Levando o pecado

Lições da Bíblia.

“4. Leia Levítico 6:25, 26; 10:16-18. Que verdade fundamental é revelada nesses textos?” “Fala a Arão e a seus filhos, dizendo: Esta é a lei da oferta pelo pecado: no lugar onde se imola o holocausto, se imolará a oferta pelo pecado, perante o SENHOR; coisa santíssima é. O sacerdote que a oferecer pelo pecado a comerá; no lugar santo, se comerá, no pátio da tenda da congregação.” (Levítico 6:25-26 RA); “Moisés diligentemente buscou o bode da oferta pelo pecado, e eis que já era queimado; portanto, indignando-se grandemente contra Eleazar e contra Itamar, os filhos que de Arão ficaram, disse: Por que não comestes a oferta pelo pecado no lugar santo? Pois coisa santíssima é; e o SENHOR a deu a vós outros, para levardes a iniquidade da congregação, para fazerdes expiação por eles diante do SENHOR. Eis que desta oferta não foi trazido o seu sangue para dentro do santuário; certamente, devíeis tê-la comido no santuário, como eu tinha ordenado. (Levítico 10:16-18 RA). “O sacerdote devia comer do sacrifício, para levar a iniquidade, o que faria a expiação pelo pecador.”

“Ao comer a oferta em um lugar santo, o sacerdote oficiante ‘[levaria] a iniquidade’ do ofensor. A carne dessa oferta não era apenas o pagamento pelos serviços dos sacerdotes (caso contrário, Moisés não teria ficado tão irado com os filhos de Arão por não comê-la), mas ela era uma parte fundamental da expiação.”

“De que modo o ato de comer do sacrifício contribuía para o processo de expiação? Só era exigido que se comesse das ofertas das quais o sangue não entrava no lugar santo, ou seja, as ofertas do líder e das pessoas comuns. A Bíblia diz explicitamente que, ao comer do sacrifício o sacerdote levaria a iniquidade, o que faria a expiação pelo pecador. O simbolismo de levar a culpa do pecador sugere que ele se tornava livre.”

“Em hebraico, Êxodo 34:7 diz que Deus ‘leva a iniquidade’, as mesmas duas palavras hebraicas usadas em Levítico 10:16, onde está claro que o ato do sacerdote levar o pecado é o que traz perdão ao pecador. Caso contrário, sem essa transferência, o pecador teria que levar seu próprio pecado (Lv 5:1), e isso, naturalmente, levaria à morte (‘Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor.’ Romanos 6:23).”

“A obra do sacerdote de levar o pecado de outra pessoa é exatamente o que Cristo fez por nós. Ele morreu em nosso lugar. Concluímos, então, que o trabalho sacerdotal no santuário terrestre tipifica a obra de Cristo por nós, porque Ele assumiu a culpa dos nossos pecados.”

"A bênção vem por causa do perdão; o perdão vem mediante a fé em que o pecado, do qual nos arrependemos e confessamos, é suportado pelo grande Portador de pecados. Todas as nossas bênçãos provêm, assim, de Cristo. Sua morte é o sacrifício expiatório pelos nossos pecados. Ele é o grande meio através do qual recebemos a misericórdia e o favor de Deus. Ele é, na realidade, o Originador, Autor, bem como o Consumador de nossa fé" (Ellen G. White, Manuscript Releases, v. 9, p. 302).

“Imagine ficar diante de Deus no juízo. Em que você se apoiaria: boas obras, observância do sábado, as coisas boas que fez ou as coisas ruins que não fez? Isso seria suficiente para justificar você diante de um Deus santo e perfeito? Se não, qual é sua única esperança nesse julgamento?”

Quarta-feira, 30 de outubro de 2013. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico. Este conteúdo é uma adaptação da LES publicado simultaneamente no Blogspot e WordPress. Para impressão acesse arquivo em PDF

2 comentários sobre “Levando o pecado

  1. Wilson Solçer Marques.

    Mas o que vcs interpretam em Numeros 18:1 “contigo levareis sobre vós a iniqüidade do vosso sacerdócio.” Em Levitico li algumas de suas interpretações, as quais concordo, mas não consigo encaixar as mesmas em números, pois ali não esta escrito que o Sacerdote será inique e sim pelo vosso sacerdócio. Em tradução literal do que seria a palavra iniquidade, daria a entender que o Sacerdote não deve se importar com erros cometidos no exercício do Sacerdócio. Isto não me parece lógico.

    1. O significado de nāśāʾ em Nm 18:1

      A chave para entender o que a passagem quer dizer parece estar no significado da expressão tiśʾû ʾet-ʿăwōn hammiqdāš (segundo a ARA: levareis sobre vós a iniquidade relativamente ao santuário) e tiśʾû ʾet-ʿăwōn kĕhunnatkem (segundo a ARA: levareis sobre vós a iniquidade relativamente ao sacerdócio). A chave pare encontrar o seu significado está no contexto da passagem. O texto apresenta o dever dos filhos de Arão juntamente com o levita de manter a pureza do santuário e do sacerdócio. A passagem (Nm 18:1-7) delimita os papeis dos levitas dos descendentes de Arão e a área de atuação de cada grupo no tabernáculo.
      O contexto indica que o significado de nāśāʾ (carregar, levar sobre si, tomar, suportar, etc.) parece ser diferente daquele que ocorre em Levítico 7:18;10:17;17:16;19:8 onde claramente o sentido é de “carregar” ou “levar sobre si” os pecados. Em Nm 18:1 o sentido do verbo é o de “estar encarregado”, “ser responsável”, Assim, a melhor forma de traduzir o texto pode ser: “O Senhor disse a Arão, “Tu e teus filhos e a casa de teus pais devem levar a responsabilidade pelas ofensas contra o santuário, e tu e teus filhos apenas devem levar a responsabilidade pelas ofensas contra o sacerdócio.
      Nessa mesma linha de pensamento Cole afirma que Nm 18:1 se refere “a responsabilidade básica é suportar as consequências de violações contra o santuário ou, em outras palavras, ser culpável ou responsável pelo qualquer potencial sacrilégio contra o lugar santo.
      _______________
      1 R. Dennis Cole, Numbers, vol. 3B, The New American Commentary (Nashville: Broadman & Holman Publishers, 2000), 281.

      Resposta elaborada pelo Pr. Jônatas de Mattos Leal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s