Definição de descanso no Antigo Testamento

Lições da Bíblia1

Todos precisamos de descanso. Por essa razão, encontramos esse tema em toda a Bíblia. Deus nos criou para realizar atividades que devem ser interrompidas pelo descanso.

Vários termos hebraicos denotam repouso. O descanso de Deus no sétimo dia recém-criado (Gn 2:2, 3) é descrito com o verbo shabbat (“parar de trabalhar; descansar, tirar férias”), a forma verbal do substantivo “sábado”. Esse verbo é usado em Êxodo 5:5 de forma causativa e é traduzido como “fazer alguém descansar” de seu trabalho. O irado faraó acusou Moisés de querer que o povo descansasse de suas tarefas.

A referência ao descanso de Deus no sétimo dia, o sábado, no quarto mandamento é expressa pela forma verbal hebraica nuakh (Êx 20:11; Dt 5:14). O verbo é traduzido como “repousar” em Jó 3:13 ou, mais figurativamente, “parar”, referindo-se à arca da aliança em Números 10:36. Em 2 Reis 2:15 lemos que o espírito de Elias “repousou” sobre Eliseu.

Outra forma verbal importante é shaqat, “ficar em repouso, conceder alívio, ficar quieto”. Essa forma é usada em Josué 11:23 para descrever o descanso da terra após a guerra da conquista inicial de Josué. O termo parece indicar “paz” nos livros de Josué e Juízes.

O verbo raga’ indica “descanso”. Nas advertências contra a desobediência, Deus disse a Israel que eles não teriam descanso no exílio (Dt 28:65). O mesmo verbo aparece em uma forma causativa em Jeremias 50:34, descrevendo a incapacidade de proporcionar descanso.

5. Leia Deuteronômio 31:16 e 2 Samuel 7:12. A qual tipo de descanso esses textos se referem?

Deuteronômio 31:16 (ARA)2: “Disse o Senhor a Moisés: Eis que estás para dormir com teus pais; e este povo se levantará, e se prostituirá, indo após deuses estranhos na terra para cujo meio vai, e me deixará, e anulará a aliança que fiz com ele.”

2 Samuel 7:12 (ARA)2: “Quando teus dias se cumprirem e descansares com teus pais, então, farei levantar depois de ti o teu descendente, que procederá de ti, e estabelecerei o seu reino.”

Esses versos usam uma expressão idiomática do verbo shakab que significa literalmente “deitar-se; dormir”. Na aliança com Davi, Deus prometeu ao rei: “Quando os seus dias se completarem e você descansar com os seus pais, então farei surgir depois de você o seu descendente” (2Sm 7:12).

Essa lista de verbos hebraicos para descanso esclarece que o conceito teológico de descanso não está conectado a uma ou duas palavras especiais. Descansamos individual e coletivamente. O descanso nos afeta física, social e emocionalmente e não se limita apenas ao sábado.

A morte é um inimigo que será eliminado. Por mais que choremos a perda dos nossos queridos, por que é reconfortante saber que, pelo menos por enquanto, eles estão descansando?

Terça-feira, 29 de junho de 2021. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Descanso em Cristo. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 505, jul. ago. set. 2021. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s