Um Filho nos foi dado (Is 9:6, 7)

Lições da Bíblia1

Essa passagem apresenta o terceiro nascimento especial no livro de Isaías, após a menção dos nascimentos de Emanuel e Maer-Salal-Hás-Baz.

4. O que há de especial no Filho descrito nesses versos? Is 9:6, 7

Isaías 9:6, 7 (ARA)2: “6 Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz; 7 para que se aumente o seu governo, e venha paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, para o estabelecer e o firmar mediante o juízo e a justiça, desde agora e para sempre. O zelo do Senhor dos Exércitos fará isto.”

A.(  ) Os nomes dados ao Filho e o Seu reino, que duraria para sempre.
B.(  ) A velocidade com a qual Ele conquistaria os reinos.

Resposta sugestiva: Alternativa A.

O Libertador possui vários nomes que O descrevem. No antigo Oriente Próximo, reis e divindades tinham vários nomes para mostrar sua grandeza.

Ele foi chamado de “Maravilhoso”. Semelhantemente, o divino Anjo do SENHOR havia descrito, para o pai de Sansão, o Seu próprio nome como “maravilhoso” (a raiz hebraica é a mesma) e depois subido ao Céu na chama sacrifical no altar de Manoá (Jz 13:18, 20), prefigurando assim a oferta de Si mesmo que ocorreria mais de mil anos depois.

Ele foi referido como divino (“Deus Forte”) e Criador eterno (“Pai da eternidade”; Lc 3:38: “[…] Adão, filho de Deus”).

Ele é um Rei da dinastia de Davi; Seu reino de paz será eterno.

5. Dados esses atributos, quem somente poderia ser esse Filho? (Lc 2:8-14). Assinale a alternativa correta:

Lucas 2:8-14 (ARA)2: “8 Havia, naquela mesma região, pastores que viviam nos campos e guardavam o seu rebanho durante as vigílias da noite. 9 E um anjo do Senhor desceu aonde eles estavam, e a glória do Senhor brilhou ao redor deles; e ficaram tomados de grande temor. 10 O anjo, porém, lhes disse: Não temais; eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo: 11 é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor. 12 E isto vos servirá de sinal: encontrareis uma criança envolta em faixas e deitada em manjedoura. 13 E, subitamente, apareceu com o anjo uma multidão da milícia celestial, louvando a Deus e dizendo: 14 Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem.”

A.( ) João Batista.
B.( ) Jesus Cristo.

Resposta sugestiva: Alternativa B.

Alguns tentaram identificá-Lo com Ezequias, mas a descrição ultrapassa em muito qualquer ser humano comum. Somente uma Pessoa Se encaixa: Jesus, o Filho de Deus e Criador (Jo 1:1-3, 14; Cl 1:5-17; 2:9; Hb 1:2), que nasceu para nós, a fim de nos salvar e nos dar a paz. Ele recebeu toda a autoridade no Céu e na Terra e está sempre conosco (Mt 28:18-20). Embora tenha mantido Sua divindade, Ele também Se tornou um ser humano para sempre, capaz de compadecer-Se de nossas fraquezas (Hb 4:15). “Um Filho se nos deu”… para sempre!

“Quando Cristo veio ao nosso mundo, Satanás estava em campo e disputou cada palmo de avanço em Sua vereda desde a manjedoura até o Calvário. Satanás havia acusado a Deus de exigir abnegação dos anjos, quando nada sabia Ele mesmo do que isso significava, e quando Ele mesmo nenhum sacrifício fazia em favor de outros. […] Cristo veio ao mundo para desfazer essas falsas acusações e revelar o Pai” (Ellen G. White, Testemunhos Seletos, v. 1, p. 406, 407).

O que essa citação revela sobre o caráter de Deus?

Segunda-feira, 25 de janeiro de 2021. Saiba mais, faça um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Isaías: Consolo para o povo de Deus. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 503, jan. fev. mar. 2021. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s