Outra oportunidade (Is 7:10-13)

Lições da Bíblia1

Acaz não atendeu ao chamado de Isaías à fé. Portanto, Deus misericordiosamente deu ao rei outra oportunidade, mandando-lhe que pedisse um sinal que fosse “embaixo, nas profundezas, ou em cima, nas alturas” (Is 7:11). Esse foi um dos maiores apelos à fé já feitos a um ser humano. Diferentemente das loterias ou apostas, Deus não colocou restrições em letras miúdas. Ele nem mesmo limitou Sua oferta à metade de Seu reino, como os governantes humanos faziam quando chegavam ao limite de sua generosidade (veja Et 5:6 [“disse o rei a Ester, no banquete do vinho: Qual é a tua petição? E se te dará. Que desejas? Cumprir-se-á, ainda que seja metade do reino.”]; 7:2 [“No segundo dia, durante o banquete do vinho, disse o rei a Ester: Qual é a tua petição, rainha Ester? E se te dará. Que desejas? Cumprir-se-á ainda que seja metade do reino.”]; Mc 6:23 [“E jurou-lhe: Se pedires mesmo que seja a metade do meu reino, eu ta darei.”]). O Senhor estava pronto e disposto a esgotar todo o Céu e a Terra por um rei ímpio, se tão somente ele acreditasse! Como sinal, Acaz poderia ter pedido uma montanha de ouro ou soldados tão numerosos quanto os grãos de areia do Mediterrâneo.

5. Por que Acaz respondeu daquela maneira? Is 7:12

Isaías 7:12 (ARA)2: “Acaz, porém, disse: Não o pedirei, nem tentarei ao Senhor.

À primeira vista, a resposta de Acaz parece piedosa e respeitosa. Ele não tentou a Deus, como os israelitas haviam feito séculos antes, durante sua peregrinação pelo deserto (Êx 17:2; Dt 6:16). Mas a diferença foi que Deus pediu ao rei que O provasse (compare com Ml 3:10 [“Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida.”]). O ato de aceitar Sua dádiva irresistivelmente generosa O agradaria, e não tentaria Sua paciência. Mas Acaz nem sequer estava disposto a permitir que Deus o ajudasse a crer. Ele fechou e trancou a porta do coração a fim de excluir a fé.

6. Leia Isaías 7:13. O que o profeta disse nesse texto?

Isaías 7:13 (ARA)2: “Então, disse o profeta: Ouvi, agora, ó casa de Davi: acaso, não vos basta fatigardes os homens, mas ainda fatigais também ao meu Deus?

Isaías destacou que, quando Acaz se recusou a provar a Deus, aparentemente para evitar que Deus Se fatigasse, Acaz, na verdade, fatigou o Senhor. Mas o aspecto mais preocupante é o fato de que nesse verso Isaías usou a expressão “meu Deus”, em contraste com Isaías 7:11, em que o profeta havia pedido ao rei que pedisse um sinal do Senhor, “seu Deus”. Quando Acaz recusou a oferta divina, ele rejeitou que o Senhor fosse seu Deus. O Senhor era o Deus de Isaías, mas não de Acaz.

O que aprendemos sobre a paciência e a vontade de Deus de salvar todos? O que isso revela sobre nossa cegueira e dureza quando não nos rendemos ao Senhor? Mesmo que Deus tivesse dado a Acaz um sinal que ele desejasse, será que Acaz teria acreditado?

Terça-feira, 12 de janeiro de 2021. Saiba mais, faça um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Isaías: Consolo para o povo de Deus. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 503, jan. fev. mar. 2021. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s