A escuridão dos ingratos mortos-vivos (Is 8:16-22)

Lições da Bíblia1

9. Qual é o tema de Isaías 8:16-22? O que isso tem a ver com o rei Acaz?

Isaías 8:16-22 (ARA): “16 Resguarda o testemunho, sela a lei no coração dos meus discípulos. 17 Esperarei no Senhor, que esconde o seu rosto da casa de Jacó, e a ele aguardarei. 18 Eis-me aqui, e os filhos que o Senhor me deu, para sinais e para maravilhas em Israel da parte do Senhor dos Exércitos, que habita no monte Sião. 19 Quando vos disserem: Consultai os necromantes e os adivinhos, que chilreiam e murmuram, acaso, não consultará o povo ao seu Deus? A favor dos vivos se consultarão os mortos? 20 À lei e ao testemunho! Se eles não falarem desta maneira, jamais verão a alva. 21 Passarão pela terra duramente oprimidos e famintos; e será que, quando tiverem fome, enfurecendo-se, amaldiçoarão ao seu rei e ao seu Deus, olhando para cima. 22 Olharão para a terra, e eis aí angústia, escuridão e sombras de ansiedade, e serão lançados para densas trevas.”

Acaz estava profundamente envolvido com a religião pagã (2Rs 16:3, 4, 10-15; 2Cr 28:2-4, 23-25), que, por sua vez, possuía forte conexão com o ocultismo (compare com Dt 32:17; eles “sacrificam aos demônios” [1Co 10:20; ARC]). Vários aspectos da feitiçaria moderna têm paralelos marcantes com os rituais antigos do Oriente Próximo, conforme atestados por escritos antigos exteriores à Bíblia. De fato, mesmo muitas práticas da Nova Era de hoje são simplesmente manifestações contemporâneas dessas práticas ocultas antigas.

Isaías descreveu o desespero resultante da confiança em outros espíritos em lugar da confiança no Senhor (Is 8:21, 22). Essa descrição se encaixa bem com o rei Acaz (compare com 2Cr 28:22, 23). Isaías se referiu ao povo que ficaria furioso e amaldiçoaria o seu rei (Is 8:21). Isso iria advertir Acaz de que, por causa de sua influência em levar o povo ao ocultismo, as pessoas o amaldiçoariam. Na verdade, quando Acaz morreu, seu sepultamento foi uma exceção devido à falta de respeito que o povo tinha por ele: “E o sepultaram na cidade, em Jerusalém, porém não o puseram nos sepulcros dos reis de Israel” (2Cr 28:27).

10. O que esses textos revelam sobre o ocultismo? (Lv 20:27; Dt 18:9-14). Assinale a alternativa correta:

Levítico 20:27 (ARA)2: “O homem ou mulher que sejam necromantes ou sejam feiticeiros serão mortos; serão apedrejados; o seu sangue cairá sobre eles.”

Deuteronômio 18:9-14 (ARA): “9 Quando entrares na terra que o Senhor, teu Deus, te der, não aprenderás a fazer conforme as abominações daqueles povos. 10 Não se achará entre ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; 11 nem encantador, nem necromante, nem mágico, nem quem consulte os mortos; 12 pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao Senhor; e por estas abominações o Senhor, teu Deus, os lança de diante de ti. 13 Perfeito serás para com o Senhor, teu Deus. 14 Porque estas nações que hás de possuir ouvem os prognosticadores e os adivinhadores; porém a ti o Senhor, teu Deus, não permitiu tal coisa.

A.( ) As práticas ocultas são abominações ao Senhor.
B.( ) O ocultismo pode ter um aspecto benéfico.

Resposta sugestiva: Alternativa A.

O afastamento do ocultismo é uma questão de lealdade para com Deus. 1 Crônicas 10:13, 14 aplica esse princípio ao caso do rei Saul: “Assim, Saul morreu por causa da transgressão cometida contra o Senhor, por causa da palavra do Senhor, que ele não tinha guardado; e também porque consultou uma médium e não ao Senhor, que, por isso, o matou e transferiu o reino a Davi, filho de Jessé”.

Analise a sua vida e as influências ao seu redor. De que maneiras sutis você está exposto aos princípios por trás do ocultismo e das várias manifestações do espiritismo? O que pode fazer para minimizar a influência desses princípios sobre você e sua família?

Quinta-feira, 21 de janeiro de 2021. Saiba mais, faça um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Isaías: Consolo para o povo de Deus. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 503, jan. fev. mar. 2021. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s