Raabe e outros heróis da fé

Lições da Bíblia1

5. Leia Hebreus 11:31 e Josué 2:9-11. Por que Raabe, uma prostituta pagã, foi incluída nessa lista de personagens bíblicos?

Hebreus 11:31 (ARA)2: “Pela fé, Raabe, a meretriz, não foi destruída com os desobedientes, porque acolheu com paz aos espias.”

Josué 2:9-11 (ARA)2: “9 e lhes disse: Bem sei que o Senhor vos deu esta terra, e que o pavor que infundis caiu sobre nós, e que todos os moradores da terra estão desmaiados. 10 Porque temos ouvido que o Senhor secou as águas do mar Vermelho diante de vós, quando saíeis do Egito; e também o que fizestes aos dois reis dos amorreus, Seom e Ogue, que estavam além do Jordão, os quais destruístes. 11 Ouvindo isto, desmaiou-nos o coração, e em ninguém mais há ânimo algum, por causa da vossa presença; porque o Senhor, vosso Deus, é Deus em cima nos céus e embaixo na terra.

Raabe é provavelmente a personagem mais inesperada que encontramos em Hebreus 11. Ela é uma das duas mulheres mencionadas pelo nome e está na décima posição na lista, sendo que os primeiros eram antepassados e patriarcas de Israel, e cada um foi considerado justo. Ao lermos sobre ela, descobrimos que era uma prostituta gentia.

O mais surpreendente é que ela também é o centro temático e o clímax do capítulo. A lista é organizada de forma única. Cada introdução começa com a frase “pela fé”. O padrão básico é “pela fé, fulano…”. Essa repetição aumenta a expectativa do leitor de ouvir que “pela fé, Josué conduziu o povo à terra prometida”.

Mas não é isso que o texto diz. A prostituta toma o lugar de Josué. Após a menção de Raabe, o padrão repetitivo termina abruptamente com “E que mais direi?” (Hb 11:32). Em seguida, Paulo lista alguns nomes e eventos sem mencionar detalhes.

O ato de fé de Raabe foi que ela ouviu, creu e obedeceu, embora não tivesse visto. Ela não viu as pragas do Egito, nem a libertação no Mar Vermelho, nem a água fluindo da rocha, nem o pão descendo do céu; ainda assim, creu. Ela foi um bom exemplo para os leitores de Hebreus, que não ouviram Jesus pregar nem O viram fazer milagres, e também para nós, que não vimos nenhuma dessas coisas.

“Raabe era uma prostituta que morava numa casa sobre o muro de Jericó. Ela ocultou dois espias israelitas enviados para verificar as defesas daquela cidade. Por causa de sua bondade para com eles, e de sua declaração de crença em Deus, os espias prometeram que a vida de Raabe e de seus familiares seria poupada quando ocorresse o ataque a Jericó” (Ellen G. White, Filhas de Deus [MM 1956/2005], p. 23).

Paulo prosseguiu (Hb 11:35-38) com uma lista das dificuldades que muitos enfrentaram. A frase “não aceitando seu resgate” (Hb 11:35) indica que eles tiveram a possibilidade de escapar, mas escolheram não fazê-lo, pois sua visão estava na recompensa divina.

Embora não tenhamos visto nada disso acontecer (a criação em seis dias, o Êxodo, a crucifixão de Cristo), por que temos tantos bons motivos para crer?

Quarta-feira, 09 de março de 2022. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Hebreus mensagem para os últimos dias. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 507, jan. fev. mar. 2022. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s