Enganos do tempo do fim – Estudo adicional

Lições da Bíblia1

Leia Ellen G. White, Evangelismo, p. 602-609 (“Lidar com a falsa ciência e com os falsos cultos, ismos e sociedades secretas”); No Deserto da Tentação, p. 86-93 (“Condescendência própria disfarçada de religião”).

Há uma fundação que afirma estar criando uma tecnologia que permitirá o contato com os mortos “por mensagens de texto, telefonemas e videoconferência”. O site da fundação chama os mortos de PPMs (pessoas pós-materiais) e afirma que, quando os humanos morrem, passam “para outra fase da eternidade”, mas “retêm a consciência, a identidade e os aspectos centrais de sua forma física anterior”. Mais importante ainda, o pessoal da fundação afirma estar desenvolvendo, em três fases, a tecnologia que permitirá a comunicação entre pessoas materiais e pós-materiais.

A primeira fase “permitirá enviar mensagens de texto e conversar de modo virtual com familiares, amigos e especialistas de todas as áreas em seu estado pós-material”. A fase dois vai “permitir conversar com entes queridos que vivem em outra parte da eternidade”. E a terceira fase abrirá o caminho para “ouvir e ver os que estão experimentando o campo de todas as possibilidades de um ponto de vista diferente”.

É assustador o modo pelo qual testam se os mortos que se comunicam são realmente quem afirmam ser. “Por exemplo”, diz o site, “um pai enlutado pode fazer a seguinte pergunta a uma filha que passou para o outro mundo: ‘Você tinha um cachorro chamado Snoopy? Nós lhe demos um canivete no seu décimo aniversário?’” Observe este aviso: “Algumas vezes, seres espirituais aparecem em forma de amigos falecidos, contam experiências pessoais de sua vida e fazem coisas que eles costumavam fazer enquanto estavam vivos” (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 606).

Perguntas para consideração

Como lidar com a mídia que promove esses enganos? (Sl 101:1-8; Pv 4:23; Fp 4:8)

Sl 101:1-8 (ARA)2: “1 Cantarei a bondade e a justiça; a ti, Senhor, cantarei. 2 Atentarei sabiamente ao caminho da perfeição. Oh! Quando virás ter comigo? Portas a dentro, em minha casa, terei coração sincero.  3 Não porei coisa injusta diante dos meus olhos; aborreço o proceder dos que se desviam; nada disto se me pegará. 4 Longe de mim o coração perverso; não quero conhecer o mal. 5 Ao que às ocultas calunia o próximo, a esse destruirei; o que tem olhar altivo e coração soberbo, não o suportarei. 6 Os meus olhos procurarão os fiéis da terra, para que habitem comigo; o que anda em reto caminho, esse me servirá. 7 Não há de ficar em minha casa o que usa de fraude; o que profere mentiras não permanecerá ante os meus olhos. 8 Manhã após manhã, destruirei todos os ímpios da terra, para limpar a cidade do Senhor dos que praticam a iniquidade.”

Pv 4:23 (ARA)2: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida.”

Fp 4.8 (ARA)2: “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.”

Podemos ajudar outros a vencer os enganos sem sermos expostos a esses enganos?

A história de “Samuel” vindo da sepultura seria prova de que os mortos continuam vivos? Por que não podemos construir uma doutrina com base apenas em um texto?

Sexta-feira, 09 de dezembro de 2022. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Vida, morte e eternidade. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 510, out. nov. dez. 2022. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s