Vida indivisível

Lições da Bíblia

“1 Como você caracterizaria a visão bíblica sobre o corpo humano? Gn 2:7; Sl 63:1; 84:2; 1Co 6:19, 20; 1Ts 5:23”1

Gênesis (2:7 ARA)2: “Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente.

Salmo (63:1 ARA)2: “Ó Deus, tu és o meu Deus forte; eu te busco ansiosamente; a minha alma tem sede de ti; meu corpo te almeja, como terra árida, exausta, sem água.

Salmo (84:2 ARA)2: “A minha alma suspira e desfalece pelos átrios do SENHOR; o meu coração e a minha carne exultam pelo Deus vivo!

1 Coríntios (6:19, 20 ARA)2: “19 Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? 20 Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo.

1 Tessalonicenses 5:23 ARA)2: “23 O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

“Algumas religiões creem no dualismo, uma filosofia que vê o corpo humano como um problema para a vida do espírito. Isto é, o corpo é considerado mau, enquanto o ‘espírito’ é considerado bom. Contudo, nas Escrituras, o corpo humano, inclusive suas características sexuais, integra todo o ser. A vida é ‘corpo’ e ‘espírito’ (veja Gn 2:7). O salmista se doou por inteiro em adoração a Deus (Sl 63:1; 84:2). A pessoa inteira deve ser santificada, separada para o propósito santo planejado por Deus.”1

“2. Cantares reflete uma visão positiva do corpo humano, no contexto da relação sexual. Como esses textos revelam essa atitude? Ct 1:2, 13; 2:6; 5:10-16; 7:1-9. Assinale a alternativa correta:”1

Cantares (1:2, 13 ARA)2: “1 Cântico dos cânticos de Salomão. […] 13 O meu amado é para mim um saquitel de mirra, posto entre os meus seios.

Cantares (2:6, ARA)2: “A sua mão esquerda esteja debaixo da minha cabeça, e a direita me abrace.

Cantares (5:10-16 ARA)2: “9 Que é o teu amado mais do que outro amado, ó tu, a mais formosa entre as mulheres? Que é o teu amado mais do que outro amado, que tanto nos conjuras? 10 O meu amado é alvo e rosado, o mais distinguido entre dez mil. 11 A sua cabeça é como o ouro mais apurado, os seus cabelos, cachos de palmeira, são pretos como o corvo. 12 Os seus olhos são como os das pombas junto às correntes das águas, lavados em leite, postos em engaste. 13 As suas faces são como um canteiro de bálsamo, como colinas de ervas aromáticas; os seus lábios são lírios que gotejam mirra preciosa; 14 as suas mãos, cilindros de ouro, embutidos de jacintos; o seu ventre, como alvo marfim, coberto de safiras. 15 As suas pernas, colunas de mármore, assentadas em bases de ouro puro; o seu aspecto, como o Líbano, esbelto como os cedros. 16 O seu falar é muitíssimo doce; sim, ele é totalmente desejável. Tal é o meu amado, tal, o meu esposo, ó filhas de Jerusalém.

Cantares (7:1-9 ARA)2: “1 Que formosos são os teus passos dados de sandálias, ó filha do príncipe! Os meneios dos teus quadris são como colares trabalhados por mãos de artista. 2 O teu umbigo é taça redonda, a que não falta bebida; o teu ventre é monte de trigo, cercado de lírios. 3 Os teus dois seios, como duas crias, gêmeas de uma gazela. 4 O teu pescoço, como torre de marfim; os teus olhos são as piscinas de Hesbom, junto à porta de Bate-Rabim; o teu nariz, como a torre do Líbano, que olha para Damasco. 5 A tua cabeça é como o monte Carmelo, a tua cabeleira, como a púrpura; um rei está preso nas tuas tranças. 6 Quão formosa e quão aprazível és, ó amor em delícias! 7 Esse teu porte é semelhante à palmeira, e os teus seios, a seus cachos. 8 Dizia eu: subirei à palmeira, pegarei em seus ramos. Sejam os teus seios como os cachos da vide, e o aroma da tua respiração, como o das maçãs. 9 Os teus beijos são como o bom vinho, vinho que se escoa suavemente para o meu amado, deslizando entre seus lábios e dentes.

A ( ) Cada parte do corpo do homem e da mulher é elogiada e comparada a coisas belas e prazerosas.

B ( ) Embora o corpo humano seja apresentado de maneira positiva, a descrição de uma relação sexual é perniciosa.

Resposta sugestiva: Alternativa B

“Ao longo desse texto sagrado, o corpo humano é admirado. Os aspectos físicos do amor conjugal não são um constrangimento. Uma extensa série de emoções é apresentada abertamente.”1

“Normalmente existem poderosos tabus sexuais em muitas culturas. Os casados muitas vezes têm dificuldade de se comunicar de maneira saudável em relação à sua vida íntima. Semelhantemente, muitas vezes as crianças são privadas da oportunidade de aprender sobre sexualidade no contexto de um lar cristão, onde os valores piedosos podem ser integrados a informações precisas. A abertura da Bíblia em relação à sexualidade convida o povo de Deus a se sentir mais confortável quanto a esse assunto, de maneira que esse aspecto essencial da vida seja tratado com o respeito e a dignidade devidos a esse dom tão grandioso do Criador.”1

“Como podemos nos proteger das influências culturais e morais que transformam a sexualidade em nada, além de uma paixão animal degradante, ou fazem dela algo vergonhoso que nunca deve ser mencionado? Como a Bíblia nos mostra que ambos os extremos estão errados?”1

Fortaleça sua vida por meio do estudo da Palavra de Deus: acesse o site http://reavivadosporsuapalavra.org

Domingo, 05 de maio de 2019. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Estações da vida. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 496, abr. maio. jun. 2019. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s