Falsos profetas e mestres

Lições da Bíblia

“Às vezes é fácil idealizar a igreja primitiva e pensar nela como um período de grande paz e harmonia entre os primeiros cristãos. Isso seria um erro. A igreja enfrentou lutas desde os dias de Jesus, muitas vezes dentro de suas próprias fileiras, como foi o caso de Judas. Conforme revelam as epístolas do Novo Testamento, muitos problemas aconteceram devido aos falsos ensinos entre os cristãos. A igreja primitiva não sofreu apenas perseguição externa, mas também enfrentou problemas internos. A segunda carta de Pedro trata de alguns desafios internos. Quais foram eles? ‘No passado surgiram falsos profetas no meio do povo, como também surgirão entre vocês falsos mestres. Estes introduzirão secretamente heresias destruidoras, chegando a negar o Soberano que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição. Muitos seguirão os caminhos vergonhosos desses homens e, por causa deles, será difamado o caminho da verdade. Em sua cobiça, tais mestres os explorarão com histórias que inventaram. Há muito tempo a sua condenação paira sobre eles, e a sua destruição não tarda’ (2Pe 2:1-3, NVI). Essa realidade não se parece com um período de grande paz e harmonia entre os irmãos, não é mesmo?”1

“1. Leia 2 Pedro 2:1-3, 10-22. Sobre o que o apóstolo alertou seus leitores? Quais erros estavam sendo promovidos nas igrejas? Assinale a alternativa correta:”1

“1 Assim como, no meio do povo, surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras, até ao ponto de renegarem o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição. 2 E muitos seguirão as suas práticas libertinas, e, por causa deles, será infamado o caminho da verdade; 3 também, movidos por avareza, farão comércio de vós, com palavras fictícias; para eles o juízo lavrado há longo tempo não tarda, e a sua destruição não dorme. […] 10 especialmente aqueles que, seguindo a carne, andam em imundas paixões e menosprezam qualquer governo. Atrevidos, arrogantes, não temem difamar autoridades superiores, 11 ao passo que anjos, embora maiores em força e poder, não proferem contra elas juízo infamante na presença do Senhor. 12 Esses, todavia, como brutos irracionais, naturalmente feitos para presa e destruição, falando mal daquilo em que são ignorantes, na sua destruição também hão de ser destruídos, 13 recebendo injustiça por salário da injustiça que praticam. Considerando como prazer a sua luxúria carnal em pleno dia, quais nódoas e deformidades, eles se regalam nas suas próprias mistificações, enquanto banqueteiam junto convosco; 14 tendo os olhos cheios de adultério e insaciáveis no pecado, engodando almas inconstantes, tendo coração exercitado na avareza, filhos malditos; 15 abandonando o reto caminho, se extraviaram, seguindo pelo caminho de Balaão, filho de Beor, que amou o prêmio da injustiça 16 (recebeu, porém, castigo da sua transgressão, a saber, um mudo animal de carga, falando com voz humana, refreou a insensatez do profeta). 17 Esses tais são como fonte sem água, como névoas impelidas por temporal. Para eles está reservada a negridão das trevas; 18 porquanto, proferindo palavras jactanciosas de vaidade, engodam com paixões carnais, por suas libertinagens, aqueles que estavam prestes a fugir dos que andam no erro, 19 prometendo-lhes liberdade, quando eles mesmos são escravos da corrupção, pois aquele que é vencido fica escravo do vencedor.  20 Portanto, se, depois de terem escapado das contaminações do mundo mediante o conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, se deixam enredar de novo e são vencidos, tornou-se o seu último estado pior que o primeiro. 21 Pois melhor lhes fora nunca tivessem conhecido o caminho da justiça do que, após conhecê-lo, volverem para trás, apartando-se do santo mandamento que lhes fora dado. 22 Com eles aconteceu o que diz certo adágio verdadeiro: O cão voltou ao seu próprio vômito; e: A porca lavada voltou a revolver-se no lamaçal.” (2 Pedro 2:1-3, 10-22 ARA).

A. ( ) Das perseguições que estavam por vir. Pedro os exortou a pagar na mesma moeda a violência sofrida.
B. ( ) Dos falsos profetas e mestres. Heresias destruidoras, falsas doutrinas, práticas libertinas que levavam à corrupção, etc.
C. ( ) Das disputas por liderança na igreja. A igreja encorajava os homens a tomar os cargos uns dos outros.

Resposta sugestiva: Alternativa B.

“É bem provável que o versículo 1 seja a razão pela qual o Senhor tenha inspirado Pedro a escrever sua carta. O apóstolo estava advertindo seus leitores de que, assim como houve falsos profetas no passado, haveria falsos mestres no futuro. Ele destacou uma série de acusações contra esses falsos mestres, desde suas ‘heresias destruidoras’ (2Pe 2:1) até o fato de que levavam incautos à escravidão (2Pe 2:19), bem como muitos outros erros. Pelos escritos de Pedro, vemos que esses ensinamentos eram, na verdade, muito perigosos, o que explica por que o apóstolo se opôs a essas coisas com tanta veemência. Ele acreditava que as doutrinas fossem muito importantes.”1

“Como podemos nos proteger contra as tentativas de trazer falsas doutrinas para a igreja?”1

Domingo, 04 de junho de 2017. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
_______________
MCLVER, Robert K. Apascenta as Minhas ovelhas: 1 e 2 Pedro. Lições da escola sabatina. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 488, Abr. Mai. Jun. 2017. Adulto, Professor.
 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s