O mandamento não é muito difícil

Lições da Bíblia1

Deuteronômio 30 começa com o Senhor dizendo o que aconteceria caso o povo se arrependesse e se afastasse de seus maus caminhos. Que promessas maravilhosas foram oferecidas a eles!

5. Leia Deuteronômio 30:1-10. Embora o texto fale sobre o que aconteceria com eles se desobedecessem, quais são as promessas de Deus a eles? O que isso nos ensina sobre a graça divina?

Deuteronômio 30:1-10 (ARA)2: “1 Quando, pois, todas estas coisas vierem sobre ti, a bênção e a maldição que pus diante de ti, se te recordares delas entre todas as nações para onde te lançar o Senhor, teu Deus; 2 e tornares ao Senhor, teu Deus, tu e teus filhos, de todo o teu coração e de toda a tua alma, e deres ouvidos à sua voz, segundo tudo o que hoje te ordeno,então, o Senhor, teu Deus, mudará a tua sorte, e se compadecerá de ti, e te ajuntará, de novo, de todos os povos entre os quais te havia espalhado o Senhor, teu Deus.Ainda que os teus desterrados estejam para a extremidade dos céus, desde aí te ajuntará o Senhor, teu Deus, e te tomará de lá.O Senhor, teu Deus, te introduzirá na terra que teus pais possuíram, e a possuirás; e te fará bem e te multiplicará mais do que a teus pais. O Senhor, teu Deus, circuncidará o teu coração e o coração de tua descendência, para amares o Senhor, teu Deus, de todo o coração e de toda a tua alma, para que vivas. 7 O Senhor, teu Deus, porá todas estas maldições sobre os teus inimigos e sobre os teus aborrecedores, que te perseguiram. 8 De novo, pois, darás ouvidos à voz do Senhor; cumprirás todos os seus mandamentos que hoje te ordeno. 9 O Senhor, teu Deus, te dará abundância em toda obra das tuas mãos, no fruto do teu ventre, no fruto dos teus animais e no fruto da tua terra e te beneficiará; porquanto o Senhor tornará a exultar em ti, para te fazer bem, como exultou em teus pais; 10 se deres ouvidos à voz do Senhor, teu Deus, guardando os seus mandamentos e os seus estatutos, escritos neste Livro da Lei, se te converteres ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração e de toda a tua alma.”

Ouvir isso foi reconfortante. No entanto, se eles se afastassem do que Deus tinha ordenado, haveria consequências. O Senhor não oferece graça barata. Deveriam, no mínimo, ter percebido nas palavras de Deus Seu grande amor por eles, e, como resposta, amar o Senhor, revelando seu amor sendo obedientes às Suas palavras.

6. Leia Deuteronômio 30:11-14. O que o Senhor disse? Que promessa há nesses versos e quais textos do NT refletem a mesma promessa?

Deuteronômio 30:11-14 (ARA)2: “11 Porque este mandamento que, hoje, te ordeno não é demasiado difícil, nem está longe de ti. 12 Não está nos céus, para dizeres: Quem subirá por nós aos céus, que no-lo traga e no-lo faça ouvir, para que o cumpramos? 13 Nem está além do mar, para dizeres: Quem passará por nós além do mar que no-lo traga e no-lo faça ouvir, para que o cumpramos? 14 Pois esta palavra está mui perto de ti, na tua boca e no teu coração, para a cumprires.

Com essa bela linguagem e lógica inabalável, veja o apelo feito no texto. O Senhor não lhes pediu algo difícil de fazer. O mandamento não era difícil de entender nem misterioso, nem estava fora de seu alcance. Não estava no céu, tão longe que outra pessoa tivesse que buscar, tampouco nos mares, de modo que alguém devesse levar a eles. O Senhor disse: “Pois esta palavra está bem perto de vocês, na sua boca e no seu coração, para que vocês a cumpram” (Dt 30:14). Ou seja, vocês a conhecem o suficiente para ser capazes de a pronunciar, e está em seu coração, e sabem que devem fazê- lo. Portanto, não há desculpa para não obedecer. “Todas as Suas ordens são promessas habilitadoras” (Ellen G. White, Parábolas de Jesus, p. 333).

O apóstolo Paulo cita alguns desses versos no contexto da salvação em Cristo, referindo-se a eles como um exemplo de justificação pela fé (Veja Rm 10:6-10 [6 Mas a justiça decorrente da fé assim diz: Não perguntes em teu coração: Quem subirá ao céu?, isto é, para trazer do alto a Cristo; 7 ou: Quem descerá ao abismo?, isto é, para levantar Cristo dentre os mortos. 8 Porém que se diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé que pregamos. 9 Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. 10 Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação.”]).

Após esses versos, o povo foi instruído a escolher: vida ou morte, bênção ou maldição. Se, pela graça e pela fé, escolhesse a vida, ele a teria. Seria diferente hoje?

Quarta-feira, 17 de novembro de 2021. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. A verdade presente em Deuteronômio. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 506, out. nov. dez. 2021. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s