Comprar de graça? (Is 55:1-7)

Lições da Bíblia1

Isaías 55:1-7 (ARA)2: “1 Ah! Todos vós, os que tendes sede, vinde às águas; e vós, os que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite. 2 Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão, e o vosso suor, naquilo que não satisfaz? Ouvi-me atentamente, comei o que é bom e vos deleitareis com finos manjares. 3 Inclinai os ouvidos e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei uma aliança perpétua, que consiste nas fiéis misericórdias prometidas a Davi. 4 Eis que eu o dei por testemunho aos povos, como príncipe e governador dos povos. 5 Eis que chamarás a uma nação que não conheces, e uma nação que nunca te conheceu correrá para junto de ti, por amor do Senhor, teu Deus, e do Santo de Israel, porque este te glorificou. 6 Buscai o Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. 7 Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo, os seus pensamentos; converta-se ao Senhor, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar.”

1. “Ah! Todos vocês que têm sede, venham às águas; e vocês que não têm dinheiro, venham, comprem e comam” (Is 55:1). Qual é a contradição aqui?

Neste mundo regido pelas demandas do capital, não se compra sem dinheiro.

Imagine que você tenha pegado alguns alimentos e anunciado na rua de uma cidade grande aos famintos ali: “Ei, vocês que não têm dinheiro, venham, comprem e comam!” Mas como eles poderão comprar se não têm dinheiro?

No entanto, como fez Isaías, se adicionarmos as palavras “sem dinheiro e sem preço” (Is 55:1), o argumento fica mais claro. Isaías apelou ao povo que aceitasse o perdão (Is 55:7) gratuitamente. Porém, a palavra “comprar” enfatiza que é valioso o que Deus oferece às pessoas para atender às necessidades e desejos delas; portanto, receber esse perdão requer uma transação (uma transferência de algo de valor). Deus oferece gratuitamente o perdão no âmbito de uma restaurada relação de aliança com Seu povo, mas não porque esse perdão foi gratuito para Ele: o Senhor o comprou pelo preço terrível do sangue de Seu Servo. Embora seja gratuito para nós, esse perdão teve um custo enorme para Deus.

2. Leia 1 Pedro 1:18, 19. Qual foi o preço da nossa salvação? Assinale a alternativa correta:

1 Pedro 1:18, 19 (ARA)2: “18 sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram, 19 mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo,

A.(  ) Prata e ouro.
B.(  ) O precioso sangue do Cordeiro de Deus, Jesus Cristo.

Resposta sugestiva: Alternativa B.

3. Como a abordagem de Isaías em relação à salvação se compara à do Novo Testamento? Ef 2:8, 9

Efésios 2:8, 9 (ARA)2: “8 Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.

Isaías resumiu o evangelho no Antigo Testamento, que é o mesmo do Novo Testamento. Não havia uma salvação pelas obras na “antiga aliança”, a ser substituída pela salvação pela graça na “nova aliança”. Desde a promessa do Libertador para Adão e Eva (Gn 3:15), sempre houve apenas um caminho de salvação: a graça mediante a fé (Ef 2:8); “o dom gratuito de Deus é a vida eterna em ­Cristo Jesus, nosso Senhor” (Rm 6:23). Desde o antigo Gilgamesh, que realizou façanhas numa busca inútil pela vida eterna, até as atrizes modernas que creem na reencarnação, as pessoas têm procurado caminhos de salvação, mas todos são infrutíferos. Elas precisam conhecer o que Jesus realizou por elas na cruz.

Domingo, 07 de março de 2021. Saiba mais, faça um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Isaías: Consolo para o povo de Deus. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 503, jan. fev. mar. 2021. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s