Pecado, evangelho e lei – Estudo adicional

Lições da Bíblia1

Não deve nos surpreender que o tema da lei seja, tantas vezes, distorcido e mal-entendido. Afinal, o maior desafio de Satanás contra Deus foi a respeito de Sua lei. Na época de Jesus, alguns pensavam que Ele viera abolir a lei, mas nada poderia estar mais longe da verdade. Cristo lançou luz sobre a lei e sobre o belo caráter de Deus e veio cumpri-la (Mt 5:17, 18), revelando quem Deus é.

“Foi o respeito pela lei divina que deu a Israel força durante o reinado de Davi e nos primeiros anos do reinado de Salomão. Foi pela fé na viva Palavra que se realizou a reforma nos dias de Elias e Josias. E foi para essas mesmas Escrituras da verdade – a mais rica herança de Israel – que Jeremias apelou em seus esforços para levar o povo a fazer uma reforma. Onde quer que ministrasse, ele ia ao encontro das pessoas com o fervente convite: ‘Ouve as palavras desta aliança’ (Jr 11:2) – palavras que dariam a eles plena compreensão do propósito de Deus de estender a todas as nações o conhecimento da verdade salvadora” (Ellen G. White, Profetas e Reis [CPB, 2021], p. 273).

Perguntas para consideração

1. Como a cultura popular enxerga o pecado hoje? Como nossa igreja deveria responder a essa visão?

2. Você já presenciou, na prática, o pecado destruir relacionamentos com Deus e com outras pessoas? Como isso aconteceu?

3. Obedecer à lei de Deus tem sido fácil ou difícil para você? Que fatores contribuem para isso?

4. Como nós, adventistas – cujo próprio nome mostra o quanto levamos a lei a sério –, podemos evitar o legalismo, isto é, a ideia de que nossa obediência nos salva? Faça um exercício de reflexão: No dia do juízo, quando cada pecado for apresentado diante de um Deus santo e perfeito, em que você vai confiar? Na sua obediência à lei ou na justiça perfeita de Jesus em seu lugar?

5. De que maneira o conhecimento (ou a falta dele) pode afetar o relacionamento de alguém com Deus? (Leia Pv 24:3, 13, 14.)

Pv 24:3, 13, 14 (NAA)2: 3 Com a sabedoria se constrói a casa, e com a inteligência ela se firma; […] 13 Meu filho, coma mel, porque é saudável, e o favo, porque é doce ao seu paladar. 14 Saiba que assim é a sabedoria para a sua alma. Se você a encontrar, haverá um futuro, e a sua esperança não será frustrada.

Sexta-feira, 29 de maio de 2026. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

________________

1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Crescendo em um relacionamento com Deus. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 524, abr. mai. jun. 2026. Adulto, Professor.

2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Deixe um comentário