Tartarugas do começo ao fim

Lições da Bíblia1

“No princípio, Deus criou os céus e a Terra” (Gn 1:1).

Um cientista havia acabado de dar uma palestra sobre as órbitas dos planetas ao redor do Sol e a órbita do Sol ao redor do centro da galáxia, quando uma senhora idosa, de tênis preto, levantou-se e disse que a Terra era um disco plano assentado no casco de uma tartaruga. O cientista, brincando, perguntou em que a tartaruga estava assentada, e ela respondeu que estava assentada em outra tartaruga. O cientista continuou em tom de gracejo: “Senhora, e no que essa outra tartaruga está assentada?” Ela respondeu: “Em outra tartaruga”, mas antes que ele pudesse questionar no que aquela outra tartaruga estava assentada, ela gesticulou com o dedo indicando que não e retrucou: “Poupe o fôlego, filho, são tartarugas do começo ao fim”.

Embora engraçada, essa história lida com a questão mais crucial da existência humana – a natureza do Universo. O que é esse mundo no qual nos encontramos sem que tivéssemos feito essa escolha? Por que estamos aqui? Como chegamos aqui? E para onde estamos indo?

Essas são as perguntas mais fundamentais que as pessoas podem fazer, pois nossa compreensão de quem somos e de como chegamos aqui afetará nossa compreensão de como vivemos e como agimos enquanto estamos aqui.

1. Leia os seguintes textos: Gn 1:1; Sl 100:3; Is 40:28; At 17:26; Ef 3:9; Hb 1:2, 10. Como cada um deles responde às perguntas acima? Que aspecto todos eles têm em comum?

Gênesis 1:1 (ARA)2: “1 No princípio, criou Deus os céus e a terra.”

Salmo 100:3 (ARA)2: “Sabei que o Senhor é Deus; foi ele quem nos fez, e dele somos; somos o seu povo e rebanho do seu pastoreio.”

Isaías 40:28 (ARA)2: “Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da terra, nem se cansa, nem se fatiga? Não se pode esquadrinhar o seu entendimento.”

Atos 17:26 (ARA)2: “de um só fez toda a raça humana para habitar sobre toda a face da terra, havendo fixado os tempos previamente estabelecidos e os limites da sua habitação;”

Efésios 3:9 (ARA)2: “e manifestar qual seja a dispensação do mistério, desde os séculos, oculto em Deus, que criou todas as coisas,”

Hebreus 1:2, 10 (ARA)2: “nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo. […] Ainda: No princípio, Senhor, lançaste os fundamentos da terra, e os céus são obra das tuas mãos;”

Em Gênesis 1:1, e mesmo em outros textos, o Senhor não tenta provar que Ele é o Criador. Não há argumentação elaborada para defender esse conceito. Em vez disso, o argumento é colocado de maneira simples e clara, sem uma tentativa de justificá-lo, explicá-lo ou prová-lo. Ou o aceitamos pela fé, ou não o aceitamos. Na verdade, a fé é a única maneira de aceitá-lo, por uma simples razão: nenhum de nós estava aqui para ver o processo de criação. Seria uma impossibilidade lógica estarmos presentes em nossa própria criação. Mesmo os secularistas, seja qual for sua visão das origens, têm que aceitar essa visão pela fé pela mesma razão que nós, criacionistas, temos: nenhum de nós estava lá para ver o evento.

Ainda que Deus peça que creiamos Nele como Criador, Ele nos dá razões para crer. Ao percebermos que há certa quantidade de fé necessária em quase tudo que acreditamos, por que faz sentido crer que estamos aqui porque um Criador propositalmente nos colocou no mundo, em lugar de achar que nossas origens estejam enraizadas no acaso?

Domingo, 28 de março de 2021. Saiba mais, faça um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. A promessa: a aliança eterna de Deus. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 504, abr. maio. jun. 2021. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s