Amar a Deus

Lições da Bíblia1

Depois que Moisés relembrou aos filhos de Israel sua história, deu-lhes instruções sobre o que deveriam fazer para tomar a terra e prosperar nela. Pode-se argumentar que a maior parte de Deuteronômio é apenas isto: o Senhor dizendo ao povo o que precisava fazer para cumprir sua parte na aliança feita por Deus com a nação em cumprimento da promessa feita por Ele a seus pais.

Deuteronômio 6 começa assim: “São estes os mandamentos, os estatutos e os juízos que o Senhor, seu Deus, ordenou que fossem ensinados a vocês, para que vocês os cumprissem na terra em que vão entrar e possuir, para que durante todos os dias da sua vida vocês, os seus filhos, e os filhos dos seus filhos temam o Senhor, seu Deus, e guardem todos os Seus estatutos e mandamentos que eu lhes ordeno, e para que os seus dias sejam prolongados” (Dt 6:1, 2).

1. Leia Deuteronômio 6:4, 5. Que ordem Deus deu aos filhos de Israel no verso 5? O que isso significa?

Deuteronômio 6:4, 5 (ARA)2: “4 Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. 5 Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força.

“Ame o Senhor, seu Deus, de todo o seu coração”? É interessante que, em meio às advertências, regras e disposições, o povo foi chamado a amar o Senhor e a fazer isso “de todo o seu coração, de toda a sua alma e com toda a sua força”, o que aponta para a natureza absoluta desse amor.

Amar a Deus de todo o coração, alma e força significa que esse amor deve estar acima do amor por tudo e todos, pois o Senhor é o fundamento de todo o nosso ser, existência e tudo o mais. O amor por Ele deve colocar na perspectiva adequada o amor por todas as pessoas e por todas as coisas.

Em hebraico, a palavra “seu”, usada nas expressões “seu Deus”, “seu coração” e “sua força”, está no singular. Sim, Deus estava falando ao povo como um todo, mas o todo é tão forte quanto as partes. O Senhor deseja que cada um de nós, embora seja parte de um corpo maior, seja fiel a Ele, individualmente. O fundamento dessa fidelidade deve ser nosso amor por Ele, por quem Ele é e pelo que fez por nós.

Domingo, 17 de outubro de 2021. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. A verdade presente em Deuteronômio. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 506, out. nov. dez. 2021. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s