Guardando o sábado

Lições da Bíblia1

Deus ordena que Seu povo guarde o sábado. Junto com os mandamentos “não matarás” e “não furtarás” está o mandamento para lembrarmos do Seu dia, mesmo que a Bíblia não dê detalhes de como devemos guardá-lo exatamente.

6. Que atmosfera deve ser criada e promovida no sábado? Sl 92; Is 58:13

Sl 92 (ARA)2: “1 Bom é render graças ao Senhor e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo, 2 anunciar de manhã a tua misericórdia e, durante as noites, a tua fidelidade, 3 com instrumentos de dez cordas, com saltério e com a solenidade da harpa. 4 Pois me alegraste, Senhor, com os teus feitos; exultarei nas obras das tuas mãos. 5 Quão grandes, Senhor, são as tuas obras! Os teus pensamentos, que profundos! 6 O inepto não compreende, e o estulto não percebe isto: 7 ainda que os ímpios brotam como a erva, e florescem todos os que praticam a iniquidade, nada obstante, serão destruídos para sempre; 8 tu, porém, Senhor, és o Altíssimo eternamente. 9 Eis que os teus inimigos, Senhor, eis que os teus inimigos perecerão; serão dispersos todos os que praticam a iniquidade. 10 Porém tu exaltas o meu poder como o do boi selvagem; derramas sobre mim o óleo fresco. 11 Os meus olhos veem com alegria os inimigos que me espreitam, e os meus ouvidos se satisfazem em ouvir dos malfeitores que contra mim se levantam. 12 O justo florescerá como a palmeira, crescerá como o cedro no Líbano. 13 Plantados na Casa do Senhor, florescerão nos átrios do nosso Deus. 14 Na velhice darão ainda frutos, serão cheios de seiva e de verdor, 15 para anunciar que o Senhor é reto. Ele é a minha rocha, e nele não há injustiça.”

Is 58:13 (ARA)2: “Se desviares o pé de profanar o sábado e de cuidar dos teus próprios interesses no meu santo dia; se chamares ao sábado deleitoso e santo dia do Senhor, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, não pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falando palavras vãs,

Visto que a guarda do sábado significa celebrar a criação e a redenção, sua atmosfera deve ser de alegria e deleite no Senhor, não de tristeza.

A lembrança do sábado não começa no sétimo dia. Como o primeiro sábado foi o ponto alto da criação, devemos “nos lembrar do sábado” durante a semana e planejar para deixar de lado o trabalho semanal e santificar o sábado quando ele chegar. A preparação intencional durante a semana e especialmente no dia de preparação (Mc 15:42) – a sexta-feira – é essencial e aumenta a alegria, à medida que cresce a expectativa para esse dia especial.

7. Que aspecto importante da guarda do sábado é destacado em Levítico 19:3?

Levítico 19:3 (ARA)2: “Cada um respeitará a sua mãe e o seu pai e guardará os meus sábados. Eu sou o Senhor, vosso Deus.”

A guarda do sábado também significa cultivar o relacionamento com a família e os amigos. Deus concede tempo para uma concentrada comunhão com a família e inclui o descanso até para os servos e os animais (Êx 20:8-11). O sábado e a família andam juntos.

Embora o tempo para descanso e para a família sejam princípios importantes, a guarda do sábado também significa adorar a Deus coletivamente com a família da igreja. Jesus participou de cultos de adoração e os promoveu (Lv 23:3 [“Seis dias trabalhareis, mas o sétimo será o sábado do descanso solene, santa convocação; nenhuma obra fareis; é sábado do Senhor em todas as vossas moradas.”; Lc 4:16 [“Indo para Nazaré, onde fora criado, entrou, num sábado, na sinagoga, segundo o seu costume, e levantou-se para ler.”]; Hb 10:25 [“Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima.”]).

Mesmo que nossa rotina e ritmo semanal sejam apressados, no fundo do nosso coração, há um anseio pelo verdadeiro descanso sabático e pela comunhão com o Criador. Ao nos lembrarmos de interromper nossos negócios, de planejar passar mais tempo com Deus e de nutrir os relacionamentos, entramos no ritmo e no descanso do sábado.

Qual tem sido sua experiência com o sábado e com as bênçãos que obtemos de sua guarda? O que mais você pode fazer para torná-lo o momento sagrado que deveria ser?

Quinta-feira, 26 de agosto de 2021. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Descanso em Cristo. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 505, jul. ago. set. 2021. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s