Hipocrisia

Lições da Bíblia1

Um hipócrita é um fingidor, que deseja parecer ser alguém que não é. O termo é usado sete vezes em Mateus 23 no discurso em que Jesus humilhou os escribas e fariseus, a principal liderança religiosa judaica (Mt 23:13, 14, 15, 23, 25, 27, 29). Nos evangelhos, Jesus ofereceu graça e perdão aos adúlteros, cobradores de impostos, prostitutas e assassinos, mas Ele demonstrou pouca compaixão pelos hipócritas (Mt 6:2, 5, 16; Mt 7:5; Mt 15:7-9; Mt 22:18).

5. Quais são as quatro características principais de um hipócrita? Mt 23:1-13

“1 Então, falou Jesus às multidões e aos seus discípulos: 2 Na cadeira de Moisés, se assentaram os escribas e os fariseus. 3 Fazei e guardai, pois, tudo quanto eles vos disserem, porém não os imiteis nas suas obras; porque dizem e não fazem. 4 Atam fardos pesados [e difíceis de carregar] e os põem sobre os ombros dos homens; entretanto, eles mesmos nem com o dedo querem movê-los.Praticam, porém, todas as suas obras com o fim de serem vistos dos homens; pois alargam os seus filactérios e alongam as suas franjas. 6 Amam o primeiro lugar nos banquetes e as primeiras cadeiras nas sinagogas, 7 as saudações nas praças e o serem chamados mestres pelos homens. 8 Vós, porém, não sereis chamados mestres, porque um só é vosso Mestre, e vós todos sois irmãos. 9 A ninguém sobre a terra chameis vosso pai; porque só um é vosso Pai, aquele que está nos céus. 10 Nem sereis chamados guias, porque um só é vosso Guia, o Cristo. 11 Mas o maior dentre vós será vosso servo. 12 Quem a si mesmo se exaltar será humilhado; e quem a si mesmo se humilhar será exaltado. 13 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque fechais o reino dos céus diante dos homens; pois vós não entrais, nem deixais entrar os que estão entrando!”

Jesus associou quatro características aos escribas e fariseus. No âmbito do judaísmo do 1o século d.C., os fariseus representavam os conservadores religiosos. Eles estavam interessados na lei escrita e oral e enfatizavam a pureza ritual. No outro âmbito estavam os saduceus, um grupo de líderes, em sua maioria ricos, frequentemente associados à elite da classe sacerdotal. Eles eram muito helenizados (falavam grego e estavam familiarizados com a filosofia grega) e não acreditavam no juízo nem na ressurreição. Poderíamos descrevê-los como liberais. Ambos os grupos eram culpados de hipocrisia.

De acordo com Jesus, somos hipócritas quando não fazemos o que dizemos, quando tornamos a religião mais difícil para os outros sem aplicar os mesmos padrões a nós mesmos, quando queremos que outros aplaudam nosso fervor religioso e quando exigimos honra e reconhecimento que pertencem apenas ao Pai celestial.

Jesus proferiu palavras severas e diretas, mas Seu envolvimento com aqueles que Ele chamou de hipócritas foi cheio de amor e preocupação.

“Jesus olhou demoradamente para o templo e, depois, para os ouvintes. No rosto do Filho de Deus, estava estampada a misericórdia divina. Com uma voz agitada por profunda angústia de coração e amargas lágrimas, Ele exclamou: ‘Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes quis Eu reunir os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das asas, e vós não o quisestes!’” (Mt 23:37; Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 620).

É preciso ser líder religioso para ser culpado da hipocrisia que Jesus tão veementemente condenou nesse texto? Vemos hipocrisia em nós mesmos? Como podemos nos livrar dela?

Quarta-feira, 14 de julho de 2021. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Descanso em Cristo. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 505, jul. ago. set. 2021. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s