Os apóstolos e a Bíblia

Lições da Bíblia

“Os escritores do Novo Testamento abordaram a Bíblia da mesma forma que Jesus fazia. Em matéria de doutrina, ética e cumprimento profético, o Antigo Testamento era, para eles, a Palavra autoritativa de Deus. Nada do que esses homens disseram ou fizeram desafia a autoridade e a autenticidade de qualquer parte da Bíblia.”1

“6. Como os apóstolos entendiam a autoridade da Palavra de Deus? At 4:24-26; 13:32-36; Rm 9:17; Gl 3:8”1

At 4:24-26 (ARA)2: “24 Ouvindo isto, unânimes, levantaram a voz a Deus e disseram: Tu, Soberano Senhor, que fizeste o céu, a terra, o mar e tudo o que neles há; 25 que disseste por intermédio do Espírito Santo, por boca de Davi, nosso pai, teu servo: Por que se enfureceram os gentios, e os povos imaginaram coisas vãs? 26 Levantaram-se os reis da terra, e as autoridades ajuntaram-se à uma contra o Senhor e contra o seu Ungido;”

At 13:32-36 (ARA)2: “32 Nós vos anunciamos o evangelho da promessa feita a nossos pais, 33 como Deus a cumpriu plenamente a nós, seus filhos, ressuscitando a Jesus, como também está escrito no Salmo segundo: Tu és meu Filho, eu, hoje, te gerei. 34 E, que Deus o ressuscitou dentre os mortos para que jamais voltasse à corrupção, desta maneira o disse: E cumprirei a vosso favor as santas e fiéis promessas feitas a Davi. 35 Por isso, também diz em outro Salmo: Não permitirás que o teu Santo veja corrupção. 36 Porque, na verdade, tendo Davi servido à sua própria geração, conforme o desígnio de Deus, adormeceu, foi para junto de seus pais e viu corrupção.”

Rm 9:17 (ARA)2: “Porque a Escritura diz a Faraó: Para isto mesmo te levantei, para mostrar em ti o meu poder e para que o meu nome seja anunciado por toda a terra.”

Gl 3:8 (ARA)2: “Ora, tendo a Escritura previsto que Deus justificaria pela fé os gentios, preanunciou o evangelho a Abraão: Em ti, serão abençoados todos os povos.”

“Nessas passagens, observe como as Escrituras estão intimamente relacionadas à voz do próprio Deus. Em Atos 4, pouco antes de receberem a plenitude do Espírito Santo, os discípulos louvaram a Deus pelo livramento de Pedro e João. Em seu louvor, eles levantaram as vozes, reconhecendo Deus como o Criador e admitindo que Ele havia falado por meio de Davi, Seu servo. Isto é, as palavras de Davi são as palavras de Deus. Em Atos 13:32-36, Davi foi citado novamente por Paulo, mas suas palavras são atribuídas a Deus, pois o versículo 32 diz: ‘o que Deus prometeu a nossos antepassados’ (NVI).”1

“Em Romanos 9:17, onde se esperaria que Deus fosse o sujeito, Paulo usou o termo ‘Escritura’, afirmando: ‘Porque a Escritura diz a Faraó’, o que poderia, na verdade, ser dito de outra forma: ‘Porque Deus diz a Faraó’. Em Gálatas 3:8, o sujeito ‘Escritura’ é usado no lugar de ‘Deus’, mostrando quanto a Palavra do Senhor está intimamente ligada ao próprio Criador.”

“Na verdade, os escritores do Novo Testamento confiavam uniformemente no Antigo Testamento como a Palavra de Deus. No Novo Testamento existem centenas de citações do Antigo Testamento. Um estudioso compilou uma lista de 2.688 referências específicas, sendo 400 de Isaías, 370 dos Salmos, 220 de Êxodo e assim por diante. Se adicionássemos a essa lista alusões, temas e ideias, o número aumentaria muito. Os livros estão repletos de referências às profecias do Antigo Testamento que são frequentemente introduzidas com a expressão: ‘está escrito’ (Mt 2:5 [‘Em Belém da Judeia, responderam eles, porque assim está escrito por intermédio do profeta:’]; Mc 1:2 [‘Conforme está escrito na profecia de Isaías: Eis aí envio diante da tua face o meu mensageiro, o qual preparará o teu caminho;’]; Mc 7:6 [‘Respondeu-lhes: Bem profetizou Isaías a respeito de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.’], Lc 2:23 [‘conforme o que está escrito na Lei do Senhor: Todo primogênito ao Senhor será consagrado;’]; Lc 3:4 [‘conforme está escrito no livro das palavras do profeta Isaías: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas.’]; Rm 3:4 [conforme está escrito no livro das palavras do profeta Isaías: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas.;] Rm 8:36 [‘E algumas pessoas que tinham presenciado os fatos contaram-lhes também como fora salvo o endemoninhado.’]; Rm 9:33 [‘Ao se retirarem estes de Jesus, disse-lhe Pedro: Mestre, bom é estarmos aqui; então, façamos três tendas: uma será tua, outra, de Moisés, e outra, de Elias, não sabendo, porém, o que dizia.’]; 1Co 1:19 [‘Pois está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios e aniquilarei a inteligência dos instruídos’]; Gl 4:27 [‘porque está escrito: Alegra-te, ó estéril, que não dás à luz, exulta e clama, tu que não estás de parto; porque são mais numerosos os filhos da abandonada que os da que tem marido.’]; 1Pe 1:16 [‘porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.’]). Tudo isso confirma que as Escrituras do Antigo Testamento são o fundamento sobre o qual repousam os ensinamentos de Jesus e dos apóstolos.”1

O que esses exemplos nos ensinam sobre os perigos das ideias que diminuem nossa confiança na autoridade das Escrituras?

Não permita que sua fidelidade entre em crise!

Quinta-feira, 16 de abril de 2020. Saiba mais, faça um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Com interpretar as Escrituras Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 500, abr. mai. jun. 2020. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s