Diante de Félix

Lições da Bíblia

“Cinco dias após a transferência de Paulo para Cesareia, um grupo de líderes judeus importantes – o sumo sacerdote, alguns membros do Sinédrio e um advogado chamado Tértulo – vieram de Jerusalém e formalmente apresentaram diante de Félix suas acusações contra o apóstolo (At 24:1-9).”1

“Esse é o único julgamento em Atos em que os acusadores empregaram um advogado. Em seu discurso, Tértulo tentou uma estratégia interessante para ganhar o favor do governador. Simplesmente não era verdade que, sob o governo de Félix, os judeus tinham desfrutado de um longo período de paz. Na verdade, nenhum outro governador havia sido tão repressivo e violento, e isso gerou um enorme antagonismo entre os judeus em relação ao governo romano. Com muita criatividade, Tértulo usou a própria política administrativa do governador para convencê-lo de que ele alcançaria estabilidade política nesse caso também apenas por meio de severa repressão.”1

“Em seguida, ele apresentou três acusações específicas contra Paulo: (1) que ele era um agitador que constantemente fomentava distúrbios entre os judeus por todo o império (At 24:5); (2) que era um líder dos nazarenos (At 24:5), o que implicava o cristianismo, em sua totalidade, como uma espécie de movimento revolucionário; e (3) que havia tentado profanar o templo de Jerusalém (At 24:6).”1

1 De acordo com Atos 24:10-19, como Paulo respondeu a cada uma das acusações?

Atos (24:10-19 ARA): “10 Paulo, tendo-lhe o governador feito sinal que falasse, respondeu: Sabendo que há muitos anos és juiz desta nação, sinto-me à vontade para me defender, 11 visto poderes verificar que não há mais de doze dias desde que subi a Jerusalém para adorar; 12 e que não me acharam no templo discutindo com alguém, nem tampouco amotinando o povo, fosse nas sinagogas ou na cidade; 13 nem te podem provar as acusações que, agora, fazem contra mim. 14 Porém confesso-te que, segundo o Caminho, a que chamam seita, assim eu sirvo ao Deus de nossos pais, acreditando em todas as coisas que estejam de acordo com a lei e nos escritos dos profetas, 15 tendo esperança em Deus, como também estes a têm, de que haverá ressurreição, tanto de justos como de injustos. 16 Por isso, também me esforço por ter sempre consciência pura diante de Deus e dos homens. 17 Depois de anos, vim trazer esmolas à minha nação e também fazer oferendas, 18 e foi nesta prática que alguns judeus da Ásia me encontraram já purificado no templo, sem ajuntamento e sem tumulto, 19 os quais deviam comparecer diante de ti e acusar, se tivessem alguma coisa contra mim.

“Dois outros pontos levantados por Paulo foram devastadores para a acusação: (1) a ausência das testemunhas da Ásia (At 24:18, 19), o que tinha potencial para tornar o julgamento inválido; e (2) o fato de que os judeus ali só podiam falar da audiência de Paulo perante o Sinédrio ocorrida na semana anterior (At 24:20); assim sendo, não tinham nada de que acusá-lo, à exceção de sua crença na ressurreição dos mortos (compare com At 23:6).”1

“Félix imediatamente entendeu o peso dos argumentos de Paulo, ainda mais porque ele também estava um pouco familiarizado com o cristianismo, provavelmente por causa de sua esposa judia, Drusila. O fato é que ele decidiu suspender o processo até receber novas informações (At 24:22).”1

“A resposta de Félix (At 24:24-27) revela muito sobre seu caráter: ele procrastinou, podia ser subornado e foi oportunista. Paulo tinha poucas chances de ter um julgamento justo com alguém como Félix.”1

“Leia Atos 24:16. Paulo disse que sempre se esforçava para ter uma ‘consciência pura diante de Deus e dos homens’. O que isso significa? O que você teria que mudar para dizer o mesmo?”1

Domingo, 16 de setembro de 2018. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
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1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O livro de Atos dos Apóstolos. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 493, jul. ago. set. 2018. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

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