Em Lida e Jope

Lições da Bíblia

“Pedro estava visitando as comunidades cristãs ao longo da região costeira da Judeia. Seu propósito provavelmente era lhes dar instrução doutrinária (At 2:42), mas Deus o usou poderosamente para fazer milagres semelhantes aos que foram realizados pelo próprio Jesus.”1

“1. Leia Atos 9:32-35. Que semelhanças você vê entre o milagre de Jesus em Lucas 5:17-26 e a cura de Eneias?”1

Atos (9:32-35 ARA)2: “32 Passando Pedro por toda parte, desceu também aos santos que habitavam em Lida. 33 Encontrou ali certo homem, chamado Enéias, que havia oito anos jazia de cama, pois era paralítico. 34 Disse-lhe Pedro: Enéias, Jesus Cristo te cura! Levanta-te e arruma o teu leito. Ele, imediatamente, se levantou. 35 Viram-no todos os habitantes de Lida e Sarona, os quais se converteram ao Senhor.

Lucas (5:17-26 ARA)2: “16 Ele, porém, se retirava para lugares solitários e orava. 17 Ora, aconteceu que, num daqueles dias, estava ele ensinando, e achavam-se ali assentados fariseus e mestres da Lei, vindos de todas as aldeias da Galiléia, da Judéia e de Jerusalém. E o poder do Senhor estava com ele para curar. 18 Vieram, então, uns homens trazendo em um leito um paralítico; e procuravam introduzi-lo e pô-lo diante de Jesus. 19 E, não achando por onde introduzi-lo por causa da multidão, subindo ao eirado, o desceram no leito, por entre os ladrilhos, para o meio, diante de Jesus. 20 Vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: Homem, estão perdoados os teus pecados. 21 E os escribas e fariseus arrazoavam, dizendo: Quem é este que diz blasfêmias? Quem pode perdoar pecados, senão Deus? 22 Jesus, porém, conhecendo-lhes os pensamentos, disse-lhes: Que arrazoais em vosso coração? 23 Qual é mais fácil, dizer: Estão perdoados os teus pecados ou: Levanta-te e anda? 24 Mas, para que saibais que o Filho do Homem tem sobre a terra autoridade para perdoar pecados – disse ao paralítico: Eu te ordeno: Levanta-te, toma o teu leito e vai para casa. 25 Imediatamente, se levantou diante deles e, tomando o leito em que permanecera deitado, voltou para casa, glorificando a Deus. 26 Todos ficaram atônitos, davam glória a Deus e, possuídos de temor, diziam: Hoje, vimos prodígios.

“Apesar da brevidade do relato, o milagre nos lembra a conhecida história do paralítico curado por Jesus em Cafarnaum (Lc 5:17-26). Até mesmo o detalhe a respeito da maca é semelhante. O mais importante, no entanto, foi o impacto da cura de Eneias, não só em Lida, mas também na planície costeira de Sarona. Tendo confirmado por si mesmos a realidade do milagre, muitos se voltaram para o Senhor.”1

“2. Leia Atos 9:36-43. Por que Tabita era uma mulher tão especial? Assinale a alternativa correta:”1

Atos (9:36-43 ARA)2: “36 Havia em Jope uma discípula por nome Tabita, nome este que, traduzido, quer dizer Dorcas; era ela notável pelas boas obras e esmolas que fazia. 37 Ora, aconteceu, naqueles dias, que ela adoeceu e veio a morrer; e, depois de a lavarem, puseram-na no cenáculo. 38 Como Lida era perto de Jope, ouvindo os discípulos que Pedro estava ali, enviaram-lhe dois homens que lhe pedissem: Não demores em vir ter conosco. 39 Pedro atendeu e foi com eles. Tendo chegado, conduziram-no para o cenáculo; e todas as viúvas o cercaram, chorando e mostrando-lhe túnicas e vestidos que Dorcas fizera enquanto estava com elas. 40 Mas Pedro, tendo feito sair a todos, pondo-se de joelhos, orou; e, voltando-se para o corpo, disse: Tabita, levanta-te! Ela abriu os olhos e, vendo a Pedro, sentou-se. 41 Ele, dando-lhe a mão, levantou-a; e, chamando os santos, especialmente as viúvas, apresentou-a viva. 42 Isto se tornou conhecido por toda Jope, e muitos creram no Senhor. 43 Pedro ficou em Jope muitos dias, em casa de um curtidor chamado Simão.”.

A (  ) Porque ela ajudava os pobres e viúvas, fazendo boas obras.
B (  ) Porque ela era filha do sumo sacerdote.

Resposta sugestiva: Alternativa B

“‘Tabita’ – palavra aramaica para ‘gazela’; em grego, Dorcas – era uma cristã muito querida em sua vizinhança por causa de suas obras de caridade. A história de sua ressurreição também se assemelha a um milagre realizado por Jesus, a ressurreição da filha de Jairo (Lc 8:41, 42, 49-56), a qual Pedro testemunhara. Seguindo o exemplo de Cristo, ele pediu a todos que saíssem da sala (veja Mc 5:40). Então, ajoelhou-se e orou. Depois disso, chamou: ‘Tabita, levanta-te’ (At 9:40).”1

“Os apóstolos realizaram muitos milagres; entretanto, essas foram ações de Deus pelas mãos deles (At 5:12). As semelhanças com os milagres de Jesus talvez fossem para lembrar a igreja, inclusive a nós hoje, que o mais importante não é o instrumento, mas a medida de entrega desse instrumento a Deus (veja Jo 14:12). Quando permitimos completamente que Deus nos use em prol da causa do evangelho, coisas maravilhosas podem acontecer. Pedro não apenas ressuscitou Tabita, mas o milagre também levou a muitas conversões em Jope (At 9:42).”1

“Algumas pessoas pensam que se pudessem tão somente testemunhar um milagre, como o que aconteceu nessa história, então elas creriam. Contudo, embora às vezes os milagres ajudem a levar algumas pessoas à fé, a Bíblia está repleta de histórias de indivíduos que viram milagres e ainda assim não creram. Portanto, sobre o que a nossa fé deve estar fundamentada?”1

Domingo, 05 de agosto de 2018. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O livro de Atos dos Apóstolos. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 493, jul. ago. set. 2018. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Um comentário sobre “Em Lida e Jope

  1. ATOS 9 OS PODERES DO APÓSTOLO PEDRO

    Vs. 32-43 –
    Jesus havia dito que o reino de Deus viria com poder como de fato aconteceu no Dia de Pentecostes (Atos 2). Também havia preanunciado que seus escolhidos teriam poderes divinos para ajudar no convencimento quanto às boas novas do evangelho (Lc 24:48-49).

    Os apóstolos haviam então recebido esses poderes e estavam espalhando a mensagem de Deus e fazendo milagres para o convencimento dos que os encontravam. Os judeus entendiam que Deus estava com alguém quando essa pessoa dava provas através de milagres e foi assim com Pedro, ele tinha o poder da cura e até de mesmo para ressuscitar os mortos. Vs. 32-35 – Assim ele curou Eneias um homem que jazia paralítico por oito anos e Vs. 36-42 – ressuscitou dos mortos uma discípula de Jesus de nome Tabita.
    A Bíblia fala que os discípulos que moravam na cidade Jope, ouviram falar que Pedro estava na cidade de Lida e o registro deixado pelo narrador do livro de Atos parece querer que prestemos certa atenção ao fato de a cidade de Lida estar ao lado da cidade de Jope.

    __ Por qual razão a Bíblia teria tal intenção?
    Hoje existem religiões que acreditam que pessoas podem ser curadas, além disso, existem diversas denominações religiosas, onde seus membros afirmam possuírem o dom de curar os enfermos e de realizar milagres. Porém, se de fato os discípulos da cidade de Jope, também tivessem o dom da cura e de fazer milagres, por qual razão então foram buscar o Apóstolo Pedro?

    Essa é a prova de que somente os Apóstolos tinham esses poderes e de que eles podiam passar esses poderes a quem quisessem.

    Acreditar que hoje homens possuem os dons de cura e de fazer milagres é acreditar em demônios e rejeitar a palavra de Deus.

    Estudar a Palavra de Deus puramente e com todo cuidado, representará salvação espiritual dos poderes do diabo nesse mundo (João 20:30-31; 2Jo 9-10).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s