Semear e colher (Gl 6:6-10)

Lições da Bíblia

“No Novo Testamento, a palavra traduzida por ‘zomba’ (mukterizo) ocorre somente em Gálatas 6:7, embora apareça muitas vezes na tradução grega do Antigo Testamento. Significa literalmente ‘erguer o nariz em desprezo’. No Antigo Testamento, isso normalmente se referia ao desprezo pelos profetas de Deus (2Cr 36:16; Jr 20:7), e ainda foi usado uma vez para descrever de forma viva uma atitude rebelde para com Deus (Ez 8:17).”1

“O raciocínio de Paulo era que as pessoas podem até ignorar Deus ou mesmo zombar de Seus mandamentos, mas não podem enganá-Lo. Ele é o Juiz supremo, e no fim eles terão que pagar o preço por suas ações.”1

“5. O que Paulo quis dizer em Gálatas 6:8?”1

Gálatas (6:8 ARA)2: “Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna.”

“6. Quais personagens bíblicos semearam para a carne e quais semearam para o Espírito? At 5:1-5; Lc 22:3; Dn 1:8; Mt 4:1”1

Atos (5:1-5 ARA)2: “1 Entretanto, certo homem, chamado Ananias, com sua mulher Safira, vendeu uma propriedade, 2 mas, em acordo com sua mulher, reteve parte do preço e, levando o restante, depositou-o aos pés dos apóstolos. 3 Então, disse Pedro: Ananias, por que encheu Satanás teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, reservando parte do valor do campo? 4 Conservando-o, porventura, não seria teu? E, vendido, não estaria em teu poder? Como, pois, assentaste no coração este desígnio? Não mentiste aos homens, mas a Deus. 5 Ouvindo estas palavras, Ananias caiu e expirou, sobrevindo grande temor a todos os ouvintes.” Lucas (22:3 ARA)2: “Ora, Satanás entrou em Judas, chamado Iscariotes, que era um dos doze.”. Daniel 1:8 ARA)2: “Resolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; então, pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não contaminar-se.” Mateus (4:1 ARA)2: “A seguir, foi Jesus levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.”.

“A metáfora de Paulo sobre semear e colher não é única. É um fato da vida que aparece em muitos antigos provérbios famosos. O que é significativo, entretanto, é como Paulo o utilizou para destacar seus comentários anteriores sobre a carne e o Espírito. James D. G. Dunn observa: ‘Um equivalente moderno é que ‘somos livres para escolher, mas não somos livres para escolher as consequências de nossa escolha’ (Galatians [Gálatas], p. 330).”1

“Embora Deus nem sempre nos livre das consequências terrenas dos nossos pecados, não devemos ser dominados pelo desespero por causa das más escolhas que fizemos. Deus perdoou nossos pecados e nos adotou como Seus filhos. Devemos investir nas coisas que produzirão uma colheita celestial.”1

“Em Gálatas 6:10, entretanto, Paulo esclareceu a questão de que ‘a ética cristã tem um foco duplo: um é universal e totalmente abrangente: ‘façamos o bem a todos’; o outro é particular e específico: ‘especialmente aos da família da fé’. O apelo universalista de Paulo estava apoiado no fato de que todas as pessoas foram criadas à imagem de Deus e são infinitamente preciosas aos Seus olhos. Todas as vezes que os cristãos se esqueceram dessa informação básica da revelação bíblica, eles se tornaram vítimas dos pecados ofuscantes do racismo, sexismo (preconceito contra o sexo oposto), tribalismo, discriminação de classes sociais e muitos outros tipos de intolerância que têm devastado a comunidade humana desde Adão e Eva até os dias atuais” (Timothy George, Galatians [Gálatas], p. 427, 428).”1

“Você está semeando, para o bem ou para o mal. Considerando sua vida, que tipo de colheita você obterá?”1

Quinta-feira, 21 de setembro de 2017. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
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1 COSAERT, Carl. O evangelho em Gálatas. Lições da escola sabatina. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 489, Jul. Ago. Set. 2017. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

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