Teshuvah (retorno)

Lições da Bíblia1

Em Deuteronômio um tema-chave se evidencia: obedeça e seja abençoado, desobedeça e sofra as consequências. Não é diferente no NT. “Não se enganem: de Deus não se zomba. Pois aquilo que a pessoa semear, isso também colherá. Quem semeia para a sua própria carne, da carne colherá corrupção; mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá vida eterna” (Gl 6:7, 8).

Infelizmente, após a queda, o pecado parece tão fácil e natural quanto respirar. E, apesar das advertências e promessas – “Porque este mandamento que hoje lhes ordeno não é demasiadamente difícil, nem está longe de vocês” (Dt 30:11) –, muitos fizeram exatamente isso: caíram nos pecados sobre os quais Deus os havia advertido. Mesmo assim, o Senhor estava disposto a aceitá-los de volta se, de livre escolha, se arrependessem e voltassem para Ele.

4. Leia novamente Deuteronômio 30:1-10. O que o Senhor disse que faria por Seu povo, apesar do mal que cometeram? Sob que condição?

Deuteronômio 30:1-10 (ARA)2: “1 Quando, pois, todas estas coisas vierem sobre ti, a bênção e a maldição que pus diante de ti, se te recordares delas entre todas as nações para onde te lançar o Senhor, teu Deus; e tornares ao Senhor, teu Deus, tu e teus filhos, de todo o teu coração e de toda a tua alma, e deres ouvidos à sua voz, segundo tudo o que hoje te ordeno,então, o Senhor, teu Deus, mudará a tua sorte, e se compadecerá de ti, e te ajuntará, de novo, de todos os povos entre os quais te havia espalhado o Senhor, teu Deus.Ainda que os teus desterrados estejam para a extremidade dos céus, desde aí te ajuntará o Senhor, teu Deus, e te tomará de lá.O Senhor, teu Deus, te introduzirá na terra que teus pais possuíram, e a possuirás; e te fará bem e te multiplicará mais do que a teus pais.O Senhor, teu Deus, circuncidará o teu coração e o coração de tua descendência, para amares o Senhor, teu Deus, de todo o coração e de toda a tua alma, para que vivas.O Senhor, teu Deus, porá todas estas maldições sobre os teus inimigos e sobre os teus aborrecedores, que te perseguiram.De novo, pois, darás ouvidos à voz do Senhor; cumprirás todos os seus mandamentos que hoje te ordeno. O Senhor, teu Deus, te dará abundância em toda obra das tuas mãos, no fruto do teu ventre, no fruto dos teus animais e no fruto da tua terra e te beneficiará; porquanto o Senhor tornará a exultar em ti, para te fazer bem, como exultou em teus pais; 10 se deres ouvidos à voz do Senhor, teu Deus, guardando os seus mandamentos e os seus estatutos, escritos neste Livro da Lei, se te converteres ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração e de toda a tua alma.

A ideia é simples e direta: se você errar, haverá consequências terríveis para você e sua família. Isso é o que o pecado faz. No entanto, mesmo assim, você pode se arrepender, e o Senhor o receberá de volta e o abençoará.

Numerosas vezes a mesma raiz hebraica para teshuvah aparece nesses versos. O texto diz: “e voltarem para o Senhor, seu Deus” (Dt 30:2); Deuteronômio 30:8 é com frequência traduzido assim: “De novo vocês darão ouvidos à voz do Senhor”. O texto poderia ser traduzido literalmente assim: “E você volta para o Senhor e obedece à Sua voz”. Em Deuteronômio 30:10, onde se lê “se vocês se converterem ao Senhor, seu Deus, de todo o coração e de toda a alma”, a palavra “converter” significa “voltar”.

Israel quebrou a aliança. Apesar disso, o Senhor não destruiu o povo, e se eles não quisessem que isso ocorresse, poderiam manifestar esse desejo por meio do arrependimento e obediência.

Terça-feira, 23 de novembro de 2021. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. A verdade presente em Deuteronômio. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 506, out. nov. dez. 2021. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s