Uma Terra plana?

Lições da Bíblia

“É comum a crença de que muitos no mundo antigo pensavam que a Terra fosse plana. No entanto, a maioria das pessoas, por várias razões, entendia que a Terra era redonda. Mesmo assim, ainda hoje, alguns alegam que a Bíblia ensina que a Terra é plana.”1

“1. Leia Apocalipse 7:1; 20:7, 8. Qual é o contexto desses versos? Eles ensinam o conceito de uma Terra plana?”1

Apocalipse 7:1 (ARA): “Depois disto, vi quatro anjos em pé nos quatro cantos da terra, conservando seguros os quatro ventos da terra, para que nenhum vento soprasse sobre a terra, nem sobre o mar, nem sobre árvore alguma.”

Apocalipse 20:7, 8 (ARA): “7 Quando, porém, se completarem os mil anos, Satanás será solto da sua prisão 8 e sairá a seduzir as nações que há nos quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, a fim de reuni-las para a peleja. O número dessas é como a areia do mar.”

“João, o autor desses textos, escreveu uma profecia do fim dos tempos, descrevendo os quatro anjos do Céu ‘em pé nos quatro cantos da Terra, conservando seguros os quatro ventos’ (Ap 7:1). Ele repetiu a palavra ‘quatro’ três vezes para ligar os anjos aos quatro pontos cardeais.”1

“Em suma, ele apenas usou linguagem figurada, como fazemos hoje quando dizemos, por exemplo, que ‘o Sol está se pondo’ ou que o vento ‘veio do oriente’.”

“Insistir em uma interpretação literal de textos proféticos quando o contexto indica uma ideia figurativa de norte, sul, leste e oeste, é tirar essas passagens do contexto e fazê-las ensinar algo que não ensinam. Afinal, quando Jesus disse: ‘Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias’ (Mt 15:19), Ele não estava falando sobre fisiologia, nem do coração humano literal. Jesus usou uma figura de linguagem para defender um argumento moral.”1

“2. O que Jó 26:7-10 e Isaías 40:21, 22 ensinam sobre a natureza da Terra? Assinale a alternativa correta:”

Jó 26:7-10 (ARA)2:  7 Ele estende o norte sobre o vazio e faz pairar a terra sobre o nada. 8 Prende as águas em densas nuvens, e as nuvens não se rasgam debaixo delas. 9 Encobre a face do seu trono e sobre ele estende a sua nuvem. 10 Traçou um círculo à superfície das águas, até aos confins da luz e das trevas.”

Isaías 40:21, 22 (ARA)2: 21 Acaso, não sabeis? Porventura, não ouvis? Não vos tem sido anunciado desde o princípio? Ou não atentastes para os fundamentos da terra? 22 Ele é o que está assentado sobre a redondeza da terra, cujos moradores são como gafanhotos; é ele quem estende os céus como cortina e os desenrola como tenda para neles habitar;”

A.( ) A Terra é quadrada e plana.
B.( ) A Terra está suspensa no espaço e é redonda.

“Em Jó 26:7, a Terra foi descrita como estando suspensa no espaço: ‘Ele estende o norte sobre o vazio e faz pairar a Terra sobre o nada.’ A Terra é ‘um círculo’ ou esfera (Jó 26:10). Isaías 40:22 declara: ‘Ele é o que está assentado sobre a redondeza da Terra, cujos moradores são como gafanhotos; é Ele quem estende os céus como cortina.’”1

Coloque-se no lugar dos que viveram há milhares de anos. Com base nas evidências, você estaria convencido de que a Terra se move ou de que ela permanece imóvel? Acreditaria que ela é plana ou redonda?

Domingo, 24 de maio de 2020. Saiba mais, faça um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Com interpretar as Escrituras Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 500, abr. mai. jun. 2020. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s