Trabalho e educação

Lições da Bíblia

“A vocação ou o trabalho tratam daquilo que ‘fazemos’ na vida. Mesmo as pessoas com os trabalhos mais intelectuais acabam, de alguma forma, realizando algum trabalho físico, mesmo que isso signifique simplesmente pressionar as teclas do computador.”1

“2. O que os textos a seguir nos ensinam sobre o trabalho – usando as ‘mãos’ como símbolo?”1

Dt 16:15 (ARA)2: “Sete dias celebrarás a festa ao Senhor, teu Deus, no lugar que o Senhor escolher, porque o Senhor, teu Deus, há de abençoar-te em toda a tua colheita e em toda obra das tuas mãos, pelo que de todo te alegrarás.”

Ec 9:10 (ARA)2: “Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque no além, para onde tu vais, não há obra, nem projetos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.”

Pv 21:25 (ARA)2: “O preguiçoso morre desejando, porque as suas mãos recusam trabalhar.”

Jr 1:16 (ARA)2: “Pronunciarei contra os moradores destas as minhas sentenças, por causa de toda a malícia deles; pois me deixaram a mim, e queimaram incenso a deuses estranhos, e adoraram as obras das suas próprias mãos.

“Deus nos deu a ‘obra das nossas mãos’ para que pudéssemos encontrar satisfação e alegria (veja Pv 10:4 [‘O que trabalha com mão remissa empobrece, mas a mão dos diligentes vem a enriquecer-se.’]; 12:14 [‘Cada um se farta de bem pelo fruto da sua boca, e o que as mãos do homem fizerem ser-lhe-á retribuído.’]). Na psicologia, a ‘autoeficácia’ descreve a crença de que toda pessoa tem a capacidade de realizar algo significativo na vida. Não aumentamos nossa autoeficácia repetindo as palavras ‘Eu acredito que posso! Eu acredito que posso!’. Precisamos também fazer alguma coisa. Só então aumentamos a nossa autoeficácia.”1

“Embora ‘a obra das nossas mãos’ seja uma bênção de Deus para nós (veja Sl 90:17 [‘Seja sobre nós a graça do Senhor, nosso Deus; confirma sobre nós as obras das nossas mãos, sim, confirma a obra das nossas mãos.’]) e possibilite que vivamos de maneira significativa, o plano supremo de Deus é que ‘a obra das nossas mãos’ abençoe os outros. Paulo declarou que devemos trabalhar, fazendo algo útil com nossas mãos, para que possamos ter algo a compartilhar com os outros (Ef 4:28). Ele certamente viveu por este princípio:”1

“Vós mesmos sabeis que estas mãos serviram para o que me era necessário a mim e aos que estavam comigo. Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é mister socorrer os necessitados e recordar as palavras do próprio Senhor Jesus: Mais bem-aventurado é dar que receber” (At 20:34, 35).

“A oração simples de Neemias deve ser a nossa: ‘Agora, pois, ó Deus, fortalece as minhas mãos’ (Ne 6:9).”1

“Qual é a sua atitude em relação ao trabalho? De que maneira você pode usar mais o seu trabalho para ser uma bênção para os outros?”1

Segunda-feira, 07 de dezembro de 2020. Saiba mais, faça um Curso Bíblico

Leia o livro Esperança viva,
baixe o seu exemplar gratuitamente

Viva com Esperança
SEGREDOS PARA TER SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA
Quanto você pagaria para conhecer os segredos do bem-estar?
Ter ótima saúde é algo que todos desejamos, mas, infelizmente, muitas pessoas só percebem isso depois que a perdem.
Viva Com Esperança mostra maneiras simples de evitar assassinos crônicos como câncer, diabetes, problemas do coração e obesidade. Aqui você descobrirá os reais benefícios da boa nutrição para o corpo e a mente. Além disso, encontrará a fórmula para aumentar a resiliência e verá como o amor e o perdão restauram o coração.
Ao percorrer as páginas deste livro, você certamente será desafiado a fazer ajustes no rumo de sua vida. Coloque em prática os princípios revelados neste best-seller e você ficará surpreso com os incríveis resultados.

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Educação e redenção. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 502, out. nov. dez. 2020. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s