Lendo e interpretando a Palavra

Lições da Bíblia

“4. Leia Neemias 8:4-8. Como foi feita a leitura da Lei?”

Neemias (8:4-8 ARA)2: “4 Esdras, o escriba, estava num púlpito de madeira, que fizeram para aquele fim; estavam em pé junto a ele, à sua direita, Matitias, Sema, Anaías, Urias, Hilquias e Maaseias; e à sua esquerda, Pedaías, Misael, Malquias, Hasum, Hasbadana, Zacarias e Mesulão. 5 Esdras abriu o livro à vista de todo o povo, porque estava acima dele; abrindo-o ele, todo o povo se pôs em pé.Esdras bendisse ao Senhor, o grande Deus; e todo o povo respondeu: Amém! Amém! E, levantando as mãos; inclinaram-se e adoraram o Senhor, com o rosto em terra. 7 E Jesua, Bani, Serebias, Jamim, Acube, Sabetai, Hodias, Maaseias, Quelita, Azarias, Jozabade, Hanã, Pelaías e os levitas ensinavam o povo na Lei; e o povo estava no seu lugar. 8 Leram no livro, na Lei de Deus, claramente, dando explicações, de maneira que entendessem o que se lia.

“Dois grupos de 13 homens permaneceram com Esdras durante a leitura. O primeiro grupo de 13 (Ne 8:4) ajudou a ler a Palavra de Deus, e o segundo grupo de 13 (Ne 8:7) ajudou na compreensão das passagens. Não temos nenhuma informação sobre como esse arranjo funcionou em praça aberta; entretanto, os homens que ajudaram na leitura possivelmente tenham segurado a Torá (os manuscritos em hebraico eram pesados e precisavam ser desenrolados por outras pessoas), para a lerem sucessivamente e de maneira alternada. Como leram desde a manhã até ao meio-dia, devem ter descoberto um modo de alcançar a todos na praça.”

“As frases ‘dando explicações’ e ‘de maneira que entendessem o que se lia’ (Ne 8:8) podem se referir à interpretação ou à tradução das passagens. Ambas são igualmente prováveis nesse caso. O povo havia retornado de Babilônia, onde tinham vivido por muitos anos, e onde a língua principal era o aramaico. Portanto, pode não ter sido fácil entender a leitura em hebraico, especialmente para as gerações mais jovens. Esse relato mostra que os leitores da Bíblia podem se beneficiar de explicações ou comentários. A pregação e a explicação tornam o texto vivo e incentivam os ouvintes a aplicar as informações pessoalmente.”

“5. Como os acontecimentos de Atos 8:26-38 se assemelham ao que estava acontecendo em Jerusalém? Quais são as lições para nós?”1

Atos (8:26-38 ARA)2: “26 Um anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Dispõe-te e vai para o lado do Sul, no caminho que desce de Jerusalém a Gaza; este se acha deserto. Ele se levantou e foi. 27 Eis que um etíope, eunuco, alto oficial de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todo o seu tesouro, que viera adorar em Jerusalém, 28 estava de volta e, assentado no seu carro, vinha lendo o profeta Isaías. 29 Então, disse o Espírito a Filipe: Aproxima-te desse carro e acompanha-o. 30 Correndo Filipe, ouviu-o ler o profeta Isaías e perguntou: Compreendes o que vens lendo? 31 Ele respondeu: Como poderei entender, se alguém não me explicar? E convidou Filipe a subir e a sentar-se junto a ele. 32 Ora, a passagem da Escritura que estava lendo era esta: Foi levado como ovelha ao matadouro; e, como um cordeiro mudo perante o seu tosquiador, assim ele não abriu a boca. 33 Na sua humilhação, lhe negaram justiça; quem lhe poderá descrever a geração? Porque da terra a sua vida é tirada. 34 Então, o eunuco disse a Filipe: Peço-te que me expliques a quem se refere o profeta. Fala de si mesmo ou de algum outro? 35 Então, Filipe explicou; e, começando por esta passagem da Escritura, anunciou-lhe a Jesus. 36 Seguindo eles caminho fora, chegando a certo lugar onde havia água, disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que seja eu batizado? 37 [Filipe respondeu: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.] 38 Então, mandou parar o carro, ambos desceram à água, e Filipe batizou o eunuco.”

“Como protestantes, entendemos que cada cristão deve conhecer a Palavra de Deus por si mesmo e que não deve aceitar cegamente a palavra de mais ninguém quanto à verdade bíblica, independentemente da sua autoridade. Ao mesmo tempo, quem já não foi abençoado porque alguém o ajudou a entender o significado de algum texto? Todos precisamos conhecer nossas crenças por nós mesmos, mas isso não significa que, às vezes, não possamos ser iluminados pelos ensinamentos de outros.”1

Terça-feira, 05 de novembro de 2019. Saiba mais, faça um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Esdras e Neemias. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 498, out. nov. dez. 2019. Adulto, Professor. 
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s