A origem do evangelismo (Is 40:9-11)

Lições da Bíblia1

5. Qual acontecimento é descrito em Isaías 40:9-11? Assinale a alternativa correta:

Isaías 40:9-11 (ARA)2: “9 Tu, ó Sião, que anuncias boas-novas, sobe a um monte alto! Tu, que anuncias boas-novas a Jerusalém, ergue a tua voz fortemente; levanta-a, não temas e dize às cidades de Judá: Eis aí está o vosso Deus! 10 Eis que o Senhor Deus virá com poder, e o seu braço dominará; eis que o seu galardão está com ele, e diante dele, a sua recompensa. 11 Como pastor, apascentará o seu rebanho; entre os seus braços recolherá os cordeirinhos e os levará no seio; as que amamentam ele guiará mansamente.”

A.(  ) A primeira vinda de Cristo.
B.(  ) A destruição dos ímpios.

Resposta sugestiva: Alternativa A.

Posteriormente, em Isaías, surge um arauto masculino anunciando boas-novas para Jerusalém (Is 41:27; 52:7). Porém, em Isaías 40:9, o arauto que proclama, de um monte alto, “Eis aí está o seu Deus!”, é feminino, um fato mostrado no hebraico.

No Salmo 68, Davi louvou a Deus porque Ele “faz com que o solitário more em família; liberta os cativos e lhe dá prosperidade” (Sl 68:6). Embora aqui essas palavras se apliquem ao êxodo da escravidão egípcia, Isaías usou as mesmas ideias com referência à proclamação de um segundo “êxodo”: o retorno do cativeiro babilônico.

Enquanto isso, o Novo Testamento aplica Isaías 40:3-5 a João Batista, que preparou o caminho para Cristo, o Verbo eterno que Se tornou a presença do Senhor encarnada entre Seu povo (Jo 1:14).

Ainda antes de João, outros haviam falado sobre as boas-novas de Sua vinda. Entre os primeiros, estavam os idosos Simeão e Ana, que conheceram o menino Jesus quando Ele foi dedicado no templo (Lc 2:25-38). Como os arautos de Isaías, eles eram masculino e feminino. Simeão aguardava ansiosamente o consolo/conforto de Israel na forma do Messias (v. 25, 26).

À luz da profecia de Isaías, não parece coincidência que Ana, uma profetisa, tivesse sido a primeira a anunciar publicamente ao povo de Jerusalém, no monte alto do templo, que o Senhor havia chegado: “E, chegando naquela hora, dava graças a Deus e falava a respeito do menino a todos os que esperavam a redenção de Jerusalém” (Lc 2:38). Esse foi o início do evangelismo cristão como o conhecemos: a proclamação do evangelho, as boas-novas de que Jesus Cristo veio para trazer a salvação. Posteriormente, Cristo confiou a outra mulher, Maria Madalena, a primeira notícia de Sua ressurreição triunfante (Jo 20:17, 18), que garantia que Sua missão evangélica no planeta Terra havia sido cumprida. A carne é como a erva, mas a Palavra divina que Se tornou carne é eterna (veja Is 40:6-8)!

Veja Isaías 40:11. Qual imagem é apresentada nesse verso? Escreva um parágrafo sobre como você, pessoalmente, experimentou o “pastoreio” do Senhor. Por que é bom relembrar como o Senhor o guiou?

Terça-feira, 16 de fevereiro de 2021. Saiba mais, faça um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Isaías: Consolo para o povo de Deus. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 503, jan. fev. mar. 2021. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s