Lições da Bíblia
“2. Leia Jó 11:7-9 e Isaías 40:12-14. Que verdade é expressa nesses versos? Por que devemos sempre nos lembrar dela? Assinale as alternativas corretas:”1
“7 Porventura, desvendarás os arcanos de Deus ou penetrarás até à perfeição do Todo-Poderoso? 8 Como as alturas dos céus é a sua sabedoria; que poderás fazer? Mais profunda é ela do que o abismo; que poderás saber? 9 A sua medida é mais longa do que a terra e mais larga do que o mar.” (Jó 11:7-9 ARA)2.
“12 Quem na concha de sua mão mediu as águas e tomou a medida dos céus a palmos? Quem recolheu na terça parte de um efa o pó da terra e pesou os montes em romana e os outeiros em balança de precisão? 13 Quem guiou o Espírito do SENHOR? Ou, como seu conselheiro, o ensinou? 14 Com quem tomou ele conselho, para que lhe desse compreensão? Quem o instruiu na vereda do juízo, e lhe ensinou sabedoria, e lhe mostrou o caminho de entendimento?” (Isaías 40:12-14 ARA)2.
A. ( ) Deus e Seus mistérios estão além da compreensão humana. Precisamos ter a consciência de que somos pequenos e limitados diante de Deus.
B. ( ) Deus é eterno e nós somos transitórios. Um dia seremos eternos como Deus e também oniscientes.
C. ( ) Se nos esforçarmos, poderemos conhecer todos os segredos de Deus e merecer um pouco de Sua honra.
D. ( ) Deus é Todo-poderoso, mas somos imperfeitos. Isso torna impossível a superação das nossas dificuldades.
Resposta: Alternativa A.
“Há muita coisa sobre Deus que não conhecemos e, apesar de todos os nossos esforços para perscrutá-Lo por nós mesmos, ainda continuaremos conhecendo bem pouco. Um dos filósofos mais famosos do século 20, o falecido Richard Rorty, basicamente argumentou que nunca compreenderemos a realidade e a verdade, e que, portanto, devemos desistir de tentar entendê-las. Em vez de tentar compreender a realidade, argumentou Rorty, tudo o que podemos fazer é tentar lutar com ela. É impressionante que 2.600 anos de tradição filosófica ocidental culmine nessa expressão de derrota. Se toda a nossa busca e investigação tem nos deixado nas trevas quanto à natureza da realidade em que vivemos, será que poderemos, mediante o estudo, compreender o Criador – Aquele que, primeiramente, criou a realidade, e por isso é muito maior do que ela? Rorty essencialmente confirmou o que acabamos de ler no discurso de Zofar, como parte de um argumento errôneo contra Jó.”1
“3. Leia Jó 11:1-20. O que está correto na fala de Zofar? O que há de errado com o seu argumento?”1
“1 Então, respondeu Zofar, o naamatita: 2 Porventura, não se dará resposta a esse palavrório? Acaso, tem razão o tagarela? 3 Será o caso de as tuas parolas fazerem calar os homens? E zombarás tu sem que ninguém te envergonhe? 4 Pois dizes: A minha doutrina é pura, e sou limpo aos teus olhos. 5 Oh! Falasse Deus, e abrisse os seus lábios contra ti, 6 e te revelasse os segredos da sabedoria, da verdadeira sabedoria, que é multiforme! Sabe, portanto, que Deus permite seja esquecida parte da tua iniqüidade. 7 Porventura, desvendarás os arcanos de Deus ou penetrarás até à perfeição do Todo-Poderoso? 8 Como as alturas dos céus é a sua sabedoria; que poderás fazer? Mais profunda é ela do que o abismo; que poderás saber? 9 A sua medida é mais longa do que a terra e mais larga do que o mar. 10 Se ele passa, prende a alguém e chama a juízo, quem o poderá impedir? 11 Porque ele conhece os homens vãos e, sem esforço, vê a iniqüidade. 12 Mas o homem estúpido se tornará sábio, quando a cria de um asno montês nascer homem. 13 Se dispuseres o coração e estenderes as mãos para Deus; 14 se lançares para longe a iniqüidade da tua mão e não permitires habitar na tua tenda a injustiça, 15 então, levantarás o rosto sem mácula, estarás seguro e não temerás. 16 Pois te esquecerás dos teus sofrimentos e deles só terás lembrança como de águas que passaram. 17 A tua vida será mais clara que o meio-dia; ainda que lhe haja trevas, serão como a manhã. 18 Sentir-te-ás seguro, porque haverá esperança; olharás em derredor e dormirás tranqüilo. 19 Deitar-te-ás, e ninguém te espantará; e muitos procurarão obter o teu favor. 20 Mas os olhos dos perversos desfalecerão, o seu refúgio perecerá; sua esperança será o render do espírito.” (Jó 11:1-20 ARA)2.
“É muito difícil entender como alguém pôde ir até um homem que estava sofrendo como Jó e dizer a ele, basicamente: ‘Você está recebendo o que merece. Não, na verdade, você está recebendo menos do que merece.’ O pior é que Zofar estava fazendo isso, assim como os outros dois amigos, numa tentativa de defender a bondade e o caráter de Deus.”1
Segunda-feira, 07 de novembro de 2016. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
__________________
1 LIÇÕES da escola sabatina. O livro de Jó. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 486, Out. Nov. Dez. 2016. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.
Nota: As ofertas apresentadas em forma de anúncios junto de nossas publicações são de responsabilidade da plataforma de hospedagem deste blog. Isso ocorre por termos optado pela modalidade de hospedagem gratuita.