Muitos ressuscitaram com Ele

Lições da Bíblia1

3. Leia Mateus 27:51-53. O que esse relato incrível nos ensina sobre a ressurreição de Jesus e o que ela realizou?

Mateus 27:51-53 (ARA)2: “51 Eis que o véu do santuário se rasgou em duas partes de alto a baixo; tremeu a terra, fenderam-se as rochas; 52 abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos, que dormiam, ressuscitaram; 53 e, saindo dos sepulcros depois da ressurreição de Jesus, entraram na cidade santa e apareceram a muitos.

Um terremoto marcou a morte de Jesus (Mt 27:50, 51), e outro marcou Sua ressurreição (Mt 28:2). No momento em que Jesus morreu, “a terra tremeu e as rochas se partiram; os túmulos se abriram, e muitos corpos de santos já falecidos ressuscitaram; e, saindo dos túmulos depois da ressurreição de Jesus, entraram na cidade santa e apareceram a muitos” (Mt 27:51-53). Esses santos foram ressuscitados glorificados como testemunhas da ressurreição de Cristo e como protótipos daqueles que serão ressuscitados na ressurreição final. Assim, logo após a ressurreição de Jesus, muitos judeus receberam evidências poderosas para crer em Sua ressurreição e, assim, aceitá-Lo como seu Salvador, o que vários fizeram, incluindo muitos sacerdotes (veja At 6:7).

“Durante Seu ministério, Jesus tinha ressuscitado mortos. Fizera revi- ver o filho da viúva de Naim, a filha do líder da sinagoga e Lázaro. Esses não foram revestidos de imortalidade. Ressurgidos, estavam ainda sujeitos à morte. Mas aqueles que ressurgiram por ocasião da ressurreição de Cristo saíram para a vida eterna. Ascenderam com Ele, como troféus de Sua vitória sobre a morte e o sepulcro. […] Esses entraram na cidade e apareceram a muitos, declarando: ‘Cristo ressuscitou dos mortos, e nós ressuscitamos com Ele!’ Assim foi imortalizada a sagrada verdade da ressurreição” (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 630).

Humanamente falando, os principais sacerdotes e anciãos tinham grandes vantagens. Eles detinham o poder religioso da nação e conseguiram até convencer as autoridades romanas e as multidões a ajudá-los em seus esquemas. Mas se esqueceram de que “o Altíssimo tem domínio sobre os reinos do mundo e os dá a quem Ele quer” (Dn 4:32). Suas mentiras foram contrariadas e invalidadas com a ressurreição daqueles santos.

Não importa quanto as coisas possam ficar ruins, por que podemos confiar na vitória final de Deus para nós enquanto ainda lutamos neste mundo decaído?

Terça-feira, 08 de novembro de 2022. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Vida, morte e eternidade. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 510, out. nov. dez. 2022. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s