Jesus, a Âncora da alma – Estudo adicional

Lições da Bíblia1

Textos de Ellen G. White: Atos dos Apóstolos, p. 539-545 (“João, o discípulo amado”); O Desejado de Todas as Nações, p. 716-722 (“Judas, o traidor”).

“A luta contra o eu é a maior de todas as batalhas. A renúncia ao eu, sujeitando tudo à vontade de Deus, requer uma luta; mas a pessoa deve se submeter a Deus antes de ser renovada em santidade” (Ellen G. White, Caminho a Cristo, p. 43).

“João desejava ser semelhante a Jesus; e, sob a transformadora influência do amor de Cristo, tornou-se manso e humilde. O eu estava escondido em Jesus. Mais que todos os seus companheiros, João se rendeu ao poder dessa extraordinária vida. […]

“Foi o profundo amor de João por Cristo que o levou a desejar estar sempre ao Seu lado. O Salvador amava todos os Doze, mas o espírito de João era mais receptivo. Ele era mais jovem que os outros e, com a confiança de uma criança, abria o coração a Jesus. Assim, João desenvolveu maior afinidade por Cristo e, por meio dele, os mais profundos ensinos espirituais do Salvador foram transmitidos ao povo. […]

“Com adoração e amor, ele contemplou o Salvador até que se assemelhar a Cristo e se familiarizar com Ele se tornaram seu único desejo, e em seu caráter se refletiu o caráter de seu Mestre” (Ellen G. White, Atos dos Apóstolos, p. 544, 545).

Perguntas para consideração

1. A vida de João e de Judas são contrastantes. Jesus chamou João de Boanerges (“filho do trovão”). Os defeitos de Judas não eram mais sérios que os de João. Por que João foi transformado enquanto Judas pecou contra o Espírito Santo?

2. Jesus nos convida a tomar a cruz e segui-Lo. Existe diferença entre tomar a cruz e se submeter ao ultraje de outras pessoas?

3. Por que Deus exige a entrega total da vida a Ele? Qual é a relação entre o livre-arbítrio e a salvação?

Sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Hebreus mensagem para os últimos dias. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 507, jan. fev. mar. 2022. Adulto, Professor. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s