Presença, Palavra e preparação do caminho (Is 40:3-8)

Lições da Bíblia1

3. Como o povo de Deus recebeu consolo? Is 40:1-8

Isaías 40:1-8 (ARA)2: “1 Consolai, consolai o meu povo, diz o vosso Deus. 2 Falai ao coração de Jerusalém, bradai-lhe que já é findo o tempo da sua milícia, que a sua iniquidade está perdoada e que já recebeu em dobro das mãos do Senhor por todos os seus pecados. 3 Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; endireitai no ermo vereda a nosso Deus. 4 Todo vale será aterrado, e nivelados, todos os montes e outeiros; o que é tortuoso será retificado, e os lugares escabrosos, aplanados. 5 A glória do Senhor se manifestará, e toda a carne a verá, pois a boca do Senhor o disse. 6 Uma voz diz: Clama; e alguém pergunta: Que hei de clamar? Toda a carne é erva, e toda a sua glória, como a flor da erva; 7 seca-se a erva, e caem as flores, soprando nelas o hálito do Senhor. Na verdade, o povo é erva; 8 seca-se a erva, e cai a sua flor, mas a palavra de nosso Deus permanece eternamente.”

Um arauto anônimo anunciou que Deus estava vindo para revelar Sua glória (Is 40:3-5). Outra voz proclamou que, embora o homem fosse transitório como a erva, a “Palavra do nosso Deus permanece para sempre” (Is 40:8).

Após o exílio, o povo de Deus recuperou o que recebera no Sinai e que depois acabou rejeitando durante toda a sua apostasia, pela qual foi castigado, isto é, a presença de Deus e a Sua Palavra, elementos fundamentais da aliança de Deus com Israel, consagrados em Seu santuário (Êx 25:8, 16). Por terem transgredido a Sua Palavra, Deus abandonadora Seu templo (Ez 9–11), mas Ele estava voltando. Sua presença e Sua Palavra trazem conforto, libertação e esperança.

4. Qual preparação era necessária para a vinda do Senhor? Is 40:3-5

Is 40:3-5 (ARA)2:“3 Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; endireitai no ermo vereda a nosso Deus. 4 Todo vale será aterrado, e nivelados, todos os montes e outeiros; o que é tortuoso será retificado, e os lugares escabrosos, aplanados. 5 A glória do Senhor se manifestará, e toda a carne a verá, pois a boca do Senhor o disse.”

Não era apropriado que um rei fosse sacudido ao ser transportado por uma estrada irregular. Sua vinda era precedida por uma preparação do caminho. Quanto mais o Rei dos reis! Sua vinda, aparentemente do leste, onde Ele estivera no exílio com Seu povo como um santuário para eles (Ez 11:16), exigiria uma reorganização do terreno. A construção literal de uma estrada nivelada através das colinas acidentadas a leste de Jerusalém seria algo difícil, mesmo com dinamite e escavadeiras. Só Deus poderia realizar a obra; Ele aplanaria “os caminhos ásperos” (Is 42:16). Mas o Senhor não precisava de estrada literal, pois possui carruagem de querubins transportada pelo ar (Ez 1; 9–11).

O Novo Testamento aplica a profecia de Isaías à obra realizada por João Batista (Mt 3:3). Sua mensagem era: “Arrependam-se, porque está próximo o Reino dos Céus” (Mt 3:2), e o batismo que ele realizou foi “de arrependimento para remissão de pecados” (Mc 1:4). Portanto, a preparação era o arrependimento e afastamento do pecado para receber o consolo do perdão e da presença de Deus.

Jeremias 31:31-34 proclamou a mesma mensagem espiritual com bastante antecedência para que os exilados de Judá entendessem a natureza espiritual da obra de preparação do caminho para Deus. O Senhor prometeu um novo começo aos que estivessem dispostos: uma “nova aliança” em que Ele colocaria Sua lei no coração deles. Ele prometeu ser o Deus deles. Eles conheceriam o Seu caráter, pois Ele os tinha perdoado.

Se murchamos como a erva, que esperança temos? Em que não devemos confiar? (Is 40:6-8)

Segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021. Saiba mais, faça um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Isaías: Consolo para o povo de Deus. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 503, jan. fev. mar. 2021. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s