Os princípios fundamentais da aliança

Lições da Bíblia1

“Agora, pois, se ouvirem atentamente a Minha voz e guardarem a Minha aliança, vocês serão a Minha propriedade peculiar dentre todos os povos. Porque toda a terra é Minha” (Êx 19:5).

Na semana passada, mencionamos a queda da humanidade, que ocorreu devido ao pecado de nossos primeiros pais. A lição desta semana é um resumo do trimestre, visto que a cada dia examinaremos as primeiras alianças, que eram, à sua maneira, manifestações da verdade presente da verdadeira aliança, ratificada no Calvário pelo sangue de Jesus, a aliança em que, como cristãos, entramos com nosso Senhor.

Começaremos nosso estudo com a aliança que Deus fez com Noé para poupá-lo da destruição, bem como sua família. Então falaremos da aliança com Abraão, rica e repleta de promessas a nós; depois, passaremos à aliança no Sinai e à importância do que foi proclamado ali; e finalmente estudaremos a nova aliança, para qual as outras apontavam. Tudo isso será estudado com mais profundidade nas próximas semanas. Esta semana será apenas uma prévia.

Resumo da semana: O que significa a aliança? Quais elementos a compõem? Que aliança Deus fez com Noé? Que esperança podia ser encontrada na aliança com Abraão? Qual é a função da fé e das obras humanas na aliança? Seria a aliança apenas um acordo ou ela tem aspectos relacionais? Qual é a essência da “nova aliança”?

Sábado, 03 de abril de 2021. Saiba mais, faça um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. A promessa: a aliança eterna de Deus. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 504, abr. maio. jun. 2021. Adulto, Professor. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s