Deus conosco (Is 7:14)

Lições da Bíblia1

Isaías 7:14 (ARA)2: “Portanto, o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe chamará Emanuel.”

Assim como os nomes dos filhos de Isaías (Sear-Jasube [“Um-RestoVolverá”] e Maer-Salal-Hás-Baz [“Rápido-Despojo-Presa-Segura”]), o nome “Emanuel” significa literalmente “Deus conosco”. Porém, na tradução comumente aceita, “Deus conosco”, há uma perda importante. Assim como em outros nomes hebraicos como esse que não possuem verbos, o verbo “ser” deve ser acrescentado, pois não é expresso em hebraico. Portanto, “Emanuel” deve ser traduzido como “Deus é conosco” (compare com Isaías 8:10), assim como o nome grego “Jesus” (abreviação do hebraico Yehoshua, ou Josué) significa “o Senhor é salvação”, também com o acréscimo do verbo “ser” (compare com Isaías, que significa “salvação do Senhor”).

Mas o nome “Emanuel” não é apenas uma descrição abstrata; é uma asseveração de uma promessa cumprida: “Deus é conosco”!

8. Qual é o significado da promessa de que Deus está conosco?

O fato de Deus estar conosco mostra que temos Alguém que compreende perfeitamente nossa situação, pois já esteve nela e ainda está ao nosso lado.

Não há garantia nem conforto mais poderosos. Deus não prometeu que Seu povo não teria dores e dificuldades, mas prometeu estar com ele. “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque Tu estás comigo; o Teu bordão e o Teu cajado me consolam” (Sl 23:4).

“Quando você passar pelas águas, Eu estarei com você; quando passar pelos rios, eles não o submergirão; quando passar pelo fogo, você não se queimará, as chamas não o atingirão” (Is 43:2).

“Onde estava o Senhor quando os babilônios jogaram os três amigos de Daniel na fornalha? Com eles! (Dn 3:23-25). E onde estava o Senhor durante o momento de angústia de Jacó, quando ele lutou até o amanhecer? Nos braços de Jacó, o mais próximo possível! (Gn 32:24-30).

“Mesmo quando o Senhor não aparecia em forma física na Terra, Ele passava pelas experiências de Seu povo com eles. Onde estava o Senhor quando a multidão condenou Estêvão? ‘Em pé à destra de Deus’ (At 7:55). Mas quando Jesus subiu ao Céu, ‘assentou-Se à direita da Majestade, nas alturas’ (Hb 1:3). Por que Ele Se levantou quando Estêvão estava em apuros, prestes a ser apedrejado até à morte? Como Morris Venden disse: ‘Jesus não ficaria sentado!’” (Roy Gane, God’s Faulty Heroes. Review and Herald, 1996, p. 66).

Que diferença faz a promessa de que “Deus é conosco” se ainda enfrentamos provações e sofrimentos terríveis? De que nos serve o conhecimento de Sua presença?

Quinta-feira, 14 de janeiro de 2021. Saiba mais, faça um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Isaías: Consolo para o povo de Deus. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 503, jan. fev. mar. 2021. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s