Nova aliança e vida eterna

Lições da Bíblia1

“Então Jesus declarou: – Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em Mim, ainda que morra, viverá. E todo o que vive e crê em Mim não morrerá eternamente” (Jo 11:25, 26).

Existem duas dimensões da vida eterna. A dimensão presente proporciona ao cristão uma experiência de vida abundante hoje (Jo 10:10), que inclui as muitas promessas que recebemos para nossa vida aqui na Terra.

A dimensão futura é, evidentemente, a vida eterna – a promessa da ressurreição (Jo 5:28, 29; 6:39). Embora ainda esteja no futuro, esse é o único evento que faz todo o restante valer a pena, que coroa todas as nossas esperanças como cristãos.

5. O que Jesus quis dizer com os versos de hoje? Onde se encontra a vida eterna? Ele disse que os que vivem e creem Nele, ainda que morram, jamais morrerão eternamente. Como entender essas palavras? Ap 2:11; 20:6, 14; 21:8

Ap 2:11 (ARA)2: “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O vencedor de nenhum modo sofrerá dano da segunda morte.

Ap 20:6, 14 (ARA)2: “6 Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre esses a segunda morte não tem autoridade; pelo contrário, serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele os mil anos. […] 14 Então, a morte e o inferno foram lançados para dentro do lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo.”

Ap 21:8 (ARA)2: “Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte.

Todo ser humano morre, mas, de acordo com Jesus, essa morte é apenas um sono, um hiato temporário que – para os que Nele creem – terminará na ressurreição. Quando Cristo retornar, os que morreram Nele ressuscitarão imortais, e os seguidores de Cristo que estiverem vivos serão, num piscar de olhos, transformados em imortais. Todos os fiéis terão o mesmo tipo de corpo glorificado. A imortalidade começará nesse momento para o povo de Deus.

Que grande alegria saber que nosso fim não está na sepultura, mas teremos uma nova vida, que durará para sempre!

“Cristo Se tornou uma mesma carne conosco, a fim de que possamos nos tornar um só espírito com Ele. É por essa união que ressurgiremos do sepulcro – não somente como manifestação do poder de Cristo, mas porque, mediante a fé, Sua vida se tornou nossa. Os que veem Jesus em Seu verdadeiro caráter, e O recebem no coração, têm vida eterna. É por meio do Espírito que Cristo habita em nós; e o Espírito de Deus, recebido no coração pela fé, é o princípio da vida eterna” (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 388).

De que modo podemos desfrutar agora dos benefícios da vida eterna? O que essa promessa faz por nós hoje? Escreva alguns exemplos práticos. Como você poderia compartilhar essa esperança com alguém que está lutando com a morte de um ente querido e outros problemas?

Quarta-feira, 23 de junho de 2021. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. A promessa: a aliança eterna de Deus. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 504, abr. maio. jun. 2021. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s