Lições da Bíblia1:
Em Filipenses 2:2, Paulo destacou a importância da unidade, transmitindo a mesma ideia de quatro formas diferentes. Além disso, ele enfatizou a mente, os pensamentos e os sentimentos. Enquanto os líderes religiosos costumavam destacar apenas o comportamento exterior, Jesus direcionou Sua atenção às intenções e motivações do coração. Por exemplo, o jovem rico declarou ter obedecido à lei de Deus durante toda a sua vida. Porém, quando Jesus pediu que ele vendesse tudo o que tinha, desse o dinheiro aos pobres e O seguisse, o apego daquele homem aos bens materiais ficou evidente. Jesus também ensinou que o que nos contamina vem do coração ou da mente: “Do coração procedem maus pensamentos, homicídios, adultérios, imoralidade sexual, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias” (Mt 15:19); “a boca fala do que está cheio o coração” (Mt 12:34).
2. Quais orientações práticas Paulo apresentou para fortalecer a unidade na igreja? Fp 2:3, 4
Fp 2:3, 4 (NAA)2: 3 Não façam nada por interesse pessoal ou vaidade, mas por humildade, cada um considerando os outros superiores a si mesmo, 4 não tendo em vista somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros.
Paulo descreveu um modelo de caráter: agir com humildade, considerar os outros mais importantes do que nós mesmos e buscar os interesses deles, não apenas os nossos. Parece simples de dizer, mas é difícil de viver, não é verdade? Ainda assim, esses princípios são fundamentais para melhorar nossos relacionamentos. Muitas vezes, em conversas, estamos mais preocupados em preparar uma resposta do que em ouvir para entender a outra pessoa. Isso pode gerar conflitos desnecessários, que poderiam ser evitados com uma escuta atenta. Mesmo que não concordemos, ouvir com empatia e tentar entender o ponto de vista do outro é o primeiro passo para construir confiança e uma comunicação saudável.
Paulo mencionou a “unidade que o Espírito dá”, e essa unidade traz a “paz que une” o povo de Deus (Ef 4:3, NBV). Quando há conflitos na igreja, o Espírito Santo pode acalmar as tensões e nos levar à unidade, promovendo harmonia. No mesmo capítulo, Paulo destacou a “unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus” (Ef 4:13). Esses conceitos estão conectados. Ter a mesma fé e um entendimento comum das Escrituras, que vêm do conhecimento de Cristo e de Seus ensinos, é essencial para manter a unidade.
A morte para o eu nos ajudaria a considerar os outros superiores a nós mesmos? Como ter esse espírito? Como seriam nossos relacionamentos se tivéssemos essa atitude?
Segunda-feira, 19 de janeiro de 2026. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico.
________________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Cristo em Filipenses e Colossenses. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 523, jan. fev. mar. 2026. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.