Um príncipe vitorioso

Lições da Bíblia

“O personagem mais ilustre no livro de Daniel é a figura inicialmente chamada de ‘Filho do Homem’ (Dn 7:13) ou ‘Príncipe do exército’ (Dn 8:11). Por fim, descobrimos que Seu nome é Miguel (Dn 10:13), que significa ‘Quem é semelhante a Deus?’. Ele veio para ajudar Gabriel no conflito com o rei da Pérsia (Dn 10:13). O anjo se referiu a esse Ser celestial como ‘Miguel, vosso Príncipe’ (Dn 10:21), a saber, o Príncipe do povo de Deus. Miguel aparece posteriormente no livro de Daniel como Aquele que defende o povo de Deus (Dn 12:1). Em Judas 9, descobrimos que Miguel, também chamado de Arcanjo, luta contra Satanás e ressuscita Moisés. Apocalipse 12:7 revela que Miguel permanece como Líder do exército celestial, que derrota Satanás e seus anjos caídos. Portanto, Miguel não é outro senão Jesus Cristo. Assim como o Império Persa possuía um comandante supremo, uma força espiritual por trás de seu líder humano, o povo de Deus tem em Miguel seu Comandante-chefe, que intervém para lutar e vencer a guerra cósmica em seu favor.”

“8. Leia Colossenses 2:15. Como Jesus conseguiu a vitória no conflito cósmico?”

Colossenses 2:15 (ARA)2: “e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz.”

“Ao enfrentarmos as forças do mal, podemos ter fé em Jesus, nosso Campeão. No começo de Seu ministério público, Ele triunfou sobre Satanás. Durante Sua vida terrestre, Cristo o derrotou no deserto quando foi atacado com tentações; lutou contra hostes demoníacas e libertou as pessoas do poder das trevas. Jesus venceu o mal mesmo quando este estava disfarçado por trás da tentativa de Pedro de dissuadi-Lo do sacrifício no Calvário. Em Suas últimas palavras aos discípulos, Jesus falou de Sua morte iminente como uma batalha, que culminaria em uma vitória decisiva sobre Satanás: ‘Chegou o momento de ser julgado este mundo, e agora o seu príncipe será expulso. E Eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a Mim mesmo’ (Jo 12:31,32).”1

“Às vezes olhamos ao redor e só vemos coisas muito ruins. Violência, imoralidade, corrupção e doenças surgem em todos os lugares. Um inimigo, não feito de carne e sangue, ataca-nos brutalmente de todos as formas. Mas não importa a dificuldade das batalhas que temos que travar, Jesus luta por nós e permanece como nosso Príncipe e Sumo Sacerdote no santuário celestial.”

Leia Romanos 8:37-39 [‘37 Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. 38 Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, 39 nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.’].

Como podemos tornar a promessa da vitória uma experiência real em nossa vida cristã?

Onde está o seu tesouro? Lembre-se de que aí também estará o seu coração.

Quinta-feira, 11 de março de 2020. Saiba mais, faça um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Daniel. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 499, jan. fev. mar. 2020. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s