Que nação há tão grande?

Lições da Bíblia1

“E que grande nação há que tenha estatutos e juízos tão justos como toda esta lei que hoje Eu lhes proponho?” (Dt 4:8).

Os primeiros três capítulos de Deuteronômio são basicamente uma lição de história, que relembra aos israelitas o que haviam passado até então. No capítulo quatro, a lição assume um tom de sermão. Recontar os eventos não tinha apenas o objetivo de relembrar a história; em vez disso, servia a um propósito: mostrar-lhes o poder e a graça divina atuando entre o povo e a certeza de que, embora falhassem, o Senhor ainda honraria Sua aliança com eles.

O capítulo quatro começa com a expressão hebraica we’attah (uma conjunção e um advérbio), que pode ser traduzida como “e agora” ou “então, agora”. Eles tinham acabado de revisar sua história recente, um lembrete do que Deus tinha feito para trazê-los àquele ponto – assim, ou “e agora”, eles deviam fazer o que Deus lhes pedia (ver também Dt 10:12 [“Agora, pois, ó Israel, que é que o Senhor requer de ti? Não é que temas o Senhor, teu Deus, e andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração e de toda a tua alma,”]).

É por isso que o primeiro verbo que aparece após o “então agora” é shamá’, o mesmo verbo (e na mesma forma) usado no início da oração Shemá, que significa “ouvir” ou “obedecer” – um verbo repetido em todo o livro.

Assim, o capítulo começa dizendo: Então, agora, Israel, por causa do que fiz a você, você deve obedecer ao seguinte…

Sábado, 30 de outubro de 2021. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. A verdade presente em Deuteronômio. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 506, out. nov. dez. 2021. Adulto, Professor. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s