O custo do descanso – Estudo adicional

Lições da Bíblia1

“O arrependimento de Davi foi sincero e profundo. Não houve esforço para atenuar seu delito. Sua oração não foi inspirada em nenhum desejo de escapar dos juízos que o ameaçavam. […], percebeu a contaminação de sua alma e sentiu repugnância por si mesmo em consequência de seu pecado. Não era unicamente pelo perdão que ele orava, mas pela pureza de coração. […] Nas promessas de Deus aos pecadores arrependidos, ele via a prova de seu perdão e aceitação. ‘[…] Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; Coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus’ (Sl 51:16, 17). […] Embora Davi tivesse caído, o Senhor o levantou. […] Davi se humilhou e confessou seu pecado, enquanto Saul desprezou a reprovação e endureceu o coração na impenitência. Esse episódio da história de Davi […] é uma das mais fortes ilustrações que nos são dadas sobre as lutas e tentações da humanidade, do arrependimento genuíno […].”

“Em todos os séculos, […] milhares dos filhos de Deus, quando traídos pelo pecado […], têm se lembrado [… do] arrependimento e [… da] confissão sincera de Davi [e] essas pessoas têm encontrado ânimo para se arrependerem e para andar novamente no caminho dos mandamentos de Deus. “Todos aqueles que […] se humilharem em confissão e arrependimento, como fez Davi, podem ter certeza de que existe esperança para eles. […] O Senhor nunca rejeitará uma pessoa verdadeiramente arrependida” (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 725, 726).

Perguntas para consideração 1. Como equilibrar a consciência do pecado com a certeza do perdão? 2. Por que todo pecado, em última instância, é contra Deus? O que significa isso? 3. O que dizer às pessoas que não aceitam que os inocentes sofram? Como explicar o amor de Deus nessas situações? O grande conflito oferece uma perspectiva proveitosa? 4. A Bíblia narra a sórdida história de Davi e Bate-Seba. Qual é o propósito desse relato? 5. O pecado nos separa de Deus (Sl 51:11, 12). Como isso acontece? Por que essa separação é tão desconfortável? Por que a promessa da graça é o único remédio para a culpa?

Sexta-feira, 23 de julho de 2021. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Descanso em Cristo. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 505, jul. ago. set. 2021. Adulto, Professor. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s