A filha de Jairo

Lições da Bíblia1

As ressurreições anteriores à morte e ressurreição de Jesus não se limitaram a um grupo étnico ou classe social específica. Moisés talvez tenha sido o maior líder humano do povo de Deus de todos os tempos (Dt 34:10-12). Por outro lado, a pobre viúva fenícia nem mesmo era israelita (1Rs 17:9). A sunamita era preeminente em sua comunidade (2Rs 4:8). A viúva de Naim teve apenas um filho, de quem provavelmente dependesse (Lc 7:12), enquanto Jairo era um dos chefes da sinagoga, provavelmente em Cafarnaum (Mc 5:22). Independentemente da origem cultural ou da posição social, todos foram abençoados pelo poder vivificante de Deus.

4. Leia Marcos 5:21-24, 35-43. O que aprendemos sobre a morte com as palavras de Cristo: “A criança não está morta, mas dorme”? Mc 5:39

Marcos 5:21-24, 35-43 (ARA)2: 21 Tendo Jesus voltado no barco, para o outro lado, afluiu para ele grande multidão; e ele estava junto do mar. 22 Eis que se chegou a ele um dos principais da sinagoga, chamado Jairo, e, vendo-o, prostrou-se a seus pés 23 e insistentemente lhe suplicou: Minha filhinha está à morte; vem, impõe as mãos sobre ela, para que seja salva, e viverá. 24 Jesus foi com ele. […] 35 Falava ele ainda, quando chegaram alguns da casa do chefe da sinagoga, a quem disseram: Tua filha já morreu; por que ainda incomodas o Mestre? 36 Mas Jesus, sem acudir a tais palavras, disse ao chefe da sinagoga: Não temas, crê somente. 37 Contudo, não permitiu que alguém o acompanhasse, senão Pedro e os irmãos Tiago e João. 38 Chegando à casa do chefe da sinagoga, viu Jesus o alvoroço, os que choravam e os que pranteavam muito. 39 Ao entrar, lhes disse: Por que estais em alvoroço e chorais? A criança não está morta, mas dorme. 40 E riam-se dele. Tendo ele, porém, mandado sair a todos, tomou o pai e a mãe da criança e os que vieram com ele e entrou onde ela estava. 41 Tomando-a pela mão, disse: Talitá cumi!, que quer dizer: Menina, eu te mando, levanta-te! 42 Imediatamente, a menina se levantou e pôs-se a andar; pois tinha doze anos. Então, ficaram todos sobremaneira admirados. 43 Mas Jesus ordenou-lhes expressamente que ninguém o soubesse; e mandou que dessem de comer à menina.

A filha de Jairo tinha doze anos e estava doente em casa, à beira da morte. Então, ele foi a Jesus e implorou que o Senhor fosse à sua casa e impusesse as mãos sobre ela. Mas, antes que chegassem lá, alguém trouxe a notícia: “A sua filha já morreu; por que você ainda incomoda o Mestre?” Jesus disse ao pai: “Não tenha medo; apenas creia!” (Mc 5:35, 36). Tudo o que o pai podia fazer era confiar em Deus.

Ao chegar à casa, Jesus disse aos que ali se reuniam: “Por que vocês estão alvoroçados e chorando? A criança não está morta, mas dorme” (Mc 5:39). Eles O ridicularizaram porque (1) sabiam que ela estava morta e (2) não entenderam o significado de Suas palavras. “A metáfora confortadora em que o ‘sono’ significa ‘morte’ parece ter sido a maneira predileta de Cristo para Se referir a essa experiência (Mt 9:24; Lc 8:52; ver comentário de Jo 11:11-15). A morte é um sono, mas é um sono profundo do qual unicamente o grande Doador da vida pode nos despertar, pois somente Ele tem as chaves da morte” (ver Ap 1:18; cf. Jo 3:16; Rm 6:23; Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, v. 5, p. 664).

Após a ressurreição, aqueles que viram a menina ficaram admirados diante do milagre (Mc 5:42). A morte é definitiva, absoluta e aparentemente irreversível. Ter visto algo assim certamente deve ter sido uma experiência incrível e transformadora.

Quarta-feira, 26 de outubro de 2022. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Vida, morte e eternidade. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 510, out. nov. dez. 2022. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s