O princípio do evangelho

Lições da Bíblia1:

“Depois de João ter sido preso, Jesus foi para a Galileia, pregando o evangelho de Deus. Ele dizia: — O tempo está cumprido, e o Reino de Deus está próximo; arrependam-se e creiam no evangelho” (Mc 1:14, 15).

Quem escreveu o evangelho de Marcos e por que ele foi escrito? Nenhum dos quatro evangelhos traz o nome de seu autor (os títulos que aparecem na Bíblia foram acrescentados posteriormente). O texto que mais se aproxima da identificação do autor é o do livro de João, que se refere ao discípulo amado (Jo 21:20, 24).

No entanto, desde os tempos mais antigos, cada um dos evangelhos canônicos tem sido associado a um apóstolo (no caso de Mateus e João) ou ao companheiro de um apóstolo. Assim, o Evangelho de Lucas está relacionado com Paulo (Cl 4:14; 2Tm 4:11; Fm 24), e o Evangelho de Marcos está ligado a Pedro (1Pe 5:13).

Embora o autor de Marcos não apresente seu nome no texto, a tradição da igreja antiga indica que o autor desse evangelho foi João Marcos, que acompanhou Paulo e Barnabé em suas viagens (At 13:2, 5) e mais tarde se associou a Pedro.

Iniciaremos o estudo desta semana aprendendo o que as Escrituras relatam acerca de Marcos, incluindo seu fracasso inicial e sua restauração posterior. Em seguida, estudaremos a seção de abertura de Marcos, olhando para a frente, para onde a história se dirige, e para trás, buscando descobrir por que um missionário fracassado e depois restaurado escreveria esse livro.

Sábado, 29 de junho de 2024. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O Evangelho de Marcos. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 517, jul. ago. set. 2024. Adulto, Professor.

O triunfo do amor de Deus – Estudo adicional

Lições da Bíblia1:

“Ali, mentes imortais contemplarão, com prazer que jamais acabará, as maravilhas do poder criador, os mistérios do amor que redime. Não haverá nenhum adversário cruel, enganador, para tentar nos fazer esquecer de Deus. Todas as habilidades se desenvolverão, e todas as capacidades serão ampliadas. A aquisição de conhecimento não cansará a mente nem esgotará as energias. Ali os mais grandiosos empreendimentos poderão ser levados avante, as mais elevadas aspirações poderão ser alcançadas, e realizadas as mais altas ambições […]

“Com a visão desobstruída, olham para a glória da criação – sóis, estrelas e sistemas planetários, todos em sua ordem indicada, orbitando ao redor do trono da Divindade. Em todas as coisas, desde a menor até a maior, está escrito o nome do Criador, e em todas se manifestam as riquezas de Seu poder.

“O grande conflito terminou. Pecado e pecadores não mais existem. O Universo inteiro está purificado. Uma única pulsação de harmonia e felicidade vibra por toda a vasta criação. Daquele que tudo criou emanam vida, luz e alegria por todos os domínios do espaço infinito. Desde o minúsculo átomo até o maior dos mundos, todas as coisas, animadas e inanimadas, em sua serena beleza e perfeita alegria, declaram que Deus é amor” (Ellen G. White, O Grande Conflito [CPB, 2021], p. 559, 560).

Perguntas para consideração

Por que Deus permitiu que o pecado existisse por tanto tempo? Ninguém sofre mais do que o tempo de sua existência. A vida é curta em comparação com os milhares de anos de pecado. Essa perspectiva nos ajuda a lidar com a questão do mal?

Como o milênio se encaixa no plano da salvação? Somente quando todos os redimidos estiverem convencidos da justiça, da equidade e do amor divinos, o juízo final será aplicado aos perdidos. O que esse período diz sobre o caráter de Deus?

Sexta-feira, 28 de junho de 2024. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O grande conflito. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 516, abr. mai. jun. 2024. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Duas eternidades

Lições da Bíblia1:

11. Por que os ímpios serão ressuscitados? 2Co 5:10; Rm 14:10, 11; Ap 20:11-15

2Co 5:10 (NAA)2: “Porque é necessário que todos nós compareçamos diante do tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo.”

Rm 14:10, 11 (NAA)2: “10 Você, porém, por que julga o seu irmão? E você, por que despreza o seu irmão? Pois todos temos de comparecer diante do tribunal de Deus. 11 Como está escrito: ‘Por minha vida, diz o Senhor, diante de mim se dobrará todo joelho, e toda língua dará louvores a Deus.’”

Ap 20:11-15 (NAA)2: “11 Vi um grande trono branco e aquele que está sentado nele. A terra e o céu fugiram da presença dele, e não se achou lugar para eles. 12 Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, que estavam em pé diante do trono. Então foram abertos livros. Ainda outro livro, o Livro da Vida, foi aberto. E os mortos foram julgados, segundo as suas obras, conforme o que estava escrito nos livros. 13 O mar entregou os mortos que nele estavam. A morte e o inferno entregaram os mortos que neles havia. E foram julgados, um por um, segundo as suas obras. 14 Então a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo. 15 E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado no lago de fogo.”

Para solucionar definitivamente o problema do pecado, todos devem ser convencidos de que Deus é justo. Finalmente, todo joelho se dobrará e reconhecerá a justiça divina no grande conflito. Até mesmo Satanás e seus anjos reconhecerão que nunca houve justificativa para a rebelião. Observe esta descrição de Ellen G. White: “Logo que os livros de registro são abertos e o olhar de Jesus incide sobre os ímpios, eles se recordam de todo pecado cometido. Veem exatamente onde seus pés se desviaram do caminho da pureza e da santidade, precisamente até onde o orgulho e a rebelião os levaram na violação da lei de Deus. As sedutoras tentações que estimularam cedendo ao pecado, as bênçãos pervertidas, os mensageiros de Deus desprezados, as advertências rejeitadas, as ondas de misericórdia rebatidas pelo coração obstinado, impenitente – tudo aparece como que escrito com letras de fogo. […]

“Todo o mundo ímpio está em julgamento perante o tribunal de Deus, acusado de alta traição contra o governo do Céu. Não há ninguém para pleitear sua causa. Estão sem desculpa, e a sentença de morte eterna é pronunciada contra eles” (Ellen G. White, O Grande Conflito [CPB, 2021], p. 551, 553).

12. O que a Bíblia revela sobre a destruição do pecado e dos pecadores e a recompensa dos justos? Ap 20:9; Sl 37:20; Ml 4:1, 2

Ap 20:9 (NAA)2: “Marcharam, então, pela superfície da terra e cercaram o acampamento dos santos e a cidade amada. Porém, desceu fogo do céu e os consumiu.”

Sl 37:20 (NAA)2: “Os ímpios, no entanto, perecerão, e os inimigos do Senhor serão como as mais belas pastagens: desaparecerão, como desaparece a fumaça.

Ml 4:1, 2 (NAA)2: “1 — Pois eis que vem o dia, queimando como fornalha. Todos os soberbos e todos os que praticam o mal serão como a palha; o dia que vem os queimará, diz o Senhor dos Exércitos, de modo que não lhes deixará nem raiz nem ramo. 2 Mas para vocês que temem o meu nome nascerá o sol da justiça, trazendo salvação nas suas asas. Vocês sairão e saltarão como bezerros soltos da estrebaria.”

Satanás e seus anjos serão destruídos no lago de fogo. O pecado e os pecadores serão eliminados. Eles serão consumidos, destruídos e não atormentados eternamente (Ap 20:9). O verso seguinte usa a expressão “para todo o sempre”. Em alguns contextos, a expressão “para sempre” não significa “de forma infinita”, mas “para sempre até que algo seja totalmente concluído” (Êx 21:6; 1Sm 1:22, 28; Jd 7; 2Pe 2:4-6). Para os perdidos, a destruição é eterna, não o ato de destruir. Deus não é um torturador eterno.

Uma das duas eternidades aguarda a todos nós. Infelizmente os perdidos receberão o “salário” da morte eterna. Por que nossa esperança está em confiar na justiça de Jesus?

Quinta-feira, 27 de junho de 2024. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O grande conflito. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 516, abr. mai. jun. 2024. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Juízo no milênio

Lições da Bíblia1:

Durante o milênio, os justos terão a oportunidade de observar em primeira mão a justiça e o amor de Deus na maneira de lidar com o pecado. Quem não tem perguntas que gostaria de fazer a Deus? Se um ente querido ou amigo não estiver lá, os salvos terão a oportunidade de entender plenamente as decisões divinas. Os redimidos compreenderão as poderosas tentativas divinas de salvar a todos. Perceberão novamente que os perdidos ficaram fora do Céu porque rejeitaram a Cristo. Só então, depois dos mil anos, Deus trará o juízo final – a segunda morte, a destruição eterna – sobre os perdidos.

10. Leia Apocalipse 20:7-9. Como os mil anos terminarão? Qual será o destino de Satanás e de seus seguidores?

Apocalipse 20:7-9 (NAA): “7 Quando, porém, se completarem os mil anos, Satanás será solto da sua prisão 8 e sairá para enganar as nações que estão nos quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, a fim de reuni-las para a batalha. O número dessas é como a areia do mar. 9 Marcharam, então, pela superfície da terra e cercaram o acampamento dos santos e a cidade amada. Porém, desceu fogo do céu e os consumiu.

Por mil anos, Satanás não terá ninguém para enganar. Ele e seus anjos estarão sozinhos para refletir sobre as consequências do pecado. No fim do milênio, os ímpios serão ressuscitados para enfrentar o juízo e receber sua recompensa final (Ap 20:5).

Satanás, então, terá um vasto exército de seguidores. Embora tenha sofrido derrota após derrota no grande conflito, ele se sentirá encorajado ao ver a enorme multidão de perdidos. Ainda não disposto a acabar com sua rebelião, sairá para enganar as “nações”. Satanás os inspirará a fazer um último grande esforço para derrubar Deus e estabelecer seu próprio reino. O termo “Gogue e Magogue” é usado para simbolizar Satanás e os perdidos de todas as eras. Ele e seus seguidores cercarão “o acampamento dos santos e a cidade amada” (Ap 20:9).

Os santos viverão e reinarão com Cristo na Nova Jerusalém durante o milênio. Então, no fim dos mil anos, a cidade descerá até a Terra, junto com Deus, Jesus, os anjos e todos os redimidos. Todos estarão presentes para a batalha final do grande conflito. O pecado estará prestes a ser erradicado de uma vez por todas!

O que o momento do juízo final diz sobre o caráter de Deus?

Quarta-feira, 26 de junho de 2024. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O grande conflito. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 516, abr. mai. jun. 2024. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

O milênio na Terra

Lições da Bíblia1:

Apocalipse 19 termina com uma descrição dramática da volta de Jesus e da destruição dos ímpios. Mas a história não acaba aí. Apocalipse 20 nos introduz a um período que durará mil anos, conhecido como o “milênio”. 

7. O que acontecerá a Satanás quando Jesus voltar? Ap 20:1-3 

Ap 20:1-3 (NAA)2: “1 Então vi descer do céu um anjo que tinha na mão a chave do abismo e uma grande corrente. 2 Ele segurou o dragão, a antiga serpente, que é o diabo, Satanás, e o prendeu por mil anos. 3 Lançou-o no abismo, fechou-o e pôs selo sobre ele, para que não mais enganasse as nações até se completarem os mil anos. Depois disso, é necessário que ele seja solto por um pouco de tempo.”

As imagens de Apocalipse 20:1-3 são simbólicas. Satanás não ficará amarrado literalmente com uma corrente e trancado em um abismo. Por mil anos, ele estará confinado à Terra desolada e despovoada, limitado pelas circunstâncias que ele mesmo criou. Em 2 Pedro 2:4, lemos que Satanás e seus anjos estão destinados à punição por “correntes de escuridão”. Satanás será confinado à Terra por uma cadeia de circunstâncias, sem ter ninguém para tentar. Por mil anos, ele verá a devastação, destruição e o desastre que sua rebelião criou. 

A palavra abismo é o termo usado na Septuaginta (tradução grega do AT) para descrever a Terra na criação (Gn 1:2). A Bíblia descreve a Terra desolada, não uma caverna ou abismo em algum lugar do Universo. O pecado e a destruição trazidos por Satanás, juntamente com o caos que precederá a volta de Cristo, tornará a Terra uma massa escura e desorganizada, como era sua condição no início da criação. 

8. Leia Jeremias 4:23-26; 25:33; Isaías 24:1, 3, 5. Como os profetas bíblicos descrevem essa cena? 

Jeremias 4:23-26 (NAA)2: “23 Olhei para a terra, e eis que ela estava sem forma e vazia; olhei para os céus, e eles não tinham luz. 24 Olhei para os montes, e eis que tremiam; e todas as colinas estremeciam. 25 Olhei, e eis que não havia ninguém, e todas as aves dos céus haviam fugido. 26 Olhei ainda, e eis que a terra fértil era um deserto, e todas as suas cidades estavam derrubadas em ruínas diante do Senhor, diante do furor da sua ira.

Jeremias 25:33 (NAA)2: “Os que o Senhor entregar à morte naquele dia se estenderão de uma a outra extremidade da terra. Não serão pranteados, nem recolhidos, nem sepultados; serão como esterco sobre a face da terra.”

Isaías 24:1, 3, 5 (NAA)2: 1  Eis que o Senhor vai devastar e desolar a terra, vai transtornar a sua superfície e dispersar os seus moradores. […] 3  A terra será completamente devastada e totalmente saqueada, porque o Senhor é quem proferiu esta palavra. […] 5 A terra está contaminada por causa dos seus moradores, porque transgridem as leis, violam os estatutos e quebram a aliança eterna.

Os profetas enfatizam a destruição que ocorrerá na segunda vinda de Cristo, e que ninguém será deixado vivo na Terra no período de mil anos. Satanás e seus anjos serão deixados para contemplar os estragos causados por sua rebelião. O Universo inteiro reconhecerá novamente que o salário do pecado é a morte. Deus lida com o problema do pecado de um modo que ele nunca mais se levantará (Na 1:9). Deus faz isso de três formas principais: primeiro, Ele revela Seu amor ilimitado, Seu desejo e esforços incansáveis para salvar a humanidade. Segundo, revela Sua justiça, equidade e retidão. Terceiro, permite que o Universo veja os resultados do pecado e da rebelião.

Terça-feira, 25 de junho de 2024. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O grande conflito. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 516, abr. mai. jun. 2024. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Esperança do breve retorno de Jesus

Lições da Bíblia1:

4. Leia João 14:1-3; Tito 2:11-14. À luz dos desafios do futuro e do tempo de angústia, por que esses versos são tão encorajadores?

João 14:1-3 (NAA)2: “1 — Que o coração de vocês não fique angustiado; vocês creem em Deus, creiam também em mim. 2 Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se não fosse assim, eu já lhes teria dito. Pois vou preparar um lugar para vocês. 3 E, quando eu for e preparar um lugar, voltarei e os receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, vocês estejam também.”

Tito 2:11-14 (NAA)2: “11 Porque a graça de Deus se manifestou, trazendo salvação a todos. 12 Ela nos educa para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos neste mundo de forma sensata, justa e piedosa, 13 aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Jesus Cristo. 14 Ele deu a si mesmo por nós, a fim de nos remir de toda iniquidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, dedicado à prática de boas obras.”

Jesus disse: “Que o coração de vocês não fique angustiado”. Essas palavras garantem que Ele nunca nos deixará e voltará para nos levar para casa. Este mundo não é nosso lar. Um dia melhor chegará. Uma vez a cada 25 versos, o NT fala da volta do Senhor. Quando os dias forem escuros e as leis opressivas da união da Igreja com Estado ameaçarem a vida, a promessa da segunda vinda de Cristo encherá nosso coração com a “bendita esperança” que tem inspirado o povo fiel de Deus em todas as gerações.

5. Leia Apocalipse 6:15-17; Isaías 25:8, 9. Compare as atitudes dos salvos e dos perdidos reveladas nesses versos. O que explica a diferença entre essas duas atitudes?

Apocalipse 6:15-17 (NAA)2: “15 Os reis da terra, os grandes, os comandantes, os ricos, os poderosos e todo escravo e todo livre se esconderam nas cavernas e nos penhascos dos montes 16 e disseram aos montes e aos rochedos: — Caiam sobre nós e nos escondam da face daquele que está sentado no trono e da ira do Cordeiro! 17 Porque chegou o grande Dia da ira deles, e quem poderá subsistir?

Isaías 25:8, 9 (NAA)2: “8 Tragará a morte para sempre, e, assim, o Senhor Deus enxugará as lágrimas de todos os rostos, e tirará de toda a terra o vexame do seu povo, porque o Senhor falou.  9 Naquele dia, se dirá: “Eis que este é o nosso Deus, em quem esperávamos, e ele nos salvará; este é o Senhor, a quem aguardávamos; na sua salvação exultaremos e nos alegraremos.

Os ímpios percebem as horríveis consequências do pecado, enquanto os justos aceitam as maravilhosas provisões da graça. A rebelião contra Deus leva ao medo, à culpa, à condenação e, finalmente, à perdição eterna. Nossa resposta à Sua graça salvadora leva ao perdão, à paz e à alegria eternas em Seu glorioso retorno.

6. Leia Apocalipse 15:3, 4; 19:7. Como os redimidos responderão à gloriosa salvação provida por meio de Cristo?

Apocalipse 15:3, 4 (NAA)2: “3 E entoavam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro, dizendo: ‘Grandes e admiráveis são as tuas obras, Senhor Deus, Todo-Poderoso! Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei das nações!  4 Quem não temerá e não glorificará o teu nome, ó Senhor? Pois só tu és santo. Por isso, todas as nações virão e se prostrarão diante de ti, porque os teus atos de justiça se fizeram manifestos.’

Apocalipse 19:7 (NAA)2: “Alegremo-nos, exultemos e demos-lhe a glória, porque chegou a hora das bodas do Cordeiro, e a noiva dele já se preparou.

“A cruz de Cristo será a ciência e o cântico dos remidos por toda a eternidade. No Cristo glorificado, eles contemplarão o Cristo crucificado. […] O fato de o Criador de todos os mundos, o Árbitro de todos os destinos, ter deixado Sua glória e se humilhado por amor ao ser humano despertará eternamente a admiração e a adoração do Universo” (Ellen G. White, O Grande Conflito [CPB, 2021], p. 539).

Leia Apocalipse 12:17; 17:13, 14; 19:11-16. Observe a progressão desses versos. O que isso nos diz sobre a última guerra da Terra e a vitória de Cristo?

Ap 12:17 (NAA)2: “O dragão ficou irado com a mulher e foi travar guerra com o restante da descendência dela, ou seja, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus.”

Ap 17:13, 14 (NAA)2: “13 Estes têm um mesmo propósito e oferecem à besta o poder e a autoridade que possuem. 14 Lutarão contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, pois é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; serão vencedores também os chamados, eleitos e fiéis que estão com o Cordeiro.”

Ap 19:11-16 (NAA)2: “11 Vi o céu aberto, e eis um cavalo branco. O seu cavaleiro se chama Fiel e Verdadeiro e julga e combate com justiça. 12 Os seus olhos são como chama de fogo; na cabeça dele há muitos diademas; tem um nome escrito que ninguém conhece, a não ser ele mesmo. 13 Está vestido com um manto encharcado de sangue, e o seu nome é ‘Verbo de Deus’. 14 Os exércitos do céu o seguiam, montados em cavalos brancos e vestidos de linho finíssimo, branco e puro. 15 Da sua boca sai uma espada afiada, para com ela ferir as nações. Ele mesmo as regerá com cetro de ferro e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor da ira do Deus Todo-Poderoso. 16 No seu manto e na sua coxa está escrito um nome: ‘Rei dos reis e Senhor dos senhores’.”

Segunda-feira, 24 de junho de 2024. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O grande conflito. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 516, abr. mai. jun. 2024. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Esperança no tempo de angústia

Lições da Bíblia1:

1. Que eventos ocorrerão pouco antes da volta de Cristo? Ap 22:11, 12; Dn 12:1, 2; Jr 30:5-7

Ap 22:11, 12 (NAA)2: “11 Continue o injusto a fazer injustiça, e continue o imundo a ser imundo. O justo continue na prática da justiça, e o santo continue a santificar-se. 12 — Eis que venho sem demora, e comigo está a recompensa que tenho para dar a cada um segundo as suas obras.”

Dn 12:1, 2 (NAA)2: “1 — Nesse tempo, se levantará Miguel, o grande príncipe, o defensor dos filhos do povo de Deus, e haverá tempo de angústia, como nunca houve, desde que existem nações até aquele tempo. Mas, naquele tempo, o povo de Deus será salvo, todo aquele que for achado inscrito no livro. 2 Muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, outros para vergonha e horror eterno.”

Jr 30:5-7 (NAA)2: “5 Assim diz o Senhor: ‘Ouvimos um grito de terror, um grito de medo e não de paz.  6 Perguntem e vejam se um homem pode dar à luz uma criança? Por que, então, vejo todos esses homens com as mãos na cintura, como se fossem uma mulher que está dando à luz? E por que se tornaram pálidos todos os rostos? 7 Ah! Que grande é aquele dia, e não há outro semelhante! É tempo de angústia para Jacó, mas ele será salvo dela.”

O fim do tempo da graça para o ser humano será seguido por um tempo de angústia “como nunca houve desde que existem nações até aquele tempo”. Apocalipse 16 descreve as sete últimas pragas que serão derramadas sobre o mundo ímpio. Mas, assim como aconteceu no caso das pragas que caíram no Egito, os fiéis serão protegidos delas. Temos uma promessa: “Naquele tempo, o povo de Deus será salvo, todo aquele que for achado inscrito no livro” (Dn 12:1). Isso deve ser uma referência ao “livro da vida” (Fp 4:3; Ap 13:8; 20:12, 15; 22:19). Se permanecermos fiéis a Jesus, nossos nomes não serão apagados do livro da vida (Ap 3:5).

2. Leia 1 João 3:1-3; João 8:29 e 14:30. Qual é a única preparação eficaz para o tempo de angústia que se aproxima?

1 João 3:1-3 (NAA)2: “1 Vejam que grande amor o Pai nos tem concedido, a ponto de sermos chamados filhos de Deus; e, de fato, somos filhos de Deus. Por essa razão, o mundo não nos conhece, porque não o conheceu. 2 Amados, agora somos filhos de Deus, mas ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é. 3 E todo o que tem essa esperança nele purifica a si mesmo, assim como ele é puro.”

João 8:29 (NAA)2: “E aquele que me enviou está comigo, não me deixou só, porque eu faço sempre o que lhe agrada.”

João 14:30 (NAA)2: “Já não falarei muito com vocês, porque aí vem o príncipe do mundo, e ele não tem poder sobre mim.

Os fiéis têm um relacionamento tão profundo com Jesus que nada pode abalar. O desejo deles é agradar o Senhor de modo que, por meio do Espírito Santo, eles tenham a pureza divina. Não havia nada no coração de Cristo que correspondesse aos enganos de Satanás. Podemos refletir esse aspecto de Seu caráter também.

3. Leia os Salmos 27:5; 91:1-11; Apocalipse 3:10-12. Que promessas tranquilizadoras Deus nos dá para o tempo de angústia?

Salmo 27:5 (NAA)2: “Pois, no dia da adversidade, ele me ocultará no seu abrigo; no interior do seu tabernáculo, me acolherá; ele me porá no alto de uma rocha.

Salmo 91:1-11 (NAA)2: “1 Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente 2 diz ao Senhor: ‘Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio.’  3 Pois ele livrará você do laço do passarinheiro e da peste perniciosa.Ele o cobrirá com as suas penas, e, sob as suas asas, você estará seguro; a sua verdade é proteção e escudo. 5 Você não terá medo do terror noturno, nem da flecha que voa de dia, 6 nem da peste que se propaga nas trevas, nem da mortandade que assola ao meio-dia. 7 Caiam mil ao seu lado, e dez mil, à sua direita; você não será atingido.  8 Somente com os seus olhos você contemplará e verá o castigo dos ímpios. 9 Você disse: ‘O Senhor é o meu refúgio.’ Você fez do Altíssimo a sua morada. 10 Nenhum mal lhe sucederá, praga nenhuma chegará à sua tenda. 11 Porque aos seus anjos ele dará ordens a seu respeito, para que guardem você em todos os seus caminhos.

Apocalipse 3:10-12 (NAA)2: “10 Você guardou a palavra da minha perseverança. Por isso, também eu o guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para pôr à prova os que habitam sobre a terra. 11 Venho sem demora. Conserve o que você tem, para que ninguém tome a sua coroa. 12 Ao vencedor, farei com que seja uma coluna no santuário do meu Deus, e dali jamais sairá. Gravarei sobre ele o nome do meu Deus, o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém que desce do céu, vinda da parte do meu Deus, e o meu novo nome.”

Há algumas pessoas que têm compreendido de forma errada a ideia de passar pelo tempo de angústia sem um mediador. Jesus cessará Sua mediação no santuário do Céu quando todos tomarem a decisão final a favor ou contra Ele. Mas isso não significa que estaremos sozinhos durante esse tempo, confiando em nossa própria força. Jesus nos assegurou de que estará conosco sempre (Mt 28:20). Durante o tempo de angústia, nossa fé se fortalecerá, e nosso anseio pela eternidade aumentará, de modo que nosso único desejo será viver com Jesus para sempre.

Domingo, 23 de junho de 2024. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O grande conflito. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 516, abr. mai. jun. 2024. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

O triunfo do amor de Deus

Lições da Bíblia1:

“Então ouvi uma voz forte que vinha do trono e dizia: – Eis o tabernáculo de Deus com os seres humanos. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles e será o Deus deles. E lhes enxugará dos olhos toda lágrima. E já não existirá mais morte, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram” (Ap 21: 3, 4).

Podemos encarar o futuro com esperança. Ainda que enfrentemos de- safios, sofrimento, dificuldades e tristezas, se tivermos esperança de dias melhores, viveremos com propósito e alegria. Franklin D. Roosevelt foi presidente dos Estados Unidos de 1933 a 1945, um dos períodos mais difíceis da história desse país. Paralisado pela poliomielite e incapaz de caminhar sem ajuda, escreveu: “Sempre nos apegamos à esperança, à crença, à convicção de que há uma vida melhor, um mundo melhor além do horizonte”. Albert Einstein, um dos homens mais brilhantes do mundo, escreveu: “Aprenda com o ontem, viva para o hoje, tenha esperança no amanhã”. Alfred Lord Tennyson, poeta inglês durante o reinado da rainha Vitória, escreveu: “A esperança irá sorrir no limiar do ano vindouro, sussurrando: ‘Esse ano será mais feliz’”.

Na última lição deste trimestre, veremos o amor inabalável de Cristo em meio ao momento mais emocionante da história e Sua vitória no grande conflito entre o bem e o mal. O Apocalipse nos dá esperança hoje, amanhã e para sempre.

*Esta lição se baseia nos capítulos 39 a 42 do livro O Grande Conflito

Sábado, 22 de junho de 2024. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O grande conflito. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 516, abr. mai. jun. 2024. Adulto, Professor.