Babilônia, a prostituta

Lições da Bíblia

“1. Leia Apocalipse 17:1. Jeremias 51:13 revelou que as ‘muitas águas’ sobre as quais Babilônia está sentada são o rio Eufrates. De acordo com Apocalipse 17:15, o que as ‘muitas águas’ simbolizam? Complete as lacunas:”

Apocalipse (17:1 ARA)2: “Veio um dos sete anjos que têm as sete taças e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei o julgamento da grande meretriz que se acha sentada sobre muitas águas,

Jeremias (51:13 ARA)2: “Ó tu que habitas sobre muitas águas, rica de tesouros! Chegou o teu fim, a medida da tua avareza.

Apocalipse (17:15 ARA)2: Falou-me ainda: As águas que viste, onde a meretriz está assentada, são povos, multidões, nações e línguas.

“Na Bíblia, ‘mulher’ é um símbolo para o povo de Deus. Em Apocalipse, a verdadeira igreja de Deus é retratada como uma mulher pura (Ap 12:1; ;22:17). Portanto, uma ‘prostituta’ representa uma igreja falsa e apóstata. Em Apocalipse 17:5, essa prostituta é identificada como Babilônia, a Grande. Assim como a Babilônia antiga dependia do rio Eufrates para sua subsistência, a Babilônia do tempo do fim dependerá do apoio das massas para impor seus planos.”1

“2. Leia Apocalipse 14:8; 17:2; 18:2, 3. Quais são os dois grupos envolvidos em uma relação ilícita com a Babilônia do tempo do fim, sendo seduzidos por ela? Assinale a alternativa correta:”1

Apocalipse (14:8 ARA)2: “Seguiu-se outro anjo, o segundo, dizendo: Caiu, caiu a grande Babilônia que tem dado a beber a todas as nações do vinho da fúria da sua prostituição.

Apocalipse (17:2 ARA)2: “com quem se prostituíram os reis da terra; e, com o vinho de sua devassidão, foi que se embebedaram os que habitam na terra.

Apocalipse (18:2, 3 ARA)2: “2 Então, exclamou com potente voz, dizendo: Caiu! Caiu a grande Babilônia e se tornou morada de demônios, covil de toda espécie de espírito imundo e esconderijo de todo gênero de ave imunda e detestável, 3 pois todas as nações têm bebido do vinho do furor da sua prostituição. Com ela se prostituíram os reis da terra. Também os mercadores da terra se enriqueceram à custa da sua luxúria.

  1. ( ) Os reis e habitantes da Terra.
  2. ( ) Os salvos e ímpios ressuscitados.

Resposta sugestiva: Alternativa A.

“O primeiro grupo são os reis da Terra, os poderes políticos governantes. Eles são retratados em uma relação adúltera com a prostituta Babilônia. No Antigo Testamento, a expressão ‘prostituição’ é usada frequentemente para descrever como o Israel apóstata se afastou de Deus e se voltou para as falsas religiões (Is 1:21; Jr 3:1-10). A relação adúltera entre os reis da Terra e a prostituta simboliza uma união ilícita entre a Babilônia do tempo do fim e os poderes políticos governantes, uma união entre Igreja e Estado.”1

“O segundo grupo em uma relação ilícita com a prostituta Babilônia são os habitantes da Terra, o povo governado. Eles se embebedam com o vinho da prostituição de Babilônia. Em contraste com os poderes políticos governantes, a população em geral é intoxicada pelas práticas e ensinamentos falsos de Babilônia, sendo enganada a pensar que ela pode protegê-los. Quando as pessoas estão embriagadas, elas não pensam com clareza e são facilmente controladas (veja Is 28:7 [‘Mas também estes cambaleiam por causa do vinho e não podem ter-se em pé por causa da bebida forte; o sacerdote e o profeta cambaleiam por causa da bebida forte, são vencidos pelo vinho, não podem ter-se em pé por causa da bebida forte; erram na visão, tropeçam no juízo.’]2). O mundo inteiro será desviado por Babilônia, com exceção de um remanescente fiel.”1

“Assim como no passado e no presente, o povo será enganado no fim dos tempos. Quais são os perigos de seguir a opinião popular, não importando a popularidade dessa opinião?”1

Domingo, 17 de março de 2019. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O livro do Apocalipse. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 495, jan. fev. mar. 2019. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s