O processo do juízo

Lições da Bíblia1

“É necessário que todos nós compareçamos diante do tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo” (2Co 5:10).

Uma questão sobre a qual a Bíblia é bastante clara é a realidade do juízo. Deus julgará o mundo. Os textos, tanto do AT como do NT, além de serem numerosos, não apresentam ambiguidade. A justiça, que aqui e agora está tão em falta, um dia virá.

A Bíblia diz que Deus é “perfeito em conhecimento” (Jó 37:16) e “conhece todas as coisas” (1Jo 3:20), incluindo nossas intenções mais secretas (Ec 12:14; Jr 17:10). Podemos nos esconder de tudo e de todos, mas nada está escondido de Deus.

O que isso sugere é que Ele não precisa de um julgamento para conhecer a vida de cada pessoa. Os juízos divinos são, na verdade, uma adaptação divina, feita por causa de Suas criaturas, tanto as do Céu quanto as da Terra. Esse processo é de natureza cósmico-histórica, visto que Lúcifer deu início à sua rebelião no Céu e, em seguida, a espalhou a este mundo (Ap 12:7-9).

Nesta semana, consideraremos o processo do juízo do tempo do fim com suas três fases principais: o juízo pré-advento, o juízo milenar e o juízo executivo. Todo o processo termina com a vindicação dos justos e a segunda morte dos ímpios.

Sábado, 17 de dezembro de 2022. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Vida, morte e eternidade. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 510, out. nov. dez. 2022. Adulto, Professor. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s