Está escrito

Lições da Bíblia1

1. Leia Mateus 4:1-11. Como Jesus respondeu às tentações de Satanás no deserto e qual é a lição importante para nós em Sua resposta?

Mateus 4:1-11 (ARA)2: “1 A seguir, foi Jesus levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. 2 E, depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome. 3 Então, o tentador, aproximando-se, lhe disse: Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães. 4 Jesus, porém, respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus. 5 Então, o diabo o levou à Cidade Santa, colocou-o sobre o pináculo do templo 6 e lhe disse: Se és Filho de Deus, atira-te abaixo, porque está escrito: Aos seus anjos ordenará a teu respeito que te guardem; e: Eles te susterão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra. 7 Respondeu-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus. 8 Levou-o ainda o diabo a um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles 9 e lhe disse: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. 10 Então, Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto. 11 Com isto, o deixou o diabo, e eis que vieram anjos e o serviram.”

Jesus não discutiu com Satanás nem o rebateu. Ele simplesmente citou as Escrituras, pois a Palavra de Deus é “viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes” (Hb 4:12). Em cada caso, a palavra que Ele citou era de Deuteronômio. É interessante que Jesus, no deserto, tenha escolhido citar textos que foram dados a Israel também no deserto.

Na primeira tentação, Jesus Se referiu a Deuteronômio 8:3. Moisés contava ao antigo Israel como o Senhor havia provido para ele no deserto o maná e outros recursos, como parte de um processo de refinamento, enquanto procurava ensinar-lhe lições espirituais. Uma dessas lições é que “o ser humano não viverá só de pão, mas de toda palavra que procede da boca de Deus” (Mt 4:4). O Senhor lhe deu alimento físico, mas também o espiritual. Não se pode pegar apenas o primeiro sem o segundo. Jesus usou a imagem do pão como transição para Deuteronômio e para repreender Satanás e a dúvida que ele tentou despertar.

Na segunda tentação, Jesus citou Deuteronômio 6:16, em que Moisés falava ao povo da rebelião em Massá (Êx 17:1-7): “Não ponham à prova o Senhor, seu Deus, como o fizeram em Massá”. A expressão “pôr à prova” pode significar “tentar” ou “testar”. O Senhor já havia mostrado, repetidamente, Seu poder e disposição para lhes prover; ainda assim, quando houve o problema, eles clamaram: “Está o Senhor no meio de nós ou não?” (Êx 17:7). Jesus utilizou essa história para repreender Satanás.

Na terceira tentação, Satanás procurou fazer com que Cristo Se curvasse e o adorasse. Que revelação aberta e flagrante de quem ele realmente é e do que realmente queria! Em vez de debater, Jesus repreendeu Satanás e novamente voltou-Se à Palavra de Deus, em Deuteronômio, em que o Senhor alertava Seu povo sobre o que aconteceria caso se afastasse e adorasse outros deuses. “Temam o Senhor, seu Deus, sirvam a Ele e jurem somente pelo nome Dele” (Dt 6:13).

Como podemos extrair mais poder para nossa vida do estudo da Bíblia, a fim de refletirmos mais plenamente o caráter de Jesus e, como Ele, resistir às tentações do inimigo?

Domingo, 12 de dezembro de 2021. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. A verdade presente em Deuteronômio. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 506, out. nov. dez. 2021. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Um comentário sobre “Está escrito

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s