Deus na natureza

Lições da Bíblia

“1. Leia Romanos 1:18-20. Que evidências da natureza revelam os atributos, o poder e a divindade do Criador?”1

“18 A ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e perversão dos homens que detêm a verdade pela injustiça; 19 porquanto o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou. 20 Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis;” (Romanos 1:18-20 ARA)2.

“Que texto poderoso! A realidade e a existência de Deus são suficientemente reveladas por meio ‘das coisas criadas’ (NVI), isto é, por intermédio do mundo criado, de tal maneira que as pessoas serão indesculpáveis por sua incredulidade. Paulo diz que, tendo apenas o conhecimento da criação, os seres humanos podem saber o suficiente sobre a existência e a natureza de Deus, de modo que possam ser condenados justamente no dia do juízo.”1

“Sem dúvida, o mundo natural revela muito a respeito da existência de Deus. A ciência moderna também tem revelado detalhes sobre as maravilhas da criação que nossos antepassados não poderiam sequer começar a imaginar, mesmo há apenas 300 anos, muito menos há 3.000 anos. Há também uma ironia interessante aqui: quanto mais a ciência encontra complexidade na vida, menos provável se torna sua origem por meio do acaso, como é sugerido pela ciência. Um smartphone, por exemplo, que aparenta ter sido projetado e atua de maneira planejada, revela tanto por dentro quanto por fora um projeto e funciona somente por meio de um projeto, obviamente, é um aparelho planejado. O ser humano, que aparenta ter sido planejado e atua de acordo com um planejamento, revela tanto por dentro quanto por fora um projeto e funciona apenas mediante um projeto. No entanto, a ciência afirma que ele é somente um produto do simples acaso. Infelizmente muitas pessoas são levadas a crer nessas afirmações enganosas.”1

“2. Leia Jó 12:7-10. Como essa passagem reflete a ideia apresentada em Romanos 1:18-20? Marque a opção correta:”1

“7 Mas pergunta agora às alimárias, e cada uma delas to ensinará; e às aves dos céus, e elas to farão saber. 8 Ou fala com a terra, e ela te instruirá; até os peixes do mar to contarão. 9 Qual entre todos estes não sabe que a mão do SENHOR fez isto? 10 Na sua mão está a alma de todo ser vivente e o espírito de todo o gênero humano.” (`Jó 12:7-10 ARA)2.

A. (   ) Jó afirma que Deus é soberano e por isso devemos crer que Ele criou todas as coisas.

B. (   ) Jó sugere que as criaturas nada têm a dizer sobre a criação.

C. (   ) Jó nega que a criação seja perfeita.

D. (   ) Jó afirma que todas as coisas, animais, aves, peixes e a própria Terra declaram que Deus é o Criador e que Ele mantém tudo.

Resposta: Alternativa D

“Nesse texto também podemos ver que a existência de Deus é vista no mundo criado. Embora a natureza não revele o pleno caráter de Deus, especialmente em seu estado decaído, ela certamente revela o Seu poder criador e igualmente aspectos de Sua bondade.”1

“Quais coisas na natureza lhe revelam de maneira especial o poder e a bondade de Deus? Você se sente fortalecido e animado com a mensagem que a natureza lhe traz?”1

Domingo, 16 de outubro de 2016. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
__________________
1 LIÇÕES da escola sabatina. O livro de Jó. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 486, Out. Nov. Dez. 2016. Adulto, Professor.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Nota: As ofertas apresentadas em forma de anúncios junto de nossas publicações são de responsabilidade da plataforma de hospedagem deste blog. Isso ocorre por termos optado pela modalidade de hospedagem gratuita.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s