O significado de um nome (Is 8:1-10)

Lições da Bíblia1

Imagine que você estivesse jogando bola com o segundo filho de Isaías. Quando terminasse de dizer “Maer-Salal-Hás-Baz, jogue a bola para mim”, seria tarde demais. Porém, o significado desse nome era ainda mais longo que o próprio nome: “Rápido-Despojo-Presa-Segura”.

5. O nome do menino tinha a ver com uma rápida conquista. Qual seria o reino conquistador e qual seria conquistado? (Is 8:4). Assinale a alternativa correta:

Isaías 8:4 (ARA)2: “Porque antes que o menino saiba dizer meu pai ou minha mãe, serão levadas as riquezas de Damasco e os despojos de Samaria, diante do rei da Assíria.

A.( ) Israel conquistaria a Assíria.

B.( ) A Assíria conquistaria Damasco e Samaria

Resposta sugestiva: Alternativa B.

Isaías 8:1-10 reforça a mensagem do capítulo 7. Antes que a criança alcançasse certa idade, a Assíria tomaria os despojos de guerra das capitais da Síria e do Israel do Norte. Além disso, visto que Judá havia recusado a mensagem divina de segurança, representada pelas águas que fluíam brandamente de Siloé em Jerusalém, Judá seria dominada pelo forte poder da Assíria, representado pela inundação do grande rio Eufrates.

Como Acaz tinha se voltado para a Assíria, os nomes dos filhos de Isaías se referiam a Judá, bem como ao Israel do Norte: “Rápido-Despojo-Presa-Segura”, mas “Um-Resto-Volverá”. Por que ainda havia esperança? Porque, embora a Assíria inundasse a terra de Emanuel (Is 8:8, NVI), Deus era com eles (Is 8:10). Vemos um tema que permeia o livro de Isaías: ainda que houvesse juízos sobre os inimigos de Deus em Judá e em outras nações, enviados na forma de desastres militares, sofrimento e exílio, o Senhor estaria com os fiéis sobreviventes do Seu povo e os restauraria à sua terra.

6. Por que Isaías declarou que registrou legalmente o nome de seu filho e que teve relações conjugais com sua esposa, “a profetisa”? Is 8:1-3

Isaías 8:1-3 (ARA)2: “1 Disse-me também o Senhor: Toma uma ardósia grande e escreve nela de maneira inteligível: Rápido-Despojo-Presa-Segura. 2 Tomei para isto comigo testemunhas fidedignas, a Urias, sacerdote, e a Zacarias, filho de Jeberequias. 3 Fui ter com a profetisa; ela concebeu e deu à luz um filho. Então, me disse o Senhor: Põe-lhe o nome de Rápido-Despojo-Presa-Segura.

A precisão temporal do nascimento desse filho era fundamental para o seu significado como sinal. Semelhantemente ao sinal do Emanuel, o período desde a concepção e o nascimento da criança até o momento em que a Assíria derrotaria Israel e a Síria seria menor do que o tempo que o garoto levaria para chamar o pai ou a mãe (Is 8:4). Quando Isaías registrou o nome do menino antes de sua concepção, fez da criança e do nome dela uma profecia que seria provada em eventos subsequentes.

Apesar dos erros de Seu povo, o Senhor estava disposto a salvá-lo. Essa realidade se aplica a nós, especialmente quando falhamos e caímos em nossa vida espiritual?

Terça-feira, 19 de janeiro de 2021. Saiba mais, faça um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Isaías: Consolo para o povo de Deus. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 503, jan. fev. mar. 2021. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s