Jejum para contendas (Is 58:1-12)

Lições da Bíblia1

Dez dias após o toque da trombeta ter lembrado o povo de Deus que o Senhor era aclamado seu Rei, no Dia da Expiação, quando a humildade da nação por meio de sua abnegação devia confirmar sua lealdade a Ele como Rei, o profeta levantou a voz como uma trombeta para declarar que o povo estava se rebelando contra Ele (Is 58:1).

9. Leia Isaías 58:6-12. O que Deus considera verdadeiros atos de abnegação? Afinal, o que é mais difícil: privar-se de algumas refeições ou usar seu tempo e dinheiro para alimentar os moradores de rua em sua cidade? Qual é o princípio a ser visto por trás desses atos? Como essas ações abrangem a verdadeira religião?

Isaías 58:6-12 (ARA)2: “6 Porventura, não é este o jejum que escolhi: que soltes as ligaduras da impiedade, desfaças as ataduras da servidão, deixes livres os oprimidos e despedaces todo jugo?Porventura, não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres desabrigados, e, se vires o nu, o cubras, e não te escondas do teu semelhante? 8 Então, romperá a tua luz como a alva, a tua cura brotará sem detença, a tua justiça irá adiante de ti, e a glória do Senhor será a tua retaguarda; 9 então, clamarás, e o Senhor te responderá; gritarás por socorro, e ele dirá: Eis-me aqui. Se tirares do meio de ti o jugo, o dedo que ameaça, o falar injurioso; 10 se abrires a tua alma ao faminto e fartares a alma aflita, então, a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio-dia. 11 O Senhor te guiará continuamente, fartará a tua alma até em lugares áridos e fortificará os teus ossos; serás como um jardim regado e como um manancial cujas águas jamais faltam. 12 Os teus filhos edificarão as antigas ruínas; levantarás os fundamentos de muitas gerações e serás chamado reparador de brechas e restaurador de veredas para que o país se torne habitável.”

Qualquer um pode ser religioso e passar por rituais religiosos, mesmo os rituais certos, na hora certa, com todas as fórmulas certas. Mas o ­Senhor não deseja apenas isso. Examine a vida de Jesus. Por mais fiel que Ele tenha sido aos rituais religiosos de Seu tempo, os escritores dos evangelhos se concentram muito mais em Seus atos de misericórdia, cura, alimentação e perdão aos necessitados do que em Sua fidelidade aos rituais.

O Senhor busca uma igreja, um povo que pregue a verdade ao mundo. Mas o que mais atrai as pessoas à verdade, como ela é em Jesus: (1) Estrita adesão às leis alimentares ou disposição para ajudar os famintos? (2) Descanso estrito no sábado ou disposição para gastar seu tempo e energia ajudando os necessitados?

10. O que Mateus 25:40 e Tiago 1:27 nos revelam? Assinale a alternativa correta:

Mateus 25:40 (ARA)2: “O Rei, respondendo, lhes dirá: Em verdade vos afirmo que, sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.

Tiago 1:27 (ARA)2: “A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo.”

A.(  ) A verdadeira religião é visitar os órfãos e viúvas; aquilo que fazemos ao próximo é como se estivéssemos fazendo a Deus.
B.(  ) A religião perfeita consiste no mero cumprimento de leis e rituais.

Resposta sugestiva: Alternativa A.

Observe, em Isaías 58, as bênçãos que sobrevirão aos que servem aos menos afortunados. O que o Senhor nos revela nesse texto? Seriam as promessas de intervenção sobrenatural em nossa vida, caso façamos essas coisas? Ou estaria o Senhor falando das bênçãos naturais que recebemos ao nos doar aos outros, em vez de sermos gananciosos e egoístas?

Quarta-feira, 10 de março de 2021. Saiba mais, faça um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Isaías: Consolo para o povo de Deus. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 503, jan. fev. mar. 2021. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s