O caminho difícil – Estudo adicional

Lições da Bíblia1

Texto de Ellen G. White: O Grande Conflito, p. 551-562 (“Vozes do além”).

“Nos dias dos hebreus, havia uma classe de pessoas que, assim como os espíritas de hoje, diziam manter comunicação com os mortos. Mas a Bíblia declara que esses ‘espíritos familiares’, como eram chamados os visitantes de outros mundos, eram ‘espíritos de demônios’ (ver Nm 25:1-3; Sl 106:28; 1Co 10:20; Ap 16:14). O contato com os espíritos familiares foi denunciado como abominação ao Senhor e foi solenemente proibido sob pena de morte (Lv 19:31; 20:27). O próprio nome ‘feitiçaria’ é desprezado hoje. A ideia de que os seres humanos podem estabelecer comunicação com os espíritos maus é considerada uma lenda da Idade Média. Porém o espiritismo, esse grande engano que conta com centenas de milhares ou milhões de adeptos, que entrou nos centros científicos, invadiu igrejas e foi aceito nas corporações legislativas e mesmo nas cortes reais, é nada menos que o reaparecimento, sob novo disfarce, da feitiçaria condenada e proibida na antiguidade” (Ellen G. White, O Grande Conflito, p. 556).

Perguntas para consideração

1. Como o espiritismo aparece em filmes, livros, TV e cultura popular? Como advertir as pessoas dos perigos daquilo que, para tantos, parece apenas uma distração inofensiva? Uma compreensão apropriada da condição dos mortos é importante para nos protegermos desses enganos?

2. Reescreva Isaías 8:20 com suas próprias palavras. Permita que pessoas diferentes da sua unidade leiam suas versões em voz alta. O que o Senhor nos revela nesse texto?

3. Reflita sobre a ideia de amar e temer a Deus ao mesmo tempo. Em que aspecto nosso amor advém desse temor? Ou o nosso temor é proveniente do nosso amor? Discuta.

Resumo: Por meio das ações e da família de Isaías, bem como de suas palavras, Deus reforçou a mensagem de advertência e esperança: o único caminho seguro é crer que Deus sabe o que está fazendo. Ele tem amor e poder para guiar, proteger e sustentar aqueles que O permitem. Para aqueles que recorrem a outros poderes, há apenas escuridão.

Sexta-feira, 22 de janeiro de 2021. Saiba mais, faça um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Isaías: Consolo para o povo de Deus. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 503, jan. fev. mar. 2021. Adulto, Professor. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s