutiu sobre o sábado em Isaías 58:13, 14? Que relação isso tem com o contexto do Dia da Expiação dos versos anteriores?

Isaías 58:13, 14 (ARA)2: “13 Se desviares o pé de profanar o sábado e de cuidar dos teus próprios interesses no meu santo dia; se chamares ao sábado deleitoso e santo dia do Senhor, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, não pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falando palavras vãs, 14 então, te deleitarás no Senhor. Eu te farei cavalgar sobre os altos da terra e te sustentarei com a herança de Jacó, teu pai, porque a boca do Senhor o disse.”

O Dia da Expiação anual era um sábado cerimonial. Esse sábado especial era como o sábado semanal, em que era proibido todo tipo de trabalho (Lv 23:27-32). Portanto, conforme reconhecida pelos pioneiros adventistas do sétimo dia, a regra de que o período de descanso do Dia da Expiação durava de uma tarde à outra (Lv 23:32) nos informa que ocorre o mesmo em relação ao sábado semanal. Semelhantemente, embora o contexto primário de Isaías 58:13, 14 seja o sábado cerimonial do Dia da Expiação, sua mensagem também se aplica ao sábado semanal.

12. Leia Isaías 58:13. Como deve ser o dia de sábado? Como podemos tornar nossa experiência sabática parecida com o ideal apresentado nesse verso? Além disso, ao pensarmos no que o sábado representa, por que ele deveria ter as características descritas nesse texto?

Isaías 58:13 (ARA)2: “13 Se desviares o pé de profanar o sábado e de cuidar dos teus próprios interesses no meu santo dia; se chamares ao sábado deleitoso e santo dia do Senhor, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, não pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falando palavras vãs,

Isaías 58 trata de três temas principais: abnegação, bondade social e o sábado.

Quais são as relações entre eles? Primeiramente, os três temas envolvem concentração em Deus, em Suas prioridades e o reconhecimento de nossa dependência Dele. Em segundo lugar, ao realizar essas três coisas, o ser humano busca a santidade ao imitar a Deus (veja Lv 19:2), que, na forma de Cristo, Se humilhou (Fp 2:8), demonstrou bondade abnegada (Jo 3:16), e cessou o trabalho no sábado, no fim da semana da criação (Gn 2:2, 3; Êx 20:11).

Observe essas outras relações entre os temas da abnegação, bondade social e o sábado, conforme retratadas em Isaías 58: a libertação sabática do árduo trabalho semanal é benéfica às pessoas, porque as renova (Êx 23:12, Mc 2:27); Jesus mostrou que atos bondosos são apropriados no sábado (Mc 3:1-5; Jo 5:1-17); a verdadeira observância do sábado traz alegria (Is 58:14), assim como ajudar aos outros (Is 58:10, 11). O que você deve mudar em sua vida para experimentar essas bênçãos?

Quinta-feira, 11 de março de 2021. Saiba mais, faça um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Isaías: Consolo para o povo de Deus. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 503, jan. fev. mar. 2021. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s