Jesus e o livro do Apocalipse – Estudo adicional

Lições da Bíblia 

Assista em vídeo a discussão do tema da semana.

Estudo adicional

“‘No Apocalipse são representadas as coisas profundas de Deus. O próprio nome dado a suas inspiradas páginas, ‘revelação’, contradiz a afirmação de que é um livro selado. Uma revelação é alguma coisa que foi desvendada. O próprio Senhor revelou a Seu servo os mistérios contidos nesse livro, e propõe que seja aberto ao estudo de todos. Suas verdades são dirigidas aos que vivem nos últimos dias da história da Terra, como foram aos que viviam nos dias de João. Algumas das cenas descritas nessa profecia estão no passado e algumas estão acontecendo agora; algumas nos apresentam o fim do grande conflito entre os poderes das trevas e o Príncipe do Céu e algumas revelam os triunfos e o regozijo dos remidos na Terra renovada’ (Ellen G. White, Atos dos Apóstolos, p. 584).”1

“Os textos que analisamos nesta semana, tanto no início como no final do livro, mostram que o tema essencial do Apocalipse é Jesus. Mesmo com todas as referências aos eventos históricos do Antigo Testamento, o livro do Apocalipse nos ensina mais sobre nosso Senhor Jesus. Veja também estes textos que falam sobre Ele: Apocalipse 3:14; 5:5, 6; 7:14; 19:11-16. Quando reunimos esses textos, obtemos uma poderosa representação de Jesus e do que Ele deve significar para nós, aqueles que afirmam ser Seus seguidores.”1

Apocalipse (3:14 ARA)2: “Ao anjo da igreja em Laodicéia escreve: Estas coisas diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus:”.

Apocalipse (5:5 ARA)2: “5 Todavia, um dos anciãos me disse: Não chores; eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos. 6 Então, vi, no meio do trono e dos quatro seres viventes e entre os anciãos, de pé, um Cordeiro como tendo sido morto. Ele tinha sete chifres, bem como sete olhos, que são os sete Espíritos de Deus enviados por toda a terra.”.

Apocalipse (7:14 ARA)2: “Olhei, e eis uma nuvem branca, e sentado sobre a nuvem um semelhante a filho de homem, tendo na cabeça uma coroa de ouro e na mão uma foice afiada.”.

Apocalipse (7:14 ARA)2: “11 Vi o céu aberto, e eis um cavalo branco. O seu cavaleiro se chama Fiel e Verdadeiro e julga e peleja com justiça. 12 Os seus olhos são chama de fogo; na sua cabeça, há muitos diademas; tem um nome escrito que ninguém conhece, senão ele mesmo. 13 Está vestido com um manto tinto de sangue, e o seu nome se chama o Verbo de Deus; 14 e seguiam-no os exércitos que há no céu, montando cavalos brancos, com vestiduras de linho finíssimo, branco e puro. 15 Sai da sua boca uma espada afiada, para com ela ferir as nações; e ele mesmo as regerá com cetro de ferro e, pessoalmente, pisa o lagar do vinho do furor da ira do Deus Todo-Poderoso. 16 Tem no seu manto e na sua coxa um nome inscrito: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES.”.

Perguntas para discussão

“1. O que significa o fato de que, ao longo de todo o Novo Testamento, são feitas constantes referências ao Antigo Testamento? Isso revela que as Escrituras são essenciais à nossa fé e que devemos levar a sério a Palavra de Deus? Devemos nos proteger de todas as tentativas de menosprezar a autoridade das Escrituras em nossa vida pessoal e na vida da igreja?”1

“2. Consulte o livro do Apocalipse e reúna textos que falem especificamente sobre Jesus. Na classe, leia os textos em voz alta. O que mais eles revelam sobre a natureza, a obra, o poder e o caráter de nosso Senhor? Você obtém conforto no conteúdo desses textos?”1

“3. Em um mundo de morte, encontramos esperança e conforto na promessa da ressurreição?”1

Sexta-feira, 20 de abril de 2018. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Preparação para o tempo do fim. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 492, abr. maio jun. 2018. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s