À imagem de Deus

Lições da Bíblia

“1. De acordo com Gênesis 1:26, 27; 5:1, 3, como Deus criou originalmente a humanidade e o que aconteceu com ela após o pecado?”1

Gênesis 1:26, 27 (ARA)2: “26 Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra. 27 Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

Gênesis 5:1, 3 (ARA)2: “1 Este é o livro da genealogia de Adão. No dia em que Deus criou o homem, à semelhança de Deus o fez; […] 3 Viveu Adão cento e trinta anos, e gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem, e lhe chamou Sete.”

“A expressão ‘à imagem de Deus’ tem fascinado os intérpretes da Bíblia há séculos. O que é essa imagem na qual os primeiros humanos foram criados? Por exemplo, será que isso significa que Deus Se olhou no espelho e formou Sua nova criatura a fim de que se parecesse com Ele mesmo? Ou significa que, de todas as outras formas de vida, o ser humano é a forma que mais se parece com Deus? Ou ainda se refere a uma similaridade e compatibilidade espiritual e intelectual entre o Criador e Sua criação humana? As Escrituras não dão uma explicação precisa acerca dessa expressão, embora os estudiosos tenham derivado das Escrituras muitas interpretações possíveis. Contudo, podemos ver que, depois do pecado, essa imagem foi alterada, razão pela qual Ellen G. White escreveu que o objetivo da educação é restaurar no homem a imagem de seu Criador (Educação, p. 14-16).”

“Como a educação pode alcançar um objetivo tão extraordinário?”1

“Primeiramente, precisamos lembrar que Deus nos criou para ter um relacionamento com Ele, da mesma forma que os pais fazem com seus filhos. Ele nos criou à Sua imagem, assim como os pais humanos têm filhos à imagem deles (Gn 5:1), para que pudesse nos educar como filhos Seus, pertencentes à Sua família; Ele pode Se comunicar e formar um relacionamento duradouro conosco. A imagem de Deus, portanto, é mais uma ‘imagem mental’ que permite que dois seres, um divino e outro humano, tenham um encontro de mentes. É exatamente isso que ocorre na educação, primeiramente em casa entre pais e filhos e depois na escola quando os professores também assumem a obra educacional. Evidentemente, Deus planejou esse processo de educação tão conhecido por nós quando, ao nos distinguir de muitas outras formas de vida, criou-nos à Sua própria imagem – Ele o fez para que pudesse nos ensinar e para que pudéssemos aprender com Ele, até que Sua imagem (Sua mente) fosse refletida na nossa.”1

“A história da redenção é uma história sobre educação, desde a criação à encarnação, e desde a encarnação à recriação. Deus é um Mestre, e o Céu é uma escola para todos os tempos (veja Ellen G. White, Educação, p. 301). Quais são as implicações desse pensamento para o nosso compromisso com a educação cristã em casa, na igreja, na escola, na universidade e ao longo da vida?”1

Domingo, 15 de novembro de 2020. Saiba mais, faça um Curso Bíblico

Leia o livro O Poder da Esperança,
baixe o seu exemplar gratuitamente

SEGREDOS DO BEM-ESTAR EMOCIONAL

Praticar exercícios físicos e ter uma dieta balanceada são hábitos que trazem bem-estar e melhoram a saúde, como sabemos. Ainda assim, estamos sujeitos a doenças que podem afetar qualquer parte do corpo. Mas o que fazer quando a doença não pode ser localizada? Como agir quando o sofrimento e a angústia estão lá dentro, causando feridas invisíveis e profundas?

Quem não sofre com traumas e perdas irreparáveis? Quem nunca se sentiu esmagado pelo estresse? Quem nunca carregou o terrível peso da culpa ou lutou contra as amarras dos vícios? Quem nunca perdeu noites de sono por causa de uma ansiedade inexplicável? Esses são problemas cada vez mais comuns neste mundo agitado, exigente e confuso. Pessoas sob tensão emocional prolongada sofrem danos à saúde, tornando-se pouco a pouco disfuncionais tanto nos relacionamentos quanto no trabalho.

Se você é uma dessas pessoas ou conhece alguém que vive assim, este livro pode ser o primeiro passo no caminho para uma vida de paz, restauração e cura uma existência plena de sentido.

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Educação e redenção. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 502, out. nov. dez. 2020. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s