Chegando a Deus, o Juiz de todos

Lições da Bíblia1

Leia Hebreus 12:23. Se isso é uma celebração, por que Deus é descrito como Juiz? Como um juiz pode fazer parte de uma festa? Leia também Daniel 7:9, 10, 13-22.

Hebreus 12:23 (ARA)2: “e igreja dos primogênitos arrolados nos céus, e a Deus, o Juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados,”

Daniel 7:9, 10, 13-22 (ARA)2: “9 Continuei olhando, até que foram postos uns tronos, e o Ancião de Dias se assentou; sua veste era branca como a neve, e os cabelos da cabeça, como a pura lã; o seu trono eram chamas de fogo, e suas rodas eram fogo ardente. 10 Um rio de fogo manava e saía de diante dele; milhares de milhares o serviam, e miríades de miríades estavam diante dele; assentou-se o tribunal, e se abriram os livros. […] 13 Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha com as nuvens do céu um como o Filho do Homem, e dirigiu-se ao Ancião de Dias, e o fizeram chegar até ele. 14 Foi-lhe dado domínio, e glória, e o reino, para que os povos, nações e homens de todas as línguas o servissem; o seu domínio é domínio eterno, que não passará, e o seu reino jamais será destruído. 15 Quanto a mim, Daniel, o meu espírito foi alarmado dentro de mim, e as visões da minha cabeça me perturbaram. 16 Cheguei-me a um dos que estavam perto e lhe pedi a verdade acerca de tudo isto. Assim, ele me disse e me fez saber a interpretação das coisas: 17 Estes grandes animais, que são quatro, são quatro reis que se levantarão da terra. 18 Mas os santos do Altíssimo receberão o reino e o possuirão para todo o sempre, de eternidade em eternidade. 19 Então, tive desejo de conhecer a verdade a respeito do quarto animal, que era diferente de todos os outros, muito terrível, cujos dentes eram de ferro, cujas unhas eram de bronze, que devorava, fazia em pedaços e pisava aos pés o que sobejava; 20 e também a respeito dos dez chifres que tinha na cabeça e do outro que subiu, diante do qual caíram três, daquele chifre que tinha olhos e uma boca que falava com insolência e parecia mais robusto do que os seus companheiros. 21 Eu olhava e eis que este chifre fazia guerra contra os santos e prevalecia contra eles, 22 até que veio o Ancião de Dias e fez justiça aos santos do Altíssimo; e veio o tempo em que os santos possuíram o reino.

A celebração descrita em Hebreus 12:22-24 alude a um juízo futuro. Deus, o Juiz, preside, os livros são abertos, e o resultado é que o povo de Deus recebe o reino (Hb 12:28).

A cena evoca o grande juízo pré-advento descrito em Daniel 7, que retrata Deus, o “Ancião de Dias” (Dn 7:9), assentado em um trono de fogo, rodeado por “milhares de milhares” de anjos (Dn 7:10). Os livros foram abertos (Dn 7:10), e o juízo decidido em favor dos “santos do Altíssimo”, que “possuíram o reino” (Dn 7:22).

Hebreus 12:22-29 descreve uma cena de juízo no Monte Sião, a Jerusalém celestial, onde Deus, “o Juiz de todos” (v. 23), está rodeado por “milhares de milhares” de anjos (v. 22, NVI). Ali também há fogo (Hb 12:29) e há livros, porque os santos estão “arrolados” neles (Hb 12:23), o que sugere um juízo favorável aos santos.

Jesus está no centro da cena (Hb 12:24). Ele foi descrito como o Filho do Homem em Hebreus 2, “coroado de glória e de honra” depois de ter provado a “morte” em nosso favor (Hb 2:9). De acordo com Hebreus 2:10, o Filho do Homem (veja Hb 2:6) sofreu para que pudesse conduzir “muitos filhos à glória”; isto é, para que os crentes também pudessem ser “coroados de glória e de honra”. Por meio dos benefícios da nova aliança (Hb 12: 22-24), o “Filho” conduziu crentes a Sião, a Jerusalém celestial, onde receberão o reino (Hb 12:28).

Esse juízo é, portanto, uma boa notícia para os crentes, pois lhes é favorável e os vindica. É um julgamento que derrotará seu adversário, o dragão, que está por trás das terríveis feras que perseguiram os crentes no passado (Dn 7) e perseguirão no futuro (Ap 13).

Como este estudo nos ajuda a entender que o juízo de Deus nas três mensagens angélicas são boas-novas para este tempo (Ap 14:6, 7; compare com Dt 32:36; 1Cr 16:33-35)?

Segunda-feira, 14 de março de 2022. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Hebreus mensagem para os últimos dias. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 507, jan. fev. mar. 2022. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s