O problema da idolatria (Is 40:19, 20)

Lições da Bíblia1

A idolatria destrói um relacionamento íntimo e singular com Deus ao substituí-Lo por outra coisa (Êx 20:4, 5; Is 42: 8). Portanto, os profetas se referiram à idolatria como “adultério” espiritual (Jr 3:6-9; Ez 16:15-19).

9. Como Isaías caracterizou os ídolos (Is 41:29)? Por que essa descrição de um ídolo é tão precisa?

Isaías 41:29 (ARA)2: “Eis que todos são nada; as suas obras são coisa nenhuma; as suas imagens de fundição, vento e vácuo.”

Os idólatras antigos acreditavam que adoravam poderosas divindades por meio de imagens ou símbolos dessas divindades. A adoração de um ídolo como representação de outro deus é uma transgressão do primeiro mandamento: “Não tenha outros deuses diante de Mim” (Êx 20:3). Mas se a intenção era que o ídolo representasse o Deus verdadeiro, como no caso do bezerro de ouro (Êx 32:4, 5), o Senhor também rejeitava o ídolo como uma semelhança de Si mesmo, pois ninguém sabe retratá-Lo (Dt 4:15-19), e nada pode representar Sua glória e grandeza incomparáveis. Portanto, um ídolo em si funciona como outro deus, e adorá-lo é uma transgressão do primeiro e do segundo mandamentos.

O povo de Deus não precisava de ídolos, pois tinha com ele Sua verdadeira presença na Shekinah, no santuário. Adorar um ídolo era substituir e, portanto, negar a presença real do Deus verdadeiro.

10. Que tipo de idolatria enfrentamos hoje? A idolatria tem aparecido em formas mais sutis na igreja? Como?

Tudo aquilo que colocamos acima do Criador é considerado um ídolo. Os ídolos modernos podem ser diversos: dinheiro, poder, TV, internet etc.

“Muitos que levam o nome de cristãos têm servido a outros deuses além do Senhor. Nosso Criador exige suprema devoção e primazia na lealdade. Qualquer coisa que tenha a tendência de diminuir nosso amor a Deus ou de interferir no serviço devido a Ele, torna-se dessa forma um ídolo” (Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, v. 2, p. 1118).

Os escritos antigos mostram que a idolatria era sedutora, pois se tratava de materialismo. Usando modos de adoração com os quais as pessoas se identificavam, os idólatras honravam forças que, segundo sua crença, proporcionavam fertilidade e prosperidade. Era a religião de autoajuda. Parece familiar?

Pouco antes da volta do Senhor, tendo Seu caminho sido preparado pela obra de uma mensagem de reconciliação final de Elias (Ml 4), a escolha será a mesma dos dias de Isaías: adoraremos o Criador ou adoraremos outra coisa? (Ap 13; 14). No fim, sempre adoramos algo.

Quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021. Saiba mais, faça um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Isaías: Consolo para o povo de Deus. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 503, jan. fev. mar. 2021. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s